Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3613 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como o letramento está contemplado no Currículo do Estado de Pernambuco e quais são seus impactos pedagógicos no ensino fundamental. Para tanto, a pesquisa se justifica porque muitos estudantes saem dessa etapa de ensino sem desenvolverem essa habilidade. Nesta investidura, reportou-se aos postulados teóricos de autores que discutem o Letramento e seu papel importante na vida dos discente. Para fins metodológicos, este artigo é de cunho qualitativo de caráter bibliográfico, pois a discussão foi aprofundada em livros, documentos e sites voltados para a educação básica e o letramento. Conclui-se, assim, a necessidade de práticas de leituras eficazes para o desenvolvimento do letramento, alinhando-se as normativas curriculares em vigor, para promoção do progresso dos alunos no ensino fundamental. Palavras-chave: Educação básica. Letramento. Currículo de Pernambuco. Abstract: The present study aims to analyze how literacy is contemplated in the Curriculum of the State of Pernambuco and what are its pedagogical impacts on elementary education. Therefore, the research is justified because many students leave this teaching stage without developing this skill. In this investiture, he referred to the theoretical postulates of authors who discuss Literacy and its important role in the lives of students. For methodological purposes, this article is of a qualitative nature of a bibliographic nature, as the discussion was deepened in books, documents and websites focused on basic education and literacy. It is concluded, therefore, the need for effective reading practices for the development of literacy, aligning the curricular regulations in force, to promote the progress of students in elementary school. Keywords: Basic education. Literacy; Pernambuco. Curriculum |
id |
IPES_cb0b5851dc202653ee6c0718eba475f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3613 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary EducationEducação básica. Letramento. Currículo de Pernambuco. Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como o letramento está contemplado no Currículo do Estado de Pernambuco e quais são seus impactos pedagógicos no ensino fundamental. Para tanto, a pesquisa se justifica porque muitos estudantes saem dessa etapa de ensino sem desenvolverem essa habilidade. Nesta investidura, reportou-se aos postulados teóricos de autores que discutem o Letramento e seu papel importante na vida dos discente. Para fins metodológicos, este artigo é de cunho qualitativo de caráter bibliográfico, pois a discussão foi aprofundada em livros, documentos e sites voltados para a educação básica e o letramento. Conclui-se, assim, a necessidade de práticas de leituras eficazes para o desenvolvimento do letramento, alinhando-se as normativas curriculares em vigor, para promoção do progresso dos alunos no ensino fundamental. Palavras-chave: Educação básica. Letramento. Currículo de Pernambuco. Abstract: The present study aims to analyze how literacy is contemplated in the Curriculum of the State of Pernambuco and what are its pedagogical impacts on elementary education. Therefore, the research is justified because many students leave this teaching stage without developing this skill. In this investiture, he referred to the theoretical postulates of authors who discuss Literacy and its important role in the lives of students. For methodological purposes, this article is of a qualitative nature of a bibliographic nature, as the discussion was deepened in books, documents and websites focused on basic education and literacy. It is concluded, therefore, the need for effective reading practices for the development of literacy, aligning the curricular regulations in force, to promote the progress of students in elementary school. Keywords: Basic education. Literacy; Pernambuco. CurriculumINSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/361310.14295/idonline.v16i63.3613ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 694-7061981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3613/5676Copyright (c) 2022 Felipe Pereira de Oliveira, Maria do Socorro Cordeiro de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Felipe Pereira deSousa, Maria do Socorro Cordeiro de2023-01-04T12:46:14Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3613Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:14ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education |
title |
Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education |
spellingShingle |
Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education Oliveira, Felipe Pereira de Educação básica. Letramento. Currículo de Pernambuco. |
title_short |
Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education |
title_full |
Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education |
title_fullStr |
Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education |
title_full_unstemmed |
Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education |
title_sort |
Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education |
author |
Oliveira, Felipe Pereira de |
author_facet |
Oliveira, Felipe Pereira de Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Felipe Pereira de Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica. Letramento. Currículo de Pernambuco. |
topic |
Educação básica. Letramento. Currículo de Pernambuco. |
description |
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como o letramento está contemplado no Currículo do Estado de Pernambuco e quais são seus impactos pedagógicos no ensino fundamental. Para tanto, a pesquisa se justifica porque muitos estudantes saem dessa etapa de ensino sem desenvolverem essa habilidade. Nesta investidura, reportou-se aos postulados teóricos de autores que discutem o Letramento e seu papel importante na vida dos discente. Para fins metodológicos, este artigo é de cunho qualitativo de caráter bibliográfico, pois a discussão foi aprofundada em livros, documentos e sites voltados para a educação básica e o letramento. Conclui-se, assim, a necessidade de práticas de leituras eficazes para o desenvolvimento do letramento, alinhando-se as normativas curriculares em vigor, para promoção do progresso dos alunos no ensino fundamental. Palavras-chave: Educação básica. Letramento. Currículo de Pernambuco. Abstract: The present study aims to analyze how literacy is contemplated in the Curriculum of the State of Pernambuco and what are its pedagogical impacts on elementary education. Therefore, the research is justified because many students leave this teaching stage without developing this skill. In this investiture, he referred to the theoretical postulates of authors who discuss Literacy and its important role in the lives of students. For methodological purposes, this article is of a qualitative nature of a bibliographic nature, as the discussion was deepened in books, documents and websites focused on basic education and literacy. It is concluded, therefore, the need for effective reading practices for the development of literacy, aligning the curricular regulations in force, to promote the progress of students in elementary school. Keywords: Basic education. Literacy; Pernambuco. Curriculum |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3613 10.14295/idonline.v16i63.3613 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3613 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i63.3613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3613/5676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Felipe Pereira de Oliveira, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Felipe Pereira de Oliveira, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 694-706 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945983533056 |