Planejamento Participativo: Uma ação conjunta com os docentes

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Main Author: Oliveira, Eva Maria
Publication Date: 2016
Other Authors: Ferreira, Sislândia Maria
Format: Article
Language: por
Source: ID on line. Revista de psicologia
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Summary: O artigo teve como objetivo refletir sobre a elaboração de Planejamento, definindo seu conceito, importância e aplicações no cotidiano escolar, pois o contato direto com professores tem revelado um certo grau de insatisfação destes em relação ao trabalho com o planejamento. Diante desta realidade, propõe-se demonstrar aos educadores de escola da rede pública de ensino, como o Planejamento Participativo poderá enfatizar a prática pedagógica e a ação democrática dos envolvidos na comunidade escolar, primando compreender esta ação como um processo democrático e transformador. Desta forma a metodologia utilizada foi caracterizada pela pesquisa bibliográfica, de caráter e qualitativo e quantitativo, subsidiada nas concepções teóricas renomados autores, resultando na defesa a idéia de Planejamento Participativo, valorizando as relações sociais, interação e produção do grupo para compreensão e transformação do real, tendo em vista uma educação libertadora.
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