Ludicidade na Educação Infantil: Contribuições da Brinquedoteca para a Construção Social na Infância / Playfulness in Early Childhood Education: Contributions from the Toy Library for Social Construction in Childhood

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Eduarda Santos de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3611
Resumo: Resumo: O presente artigo objetivou a importância da brinquedoteca para a construção social na infância, visando, a brinquedoteca como construtora social, onde se faz um meio essencial para a criança na sua autonomia e na aprendizagem. A ludicidade está ligada diretamente à parte da aprendizagem na diversão, onde se tem brincadeiras, jogos e atividades lúdicas que auxiliam nesse processo de aprendizagem. É através do lúdico que a criança aprende e desenvolve todas as percepções, pois, é com as brincadeiras e com os jogos que as crianças conseguem fortalecer os aspectos cognitivos, afetivos e sociais. O presente artigo tem como objetivo discorrer sobra a brinquedoteca como construtora social no desenvolvimento da criança, onde deu ênfase na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, afetivo da criança. O método utilizado para esta pesquisa foi a revisão bibliográfica. Através desta pesquisa, foi possível analisar nos resultados que a brinquedoteca é um espaço educativo e ao mesmo tempo que a criança brinca, ela aprende. Além disso, tem como finalidade a interação social infanto-juvenil, auxiliando na construção da cidadania, na socialização, na afetividade e nas habilidades cognitivas e motoras das crianças e adolescentes.Palavras–chaves: Interação Social. Brinquedoteca. Educação. Ludicidade. Abstract: This article aimed at the importance of the toy library for social construction in childhood, aiming at the toy library as a social constructor, where it becomes an essential means for the child in its autonomy and learning. Playfulness is directly linked to the part of learning in fun, where there are games, games and playful activities that help in this learning process. It is through play that the child learns and develops all perceptions, because it is through play and games that children are able to strengthen the cognitive, affective and social aspects. This article aims to discuss the toy library as a social constructor in the development of the child, where it emphasized learning and the child's cognitive and affective development. The method used for this research was the literature review. Through this research, it was possible to analyze the results that the toy library is an educational space and at the same time that the child plays, he learns. In addition, it aims at children's social interaction, helping to build citizenship, socialization, affectivity and cognitive and motor skills of children and adolescents.Keywords: Social Interaction; Toy Library; Education and Playfulness. 
id IPES_f80c828072f59caede5e96b0f1eb6fca
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3611
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Ludicidade na Educação Infantil: Contribuições da Brinquedoteca para a Construção Social na Infância / Playfulness in Early Childhood Education: Contributions from the Toy Library for Social Construction in ChildhoodInteração Social. Brinquedoteca. Educação. Ludicidade.Resumo: O presente artigo objetivou a importância da brinquedoteca para a construção social na infância, visando, a brinquedoteca como construtora social, onde se faz um meio essencial para a criança na sua autonomia e na aprendizagem. A ludicidade está ligada diretamente à parte da aprendizagem na diversão, onde se tem brincadeiras, jogos e atividades lúdicas que auxiliam nesse processo de aprendizagem. É através do lúdico que a criança aprende e desenvolve todas as percepções, pois, é com as brincadeiras e com os jogos que as crianças conseguem fortalecer os aspectos cognitivos, afetivos e sociais. O presente artigo tem como objetivo discorrer sobra a brinquedoteca como construtora social no desenvolvimento da criança, onde deu ênfase na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, afetivo da criança. O método utilizado para esta pesquisa foi a revisão bibliográfica. Através desta pesquisa, foi possível analisar nos resultados que a brinquedoteca é um espaço educativo e ao mesmo tempo que a criança brinca, ela aprende. Além disso, tem como finalidade a interação social infanto-juvenil, auxiliando na construção da cidadania, na socialização, na afetividade e nas habilidades cognitivas e motoras das crianças e adolescentes.Palavras–chaves: Interação Social. Brinquedoteca. Educação. Ludicidade. Abstract: This article aimed at the importance of the toy library for social construction in childhood, aiming at the toy library as a social constructor, where it becomes an essential means for the child in its autonomy and learning. Playfulness is directly linked to the part of learning in fun, where there are games, games and playful activities that help in this learning process. It is through play that the child learns and develops all perceptions, because it is through play and games that children are able to strengthen the cognitive, affective and social aspects. This article aims to discuss the toy library as a social constructor in the development of the child, where it emphasized learning and the child's cognitive and affective development. The method used for this research was the literature review. Through this research, it was possible to analyze the results that the toy library is an educational space and at the same time that the child plays, he learns. In addition, it aims at children's social interaction, helping to build citizenship, socialization, affectivity and cognitive and motor skills of children and adolescents.Keywords: Social Interaction; Toy Library; Education and Playfulness. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/361110.14295/idonline.v16i63.3611ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 671-6831981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3611/5672Copyright (c) 2022 Maria Eduarda Santos de Carvalho, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Maria Eduarda Santos deAlves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias2023-01-04T12:46:18Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3611Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:18ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade na Educação Infantil: Contribuições da Brinquedoteca para a Construção Social na Infância / Playfulness in Early Childhood Education: Contributions from the Toy Library for Social Construction in Childhood
title Ludicidade na Educação Infantil: Contribuições da Brinquedoteca para a Construção Social na Infância / Playfulness in Early Childhood Education: Contributions from the Toy Library for Social Construction in Childhood
spellingShingle Ludicidade na Educação Infantil: Contribuições da Brinquedoteca para a Construção Social na Infância / Playfulness in Early Childhood Education: Contributions from the Toy Library for Social Construction in Childhood
Carvalho, Maria Eduarda Santos de
Interação Social. Brinquedoteca. Educação. Ludicidade.
