Fitogeografia de Aldama (Asteraceae, Heliantheae) na América do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magenta,Mara Angelina Galvão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Loeuille,Benoit, Pirani,José Rubens
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rodriguésia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602017000200463
Resumo: Resumo Apresentamos um estudo fitogeográfico sobre Aldama (Asteraceae: Heliantheae) baseado em extenso trabalho de campo, dados da literatura e de herbários. As espécies foram enquadradas em Eco-regiões (Andina e Neotropical) e Domínios Fitogeográficos previamente estabelecidos para Poaceae (Campestre Tropical e Subtropical, Campestre Temperado e Campestre de Países Frios). A maioria pertence à Região Neotropical com grande representatividade no Domínio Campestre Tropical e Subtropical. Apenas A. revoluta chega à Sub-região Patagênica da Região Andina. Os limites oeste e norte de certas espécies encontram-se na Cordilheira dos Andes. Em contrapartida, as regiões de Yungas e Puna parecem constituir corredores conectando essas áreas andinas com a área centro-leste do gênero. No Brasil, as condições mais favoráveis à diversidade e densidade populacional de Aldama estão em áreas sob os climas megatérmicos (a grande maioria das exclusivamente brasileiras) ou mesotérmicos dos tipos Aw e Cwa de Köppen, que condicionam a paisagem dos cerrados. A maior expressividade de Aldama nesses ambientes abertos parece estar relacionada ao sistema subterrâneo espessado, que provê necessidades hídricas na seca e proteção contra fogo. São apresentados quatro padrões de distribuição de espécies: Exclusivas da Zona de Transição Sul-americana (10 spp.), Neotropicais-transicionais (oito spp.), Andino-transicionais (três spp.) e Neotropicais não transicionais (41 spp.).
id JBRJ-1_cf49e58ac99aa388b1ddc7799b474102
oai_identifier_str oai:scielo:S2175-78602017000200463
network_acronym_str JBRJ-1
network_name_str Rodriguésia (Online)
repository_id_str
spelling Fitogeografia de Aldama (Asteraceae, Heliantheae) na América do SulCerradodistribuição geográficaRegião AndinaRegião NeotropicalViguieraResumo Apresentamos um estudo fitogeográfico sobre Aldama (Asteraceae: Heliantheae) baseado em extenso trabalho de campo, dados da literatura e de herbários. As espécies foram enquadradas em Eco-regiões (Andina e Neotropical) e Domínios Fitogeográficos previamente estabelecidos para Poaceae (Campestre Tropical e Subtropical, Campestre Temperado e Campestre de Países Frios). A maioria pertence à Região Neotropical com grande representatividade no Domínio Campestre Tropical e Subtropical. Apenas A. revoluta chega à Sub-região Patagênica da Região Andina. Os limites oeste e norte de certas espécies encontram-se na Cordilheira dos Andes. Em contrapartida, as regiões de Yungas e Puna parecem constituir corredores conectando essas áreas andinas com a área centro-leste do gênero. No Brasil, as condições mais favoráveis à diversidade e densidade populacional de Aldama estão em áreas sob os climas megatérmicos (a grande maioria das exclusivamente brasileiras) ou mesotérmicos dos tipos Aw e Cwa de Köppen, que condicionam a paisagem dos cerrados. A maior expressividade de Aldama nesses ambientes abertos parece estar relacionada ao sistema subterrâneo espessado, que provê necessidades hídricas na seca e proteção contra fogo. São apresentados quatro padrões de distribuição de espécies: Exclusivas da Zona de Transição Sul-americana (10 spp.), Neotropicais-transicionais (oito spp.), Andino-transicionais (três spp.) e Neotropicais não transicionais (41 spp.).Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602017000200463Rodriguésia v.68 n.2 2017reponame:Rodriguésia (Online)instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)instacron:JBRJ10.1590/2175-7860201768211info:eu-repo/semantics/openAccessMagenta,Mara Angelina GalvãoLoeuille,BenoitPirani,José Rubenspor2017-07-10T00:00:00Zoai:scielo:S2175-78602017000200463Revistahttp://rodriguesia.jbrj.gov.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprodriguesia@jbrj.gov.br2175-78600370-6583opendoar:2017-07-10T00:00Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Fitogeografia de Aldama (Asteraceae, Heliantheae) na América do Sul
title Fitogeografia de Aldama (Asteraceae, Heliantheae) na América do Sul
spellingShingle Fitogeografia de Aldama (Asteraceae, Heliantheae) na América do Sul
Magenta,Mara Angelina Galvão
Cerrado
distribuição geográfica
Região Andina
Região Neotropical
Viguiera
title_short Fitogeografia de Aldama (Asteraceae, Heliantheae) na América do Sul
title_full Fitogeografia de Aldama (Asteraceae, Heliantheae) na América do Sul
title_fullStr Fitogeografia de Aldama (Asteraceae, Heliantheae) na América do Sul
title_full_unstemmed Fitogeografia de Aldama (Asteraceae, Heliantheae) na América do Sul
title_sort Fitogeografia de Aldama (Asteraceae, Heliantheae) na América do Sul
author Magenta,Mara Angelina Galvão
author_facet Magenta,Mara Angelina Galvão
Loeuille,Benoit
Pirani,José Rubens
author_role author
author2 Loeuille,Benoit
Pirani,José Rubens
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magenta,Mara Angelina Galvão
Loeuille,Benoit
Pirani,José Rubens
dc.subject.por.fl_str_mv Cerrado
distribuição geográfica
Região Andina
Região Neotropical
Viguiera
topic Cerrado
distribuição geográfica
Região Andina
Região Neotropical
Viguiera
description Resumo Apresentamos um estudo fitogeográfico sobre Aldama (Asteraceae: Heliantheae) baseado em extenso trabalho de campo, dados da literatura e de herbários. As espécies foram enquadradas em Eco-regiões (Andina e Neotropical) e Domínios Fitogeográficos previamente estabelecidos para Poaceae (Campestre Tropical e Subtropical, Campestre Temperado e Campestre de Países Frios). A maioria pertence à Região Neotropical com grande representatividade no Domínio Campestre Tropical e Subtropical. Apenas A. revoluta chega à Sub-região Patagênica da Região Andina. Os limites oeste e norte de certas espécies encontram-se na Cordilheira dos Andes. Em contrapartida, as regiões de Yungas e Puna parecem constituir corredores conectando essas áreas andinas com a área centro-leste do gênero. No Brasil, as condições mais favoráveis à diversidade e densidade populacional de Aldama estão em áreas sob os climas megatérmicos (a grande maioria das exclusivamente brasileiras) ou mesotérmicos dos tipos Aw e Cwa de Köppen, que condicionam a paisagem dos cerrados. A maior expressividade de Aldama nesses ambientes abertos parece estar relacionada ao sistema subterrâneo espessado, que provê necessidades hídricas na seca e proteção contra fogo. São apresentados quatro padrões de distribuição de espécies: Exclusivas da Zona de Transição Sul-americana (10 spp.), Neotropicais-transicionais (oito spp.), Andino-transicionais (três spp.) e Neotropicais não transicionais (41 spp.).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602017000200463
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602017000200463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-7860201768211
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Rodriguésia v.68 n.2 2017
reponame:Rodriguésia (Online)
instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron:JBRJ
instname_str Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron_str JBRJ
institution JBRJ
reponame_str Rodriguésia (Online)
collection Rodriguésia (Online)
repository.name.fl_str_mv Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
repository.mail.fl_str_mv rodriguesia@jbrj.gov.br
_version_ 1752128672372883456