Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Felipe Pereira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3613
Resumo:  Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como o letramento está contemplado no Currículo do Estado de Pernambuco e quais são seus impactos pedagógicos no ensino fundamental. Para tanto, a pesquisa se justifica porque muitos estudantes saem dessa etapa de ensino sem desenvolverem essa habilidade. Nesta investidura, reportou-se aos postulados teóricos de autores que discutem o Letramento e seu papel importante na vida dos discente. Para fins metodológicos, este artigo é de cunho qualitativo de caráter bibliográfico, pois a discussão foi aprofundada em livros, documentos e sites voltados para a educação básica e o letramento. Conclui-se, assim, a necessidade de práticas de leituras eficazes para o desenvolvimento do letramento, alinhando-se as normativas curriculares em vigor, para promoção do progresso dos alunos no ensino fundamental. Palavras-chave: Educação básica. Letramento. Currículo de Pernambuco. Abstract: The present study aims to analyze how literacy is contemplated in the Curriculum of the State of Pernambuco and what are its pedagogical impacts on elementary education. Therefore, the research is justified because many students leave this teaching stage without developing this skill. In this investiture, he referred to the theoretical postulates of authors who discuss Literacy and its important role in the lives of students. For methodological purposes, this article is of a qualitative nature of a bibliographic nature, as the discussion was deepened in books, documents and websites focused on basic education and literacy. It is concluded, therefore, the need for effective reading practices for the development of literacy, aligning the curricular regulations in force, to promote the progress of students in elementary school. Keywords: Basic education. Literacy; Pernambuco. Curriculum
id IPES_cb0b5851dc202653ee6c0718eba475f1
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3613
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary EducationEducação básica. Letramento. Currículo de Pernambuco. Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como o letramento está contemplado no Currículo do Estado de Pernambuco e quais são seus impactos pedagógicos no ensino fundamental. Para tanto, a pesquisa se justifica porque muitos estudantes saem dessa etapa de ensino sem desenvolverem essa habilidade. Nesta investidura, reportou-se aos postulados teóricos de autores que discutem o Letramento e seu papel importante na vida dos discente. Para fins metodológicos, este artigo é de cunho qualitativo de caráter bibliográfico, pois a discussão foi aprofundada em livros, documentos e sites voltados para a educação básica e o letramento. Conclui-se, assim, a necessidade de práticas de leituras eficazes para o desenvolvimento do letramento, alinhando-se as normativas curriculares em vigor, para promoção do progresso dos alunos no ensino fundamental. Palavras-chave: Educação básica. Letramento. Currículo de Pernambuco. Abstract: The present study aims to analyze how literacy is contemplated in the Curriculum of the State of Pernambuco and what are its pedagogical impacts on elementary education. Therefore, the research is justified because many students leave this teaching stage without developing this skill. In this investiture, he referred to the theoretical postulates of authors who discuss Literacy and its important role in the lives of students. For methodological purposes, this article is of a qualitative nature of a bibliographic nature, as the discussion was deepened in books, documents and websites focused on basic education and literacy. It is concluded, therefore, the need for effective reading practices for the development of literacy, aligning the curricular regulations in force, to promote the progress of students in elementary school. Keywords: Basic education. Literacy; Pernambuco. CurriculumINSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/361310.14295/idonline.v16i63.3613ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 694-7061981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3613/5676Copyright (c) 2022 Felipe Pereira de Oliveira, Maria do Socorro Cordeiro de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Felipe Pereira deSousa, Maria do Socorro Cordeiro de2023-01-04T12:46:14Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3613Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:14ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education
title Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education
spellingShingle Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education
Oliveira, Felipe Pereira de
Educação básica. Letramento. Currículo de Pernambuco.
title_short Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education
title_full Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education
title_fullStr Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education
title_full_unstemmed Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education
title_sort Letramento no Currículo do Estado de Pernambuco: Impactos Pedagógicos no Ensino Fundamental / Literacy in the Curriculum of the State of Pernambuco: Pedagogical Impacts on Elementary Education
author Oliveira, Felipe Pereira de
author_facet Oliveira, Felipe Pereira de
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
author_role author
author2 Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Felipe Pereira de
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica. Letramento. Currículo de Pernambuco.
topic Educação básica. Letramento. Currículo de Pernambuco.
description  Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como o letramento está contemplado no Currículo do Estado de Pernambuco e quais são seus impactos pedagógicos no ensino fundamental. Para tanto, a pesquisa se justifica porque muitos estudantes saem dessa etapa de ensino sem desenvolverem essa habilidade. Nesta investidura, reportou-se aos postulados teóricos de autores que discutem o Letramento e seu papel importante na vida dos discente. Para fins metodológicos, este artigo é de cunho qualitativo de caráter bibliográfico, pois a discussão foi aprofundada em livros, documentos e sites voltados para a educação básica e o letramento. Conclui-se, assim, a necessidade de práticas de leituras eficazes para o desenvolvimento do letramento, alinhando-se as normativas curriculares em vigor, para promoção do progresso dos alunos no ensino fundamental. Palavras-chave: Educação básica. Letramento. Currículo de Pernambuco. Abstract: The present study aims to analyze how literacy is contemplated in the Curriculum of the State of Pernambuco and what are its pedagogical impacts on elementary education. Therefore, the research is justified because many students leave this teaching stage without developing this skill. In this investiture, he referred to the theoretical postulates of authors who discuss Literacy and its important role in the lives of students. For methodological purposes, this article is of a qualitative nature of a bibliographic nature, as the discussion was deepened in books, documents and websites focused on basic education and literacy. It is concluded, therefore, the need for effective reading practices for the development of literacy, aligning the curricular regulations in force, to promote the progress of students in elementary school. Keywords: Basic education. Literacy; Pernambuco. Curriculum
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3613
10.14295/idonline.v16i63.3613
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3613
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i63.3613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3613/5676
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Felipe Pereira de Oliveira, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Felipe Pereira de Oliveira, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 694-706
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945983533056