title_short Ludicidade na Educação Infantil: Contribuições da Brinquedoteca para a Construção Social na Infância / Playfulness in Early Childhood Education: Contributions from the Toy Library for Social Construction in Childhood
title_full Ludicidade na Educação Infantil: Contribuições da Brinquedoteca para a Construção Social na Infância / Playfulness in Early Childhood Education: Contributions from the Toy Library for Social Construction in Childhood
title_fullStr Ludicidade na Educação Infantil: Contribuições da Brinquedoteca para a Construção Social na Infância / Playfulness in Early Childhood Education: Contributions from the Toy Library for Social Construction in Childhood
title_full_unstemmed Ludicidade na Educação Infantil: Contribuições da Brinquedoteca para a Construção Social na Infância / Playfulness in Early Childhood Education: Contributions from the Toy Library for Social Construction in Childhood
title_sort Ludicidade na Educação Infantil: Contribuições da Brinquedoteca para a Construção Social na Infância / Playfulness in Early Childhood Education: Contributions from the Toy Library for Social Construction in Childhood
author Carvalho, Maria Eduarda Santos de
author_facet Carvalho, Maria Eduarda Santos de
Alves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias
author_role author
author2 Alves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Eduarda Santos de
Alves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias
dc.subject.por.fl_str_mv Interação Social. Brinquedoteca. Educação. Ludicidade.
topic Interação Social. Brinquedoteca. Educação. Ludicidade.
description Resumo: O presente artigo objetivou a importância da brinquedoteca para a construção social na infância, visando, a brinquedoteca como construtora social, onde se faz um meio essencial para a criança na sua autonomia e na aprendizagem. A ludicidade está ligada diretamente à parte da aprendizagem na diversão, onde se tem brincadeiras, jogos e atividades lúdicas que auxiliam nesse processo de aprendizagem. É através do lúdico que a criança aprende e desenvolve todas as percepções, pois, é com as brincadeiras e com os jogos que as crianças conseguem fortalecer os aspectos cognitivos, afetivos e sociais. O presente artigo tem como objetivo discorrer sobra a brinquedoteca como construtora social no desenvolvimento da criança, onde deu ênfase na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, afetivo da criança. O método utilizado para esta pesquisa foi a revisão bibliográfica. Através desta pesquisa, foi possível analisar nos resultados que a brinquedoteca é um espaço educativo e ao mesmo tempo que a criança brinca, ela aprende. Além disso, tem como finalidade a interação social infanto-juvenil, auxiliando na construção da cidadania, na socialização, na afetividade e nas habilidades cognitivas e motoras das crianças e adolescentes.Palavras–chaves: Interação Social. Brinquedoteca. Educação. Ludicidade. Abstract: This article aimed at the importance of the toy library for social construction in childhood, aiming at the toy library as a social constructor, where it becomes an essential means for the child in its autonomy and learning. Playfulness is directly linked to the part of learning in fun, where there are games, games and playful activities that help in this learning process. It is through play that the child learns and develops all perceptions, because it is through play and games that children are able to strengthen the cognitive, affective and social aspects. This article aims to discuss the toy library as a social constructor in the development of the child, where it emphasized learning and the child's cognitive and affective development. The method used for this research was the literature review. Through this research, it was possible to analyze the results that the toy library is an educational space and at the same time that the child plays, he learns. In addition, it aims at children's social interaction, helping to build citizenship, socialization, affectivity and cognitive and motor skills of children and adolescents.Keywords: Social Interaction; Toy Library; Education and Playfulness. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3611
10.14295/idonline.v16i63.3611
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3611
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i63.3611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3611/5672
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Eduarda Santos de Carvalho, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Eduarda Santos de Carvalho, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 671-683
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945978290176