Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Purificação, Marcelo Maximo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Catarino, Elisângela Maura, Quadros, Eduardo Gusmão de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/795
Resumo: Este estudo integrado na problemática geral da violência escolar e a necessidade de cultura de paz, faz parte da pesquisa desenvolvida no Programa de Doutorado em Ciências da Religião realizado na PUC-Goiás (2010-2014), cujo objetivo foi compreender as relações estabelecidas no ambiente escolar, o conceito e os tipos de violência e propagar a ideia da possibilidade de uma cultura de paz, a partir da representatividade do Sagrado construída na concepção de alunos do último ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Luziânia - Goiás. Os procedimentos metodológicos perpassam por uma perspectiva histórico social multidisciplinar, embasados em pesquisa de cunho qualitativa e quantitativa. O diálogo teórico materializa em discussões com autores da Ciências da Religião, Educação, História, Filosofia, Sociologia e Teologia. À guisa de conclusão, entende-se, que as relações violentas são construídas nos contextos sociais e quando ocorridas na educação, promove o desinteresse e a insegurança no ambiente escolar. A representação do Sagrado materializado na voz dos sujeitos na PAZ pressupõe na escola toda forma de exclusão e a política de uma vivência harmoniosa.
id IPES_8f589dfb989d8fdcaf92962210dd87ac
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/795
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino FundamentalViolência Escolar. Cultura de Paz. Experiência Religiosa. SubjetividadeEste estudo integrado na problemática geral da violência escolar e a necessidade de cultura de paz, faz parte da pesquisa desenvolvida no Programa de Doutorado em Ciências da Religião realizado na PUC-Goiás (2010-2014), cujo objetivo foi compreender as relações estabelecidas no ambiente escolar, o conceito e os tipos de violência e propagar a ideia da possibilidade de uma cultura de paz, a partir da representatividade do Sagrado construída na concepção de alunos do último ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Luziânia - Goiás. Os procedimentos metodológicos perpassam por uma perspectiva histórico social multidisciplinar, embasados em pesquisa de cunho qualitativa e quantitativa. O diálogo teórico materializa em discussões com autores da Ciências da Religião, Educação, História, Filosofia, Sociologia e Teologia. À guisa de conclusão, entende-se, que as relações violentas são construídas nos contextos sociais e quando ocorridas na educação, promove o desinteresse e a insegurança no ambiente escolar. A representação do Sagrado materializado na voz dos sujeitos na PAZ pressupõe na escola toda forma de exclusão e a política de uma vivência harmoniosa.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPurificação, Marcelo MaximoCatarino, Elisângela MauraQuadros, Eduardo Gusmão de2017-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/79510.14295/idonline.v11i36.795ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 36 (2017); 327-3421981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/795/1129https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/795/51Direitos autorais 2021 Marcelo Maximo Purificação, Elisângela Maura Catarino, Eduardo Gusmão de Quadroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T02:34:38Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental
title Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental
Purificação, Marcelo Maximo
Violência Escolar. Cultura de Paz. Experiência Religiosa. Subjetividade
title_short Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental
title_full Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental
title_sort Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental
author Purificação, Marcelo Maximo
author_facet Purificação, Marcelo Maximo
Catarino, Elisângela Maura
Quadros, Eduardo Gusmão de
author_role author
author2 Catarino, Elisângela Maura
Quadros, Eduardo Gusmão de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Purificação, Marcelo Maximo
Catarino, Elisângela Maura
Quadros, Eduardo Gusmão de
dc.subject.por.fl_str_mv Violência Escolar. Cultura de Paz. Experiência Religiosa. Subjetividade
topic Violência Escolar. Cultura de Paz. Experiência Religiosa. Subjetividade
description Este estudo integrado na problemática geral da violência escolar e a necessidade de cultura de paz, faz parte da pesquisa desenvolvida no Programa de Doutorado em Ciências da Religião realizado na PUC-Goiás (2010-2014), cujo objetivo foi compreender as relações estabelecidas no ambiente escolar, o conceito e os tipos de violência e propagar a ideia da possibilidade de uma cultura de paz, a partir da representatividade do Sagrado construída na concepção de alunos do último ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Luziânia - Goiás. Os procedimentos metodológicos perpassam por uma perspectiva histórico social multidisciplinar, embasados em pesquisa de cunho qualitativa e quantitativa. O diálogo teórico materializa em discussões com autores da Ciências da Religião, Educação, História, Filosofia, Sociologia e Teologia. À guisa de conclusão, entende-se, que as relações violentas são construídas nos contextos sociais e quando ocorridas na educação, promove o desinteresse e a insegurança no ambiente escolar. A representação do Sagrado materializado na voz dos sujeitos na PAZ pressupõe na escola toda forma de exclusão e a política de uma vivência harmoniosa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/795
10.14295/idonline.v11i36.795
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/795
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i36.795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/795/1129
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/795/51
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 36 (2017); 327-342
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053948771696640