A Literatura Africana em Livros Paradidáticos para o Ensino Médio / African Literature in Paradidatic Books for High School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quezado, Bruna
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2846
Resumo: Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir como os livros paradidáticos abordam a Literatura Africana no ensino médio. Os mais 350 anos de escravização dos povos africanos e indígenas no Brasil contribuíram para a construção do pensamento eugenista e racista, que considera o negro como uma raça inferior intelectual e culturalmente, o que configura racismo e desumanidade, além de existirem diversas tentativas de apagar a história desse povo (epistemicídio). Por isso, os estudantes, sobretudo do ensino médio que estudam literatura, não têm a chance ou o incentivo de ler livros de escritores africanos. Primeiro pela falta de formação dos professores e, segundo porque as escolas não possuem os recursos bibliográficos adequados para desenvolver um trabalho com a literatura africana. Por conseguinte, a presente pesquisa adotou a como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, a partir da diversidade de obras da Literatura Africana e de artigos científicos publicados sobre a temática. Buscou-se identificar e caracterizar as principais obras e contos da Literatura Africana para o uso no ensino médio, para assim apresentar como a leitura destas obras contribui para o incentivo à leitura, destacando a importância dos contos africanos nas escolas. Para a realização da pesquisa utilizou-se o aporte teórico, a saber, Cereja e Magalhães (2013), Munanga (2018), Rolon (2015), Candido (2014), Craverinha (2015), Failla (2013). Assim, os contos populares africanos refletem a diversidade cultural da sociedade e proporcionam lições valiosas a serem aprendidas; além disso, através deles os alunos podem aprender mais sobre os valores enraizados nas culturas africanas tradicionais, à medida que pequenos grupos leem outros contos e a classe os discutem.
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spelling A Literatura Africana em Livros Paradidáticos para o Ensino Médio / African Literature in Paradidatic Books for High SchoolContos africanos. Contadores de histórias. Ensino Médio. Literatura AfricanaResumo: Este artigo tem como objetivo discutir como os livros paradidáticos abordam a Literatura Africana no ensino médio. Os mais 350 anos de escravização dos povos africanos e indígenas no Brasil contribuíram para a construção do pensamento eugenista e racista, que considera o negro como uma raça inferior intelectual e culturalmente, o que configura racismo e desumanidade, além de existirem diversas tentativas de apagar a história desse povo (epistemicídio). Por isso, os estudantes, sobretudo do ensino médio que estudam literatura, não têm a chance ou o incentivo de ler livros de escritores africanos. Primeiro pela falta de formação dos professores e, segundo porque as escolas não possuem os recursos bibliográficos adequados para desenvolver um trabalho com a literatura africana. Por conseguinte, a presente pesquisa adotou a como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, a partir da diversidade de obras da Literatura Africana e de artigos científicos publicados sobre a temática. Buscou-se identificar e caracterizar as principais obras e contos da Literatura Africana para o uso no ensino médio, para assim apresentar como a leitura destas obras contribui para o incentivo à leitura, destacando a importância dos contos africanos nas escolas. Para a realização da pesquisa utilizou-se o aporte teórico, a saber, Cereja e Magalhães (2013), Munanga (2018), Rolon (2015), Candido (2014), Craverinha (2015), Failla (2013). Assim, os contos populares africanos refletem a diversidade cultural da sociedade e proporcionam lições valiosas a serem aprendidas; além disso, através deles os alunos podem aprender mais sobre os valores enraizados nas culturas africanas tradicionais, à medida que pequenos grupos leem outros contos e a classe os discutem.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORQuezado, BrunaSousa, Maria do Socorro Cordeiro de2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/284610.14295/idonline.v14i53.2846ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 138-1501981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2846/4509Direitos autorais 2021 Bruna Quezado, Maria do Socorro Cordeiro de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
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