Planejamento Participativo: Uma ação conjunta com os docentes
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | ID on line. Revista de psicologia |
Download full: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/527 |
Summary: | O artigo teve como objetivo refletir sobre a elaboração de Planejamento, definindo seu conceito, importância e aplicações no cotidiano escolar, pois o contato direto com professores tem revelado um certo grau de insatisfação destes em relação ao trabalho com o planejamento. Diante desta realidade, propõe-se demonstrar aos educadores de escola da rede pública de ensino, como o Planejamento Participativo poderá enfatizar a prática pedagógica e a ação democrática dos envolvidos na comunidade escolar, primando compreender esta ação como um processo democrático e transformador. Desta forma a metodologia utilizada foi caracterizada pela pesquisa bibliográfica, de caráter e qualitativo e quantitativo, subsidiada nas concepções teóricas renomados autores, resultando na defesa a idéia de Planejamento Participativo, valorizando as relações sociais, interação e produção do grupo para compreensão e transformação do real, tendo em vista uma educação libertadora. |
id |
IPES_e38661f9ac7d66123a2846308d923acc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/527 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Planejamento Participativo: Uma ação conjunta com os docentesPlanejamento Participativo, Professores, Comunidade Escolar, Democracia, Educação Libertadora.O artigo teve como objetivo refletir sobre a elaboração de Planejamento, definindo seu conceito, importância e aplicações no cotidiano escolar, pois o contato direto com professores tem revelado um certo grau de insatisfação destes em relação ao trabalho com o planejamento. Diante desta realidade, propõe-se demonstrar aos educadores de escola da rede pública de ensino, como o Planejamento Participativo poderá enfatizar a prática pedagógica e a ação democrática dos envolvidos na comunidade escolar, primando compreender esta ação como um processo democrático e transformador. Desta forma a metodologia utilizada foi caracterizada pela pesquisa bibliográfica, de caráter e qualitativo e quantitativo, subsidiada nas concepções teóricas renomados autores, resultando na defesa a idéia de Planejamento Participativo, valorizando as relações sociais, interação e produção do grupo para compreensão e transformação do real, tendo em vista uma educação libertadora.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOROliveira, Eva MariaFerreira, Sislândia Maria2016-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/52710.14295/idonline.v10i31.527ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 3; 32-441981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/527/758Direitos autorais 2021 Eva Maria Oliveira, Sislândia Maria Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-09T00:08:49Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento Participativo: Uma ação conjunta com os docentes |
title |
Planejamento Participativo: Uma ação conjunta com os docentes |
spellingShingle |
Planejamento Participativo: Uma ação conjunta com os docentes Oliveira, Eva Maria Planejamento Participativo, Professores, Comunidade Escolar, Democracia, Educação Libertadora. |
title_short |
Planejamento Participativo: Uma ação conjunta com os docentes |
title_full |
Planejamento Participativo: Uma ação conjunta com os docentes |
title_fullStr |
Planejamento Participativo: Uma ação conjunta com os docentes |
title_full_unstemmed |
Planejamento Participativo: Uma ação conjunta com os docentes |
title_sort |
Planejamento Participativo: Uma ação conjunta com os docentes |
author |
Oliveira, Eva Maria |
author_facet |
Oliveira, Eva Maria Ferreira, Sislândia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Sislândia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Eva Maria Ferreira, Sislândia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento Participativo, Professores, Comunidade Escolar, Democracia, Educação Libertadora. |
topic |
Planejamento Participativo, Professores, Comunidade Escolar, Democracia, Educação Libertadora. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo teve como objetivo refletir sobre a elaboração de Planejamento, definindo seu conceito, importância e aplicações no cotidiano escolar, pois o contato direto com professores tem revelado um certo grau de insatisfação destes em relação ao trabalho com o planejamento. Diante desta realidade, propõe-se demonstrar aos educadores de escola da rede pública de ensino, como o Planejamento Participativo poderá enfatizar a prática pedagógica e a ação democrática dos envolvidos na comunidade escolar, primando compreender esta ação como um processo democrático e transformador. Desta forma a metodologia utilizada foi caracterizada pela pesquisa bibliográfica, de caráter e qualitativo e quantitativo, subsidiada nas concepções teóricas renomados autores, resultando na defesa a idéia de Planejamento Participativo, valorizando as relações sociais, interação e produção do grupo para compreensão e transformação do real, tendo em vista uma educação libertadora. |
description |
O artigo teve como objetivo refletir sobre a elaboração de Planejamento, definindo seu conceito, importância e aplicações no cotidiano escolar, pois o contato direto com professores tem revelado um certo grau de insatisfação destes em relação ao trabalho com o planejamento. Diante desta realidade, propõe-se demonstrar aos educadores de escola da rede pública de ensino, como o Planejamento Participativo poderá enfatizar a prática pedagógica e a ação democrática dos envolvidos na comunidade escolar, primando compreender esta ação como um processo democrático e transformador. Desta forma a metodologia utilizada foi caracterizada pela pesquisa bibliográfica, de caráter e qualitativo e quantitativo, subsidiada nas concepções teóricas renomados autores, resultando na defesa a idéia de Planejamento Participativo, valorizando as relações sociais, interação e produção do grupo para compreensão e transformação do real, tendo em vista uma educação libertadora. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/527 10.14295/idonline.v10i31.527 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/527 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i31.527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/527/758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Eva Maria Oliveira, Sislândia Maria Ferreira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Eva Maria Oliveira, Sislândia Maria Ferreira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 3; 32-44 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037432420499456 |