Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/795 |
Resumo: | Este estudo integrado na problemática geral da violência escolar e a necessidade de cultura de paz, faz parte da pesquisa desenvolvida no Programa de Doutorado em Ciências da Religião realizado na PUC-Goiás (2010-2014), cujo objetivo foi compreender as relações estabelecidas no ambiente escolar, o conceito e os tipos de violência e propagar a ideia da possibilidade de uma cultura de paz, a partir da representatividade do Sagrado construída na concepção de alunos do último ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Luziânia - Goiás. Os procedimentos metodológicos perpassam por uma perspectiva histórico social multidisciplinar, embasados em pesquisa de cunho qualitativa e quantitativa. O diálogo teórico materializa em discussões com autores da Ciências da Religião, Educação, História, Filosofia, Sociologia e Teologia. À guisa de conclusão, entende-se, que as relações violentas são construídas nos contextos sociais e quando ocorridas na educação, promove o desinteresse e a insegurança no ambiente escolar. A representação do Sagrado materializado na voz dos sujeitos na PAZ pressupõe na escola toda forma de exclusão e a política de uma vivência harmoniosa. |
id |
IPES_8f589dfb989d8fdcaf92962210dd87ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/795 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino FundamentalViolência Escolar. Cultura de Paz. Experiência Religiosa. SubjetividadeEste estudo integrado na problemática geral da violência escolar e a necessidade de cultura de paz, faz parte da pesquisa desenvolvida no Programa de Doutorado em Ciências da Religião realizado na PUC-Goiás (2010-2014), cujo objetivo foi compreender as relações estabelecidas no ambiente escolar, o conceito e os tipos de violência e propagar a ideia da possibilidade de uma cultura de paz, a partir da representatividade do Sagrado construída na concepção de alunos do último ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Luziânia - Goiás. Os procedimentos metodológicos perpassam por uma perspectiva histórico social multidisciplinar, embasados em pesquisa de cunho qualitativa e quantitativa. O diálogo teórico materializa em discussões com autores da Ciências da Religião, Educação, História, Filosofia, Sociologia e Teologia. À guisa de conclusão, entende-se, que as relações violentas são construídas nos contextos sociais e quando ocorridas na educação, promove o desinteresse e a insegurança no ambiente escolar. A representação do Sagrado materializado na voz dos sujeitos na PAZ pressupõe na escola toda forma de exclusão e a política de uma vivência harmoniosa.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPurificação, Marcelo MaximoCatarino, Elisângela MauraQuadros, Eduardo Gusmão de2017-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/79510.14295/idonline.v11i36.795ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 36 (2017); 327-3421981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/795/1129https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/795/51Direitos autorais 2021 Marcelo Maximo Purificação, Elisângela Maura Catarino, Eduardo Gusmão de Quadroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T02:34:38Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental |
title |
Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental Purificação, Marcelo Maximo Violência Escolar. Cultura de Paz. Experiência Religiosa. Subjetividade |
title_short |
Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental |
author |
Purificação, Marcelo Maximo |
author_facet |
Purificação, Marcelo Maximo Catarino, Elisângela Maura Quadros, Eduardo Gusmão de |
author_role |
author |
author2 |
Catarino, Elisângela Maura Quadros, Eduardo Gusmão de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Purificação, Marcelo Maximo Catarino, Elisângela Maura Quadros, Eduardo Gusmão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Escolar. Cultura de Paz. Experiência Religiosa. Subjetividade |
topic |
Violência Escolar. Cultura de Paz. Experiência Religiosa. Subjetividade |
description |
Este estudo integrado na problemática geral da violência escolar e a necessidade de cultura de paz, faz parte da pesquisa desenvolvida no Programa de Doutorado em Ciências da Religião realizado na PUC-Goiás (2010-2014), cujo objetivo foi compreender as relações estabelecidas no ambiente escolar, o conceito e os tipos de violência e propagar a ideia da possibilidade de uma cultura de paz, a partir da representatividade do Sagrado construída na concepção de alunos do último ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Luziânia - Goiás. Os procedimentos metodológicos perpassam por uma perspectiva histórico social multidisciplinar, embasados em pesquisa de cunho qualitativa e quantitativa. O diálogo teórico materializa em discussões com autores da Ciências da Religião, Educação, História, Filosofia, Sociologia e Teologia. À guisa de conclusão, entende-se, que as relações violentas são construídas nos contextos sociais e quando ocorridas na educação, promove o desinteresse e a insegurança no ambiente escolar. A representação do Sagrado materializado na voz dos sujeitos na PAZ pressupõe na escola toda forma de exclusão e a política de uma vivência harmoniosa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/795 10.14295/idonline.v11i36.795 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/795 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v11i36.795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/795/1129 https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/795/51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 36 (2017); 327-342 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053948771696640 |