Preocupações e expectativas dos pais de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Carla
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Neves, Ivone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/604
Resumo: Esse estudo expõe as preocupações, expectativas e prioridades dos pais de crianças/ jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), quando seus filhos frequentam o contexto educativo. Na pesquisa empírica de natureza qualitativa, entrevistaram-se pais de crianças com NEE que frequentavam o pré-escolar, 1º, 2º 3º ciclos e ensino secundário de uma instituição escolar privada do Porto, Portugal. Nos dados coletados, concluímos que fatores de natureza pessoal, educativa e social influenciam as prioridades, preocupações e expectativas dos pais na integração de seus filhos com NEE, no contexto educativo. Destacam-se práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas; escola e docente que trabalhem em colaboração com as famílias na continuidade dos apoios educativos. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas também, assim como a valorização e integração profissional na sociedade.
id Liberato_46f42f1902416f3be7e35d91c26f16f8
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/604
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling Preocupações e expectativas dos pais de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em PortugalEsse estudo expõe as preocupações, expectativas e prioridades dos pais de crianças/ jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), quando seus filhos frequentam o contexto educativo. Na pesquisa empírica de natureza qualitativa, entrevistaram-se pais de crianças com NEE que frequentavam o pré-escolar, 1º, 2º 3º ciclos e ensino secundário de uma instituição escolar privada do Porto, Portugal. Nos dados coletados, concluímos que fatores de natureza pessoal, educativa e social influenciam as prioridades, preocupações e expectativas dos pais na integração de seus filhos com NEE, no contexto educativo. Destacam-se práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas; escola e docente que trabalhem em colaboração com as famílias na continuidade dos apoios educativos. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas também, assim como a valorização e integração profissional na sociedade.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/604Revista Liberato; v. 20 n. 34 (2019): Revista Liberato; 119-1322178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/604/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, CarlaNeves, Ivone2023-04-26T17:45:37Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/604Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-04-26T17:45:37Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv Preocupações e expectativas dos pais de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Portugal
title Preocupações e expectativas dos pais de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Portugal
spellingShingle Preocupações e expectativas dos pais de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Portugal
Barbosa, Carla
title_short Preocupações e expectativas dos pais de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Portugal
title_full Preocupações e expectativas dos pais de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Portugal
title_fullStr Preocupações e expectativas dos pais de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Portugal
title_full_unstemmed Preocupações e expectativas dos pais de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Portugal
title_sort Preocupações e expectativas dos pais de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Portugal
author Barbosa, Carla
author_facet Barbosa, Carla
Neves, Ivone
author_role author
author2 Neves, Ivone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Carla
Neves, Ivone
description Esse estudo expõe as preocupações, expectativas e prioridades dos pais de crianças/ jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), quando seus filhos frequentam o contexto educativo. Na pesquisa empírica de natureza qualitativa, entrevistaram-se pais de crianças com NEE que frequentavam o pré-escolar, 1º, 2º 3º ciclos e ensino secundário de uma instituição escolar privada do Porto, Portugal. Nos dados coletados, concluímos que fatores de natureza pessoal, educativa e social influenciam as prioridades, preocupações e expectativas dos pais na integração de seus filhos com NEE, no contexto educativo. Destacam-se práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas; escola e docente que trabalhem em colaboração com as famílias na continuidade dos apoios educativos. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas também, assim como a valorização e integração profissional na sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/604
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/604/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 20 n. 34 (2019): Revista Liberato; 119-132
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066967990927360