Mecanismos de aprendizagem em organizações: desenvolvimento e validação de uma escala de medida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho,Antonio Isidro da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000100003
Resumo: O presente estudo objetivou desenvolver e validar a Escala de Mecanismos de Aprendizagem em Organizações (Emao). A partir da Measurement Scale of Organizational Learning de López, Peón e Ordás (2005), composta dos fatores aquisição do conhecimento, distribuição, interpretação e memória organizacional, foi realizada a tradução dos itens da língua inglesa para o português e adequação de linguagem para a cultura brasileira. Feito isso, realizou-se a análise de construto e semântica dos itens; e dos 25 itens originais, 22 permaneceram para validação empírica da escala. Quinhentos e vinte e dois funcionários de uma instituição financeira com sede em Brasília (DF) responderam ao instrumento de pesquisa. Após as análises fatoriais, identificou-se a melhor solução (rotação Varimax) com três fatores, de KMO igual a 0,92. Os fatores foram denominados: Aquisição Interna e Externa de Conhecimentos (7 itens, Q = 0,81), Compartilhamento de Conhecimentos (11 itens, Q = 0,87) e Codificação e Controle de Conhecimentos (4 itens, Q = 0,71). Concluindo o estudo, descrevem-se recomendações para futuras pesquisas visando ao melhoramento da escala validada, bem como à realização de estudos que verifiquem as relações entre mecanismos de aprendizagem em organizações com outras variáveis da literatura de comportamento organizacional.
id MACKENZIE-2_f66d7c5b8fac489adb614fbe7b3fb570
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712009000100003
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling Mecanismos de aprendizagem em organizações: desenvolvimento e validação de uma escala de medidaAprendizagem em organizaçõesMecanismos de aprendizagem em organizaçõesComportamento organizacionalEscala de medidaValidação de medidasO presente estudo objetivou desenvolver e validar a Escala de Mecanismos de Aprendizagem em Organizações (Emao). A partir da Measurement Scale of Organizational Learning de López, Peón e Ordás (2005), composta dos fatores aquisição do conhecimento, distribuição, interpretação e memória organizacional, foi realizada a tradução dos itens da língua inglesa para o português e adequação de linguagem para a cultura brasileira. Feito isso, realizou-se a análise de construto e semântica dos itens; e dos 25 itens originais, 22 permaneceram para validação empírica da escala. Quinhentos e vinte e dois funcionários de uma instituição financeira com sede em Brasília (DF) responderam ao instrumento de pesquisa. Após as análises fatoriais, identificou-se a melhor solução (rotação Varimax) com três fatores, de KMO igual a 0,92. Os fatores foram denominados: Aquisição Interna e Externa de Conhecimentos (7 itens, Q = 0,81), Compartilhamento de Conhecimentos (11 itens, Q = 0,87) e Codificação e Controle de Conhecimentos (4 itens, Q = 0,71). Concluindo o estudo, descrevem-se recomendações para futuras pesquisas visando ao melhoramento da escala validada, bem como à realização de estudos que verifiquem as relações entre mecanismos de aprendizagem em organizações com outras variáveis da literatura de comportamento organizacional.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2009-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000100003RAM. Revista de Administração Mackenzie v.10 n.1 2009reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712009000100003info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Filho,Antonio Isidro dapor2011-02-22T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712009000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2011-02-22T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Mecanismos de aprendizagem em organizações: desenvolvimento e validação de uma escala de medida
title Mecanismos de aprendizagem em organizações: desenvolvimento e validação de uma escala de medida
spellingShingle Mecanismos de aprendizagem em organizações: desenvolvimento e validação de uma escala de medida
Silva Filho,Antonio Isidro da
Aprendizagem em organizações
Mecanismos de aprendizagem em organizações
Comportamento organizacional
Escala de medida
Validação de medidas
title_short Mecanismos de aprendizagem em organizações: desenvolvimento e validação de uma escala de medida
title_full Mecanismos de aprendizagem em organizações: desenvolvimento e validação de uma escala de medida
title_fullStr Mecanismos de aprendizagem em organizações: desenvolvimento e validação de uma escala de medida
title_full_unstemmed Mecanismos de aprendizagem em organizações: desenvolvimento e validação de uma escala de medida
title_sort Mecanismos de aprendizagem em organizações: desenvolvimento e validação de uma escala de medida
author Silva Filho,Antonio Isidro da
author_facet Silva Filho,Antonio Isidro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Filho,Antonio Isidro da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem em organizações
Mecanismos de aprendizagem em organizações
Comportamento organizacional
Escala de medida
Validação de medidas
topic Aprendizagem em organizações
Mecanismos de aprendizagem em organizações
Comportamento organizacional
Escala de medida
Validação de medidas
description O presente estudo objetivou desenvolver e validar a Escala de Mecanismos de Aprendizagem em Organizações (Emao). A partir da Measurement Scale of Organizational Learning de López, Peón e Ordás (2005), composta dos fatores aquisição do conhecimento, distribuição, interpretação e memória organizacional, foi realizada a tradução dos itens da língua inglesa para o português e adequação de linguagem para a cultura brasileira. Feito isso, realizou-se a análise de construto e semântica dos itens; e dos 25 itens originais, 22 permaneceram para validação empírica da escala. Quinhentos e vinte e dois funcionários de uma instituição financeira com sede em Brasília (DF) responderam ao instrumento de pesquisa. Após as análises fatoriais, identificou-se a melhor solução (rotação Varimax) com três fatores, de KMO igual a 0,92. Os fatores foram denominados: Aquisição Interna e Externa de Conhecimentos (7 itens, Q = 0,81), Compartilhamento de Conhecimentos (11 itens, Q = 0,87) e Codificação e Controle de Conhecimentos (4 itens, Q = 0,71). Concluindo o estudo, descrevem-se recomendações para futuras pesquisas visando ao melhoramento da escala validada, bem como à realização de estudos que verifiquem as relações entre mecanismos de aprendizagem em organizações com outras variáveis da literatura de comportamento organizacional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712009000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.10 n.1 2009
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128648038580224