Estudo Comparado da Teoria da Evolução à luz do Cubo de Bray e Thomas / Comparative Study of the Theory of Evolution in the light of the Bray and Thomas Cube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Julio de Fatimo Rodrigues de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira, Nuno Miguel Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2746
Resumo:  Resumo: Neste artigo, será desenvolvido um estudo à luz de uma das células do cubo de Bray e Thomas (1995) amplamente citado na literatura associada ao campo da educação comparada. Será feito um recorte na célula do cubo que se relaciona com os termos: países, crenças ou religião e currículo. A opção por essa metodologia se relaciona com os fenômenos educacionais, alvos do interesse desse autor. O objetivo deste artigo é analisar como as crenças epistemológicas em diferentes países do ocidente, interferem no estabelecimento do currículo acerca do que deve ser ensinado sobre a origem e evolução da vida. Apesar de bem estabelecida na literatura científica, a teoria da evolução ainda se apresenta como assunto controverso entre professores e estudantes nas salas de aulas. Essa temática já originou histórias nos tribunais dos Estados Unidos, mas a problemática não se resume a esse país. Pesquisas apontam a dificuldade de professores e estudantes em assimilar esses conceitos em diversas partes do mundo. Esse trabalho está estruturado em três partes: Num primeiro momento fazemos uma reflexão sobre o conceito de currículo e suas aplicações ideológicas. A segunda parte é caracterizada como exploratória, onde se buscou conhecimento sobre o ensino desse assunto em diversos países, principalmente naqueles nomeadamente cristãos. E, finalmente na terceira etapa, percebemos que diferentes correntes de paradigmas moldam o ensino dessa temática, como o cientificismo, a doxologia e a teologia.
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