Modernos sistemas de propulsão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29454 |
Resumo: | CIAGA: Este t rabalho é dedicado a pesquisa descritiva de sistemas propulsores para embarcações. Os sistemas são desenvolvidos para suprir as necessidades do tipo de serviço e a localidade que a embarcação irá operar. Os rebocadores portuários, devido geralmente a limitação de es paço para operação, necessitam de grande manobrabilidade aliada à força de tração, os hélices são de grande diâmetro, portanto com pás de grande área, proporcionando maior superfície de contato e maiores deslocamentos de massa de água. Tratando - se de reboc adores portuários modernos, têm - se os propulsores azimutais, também conhecidos como rudder propellers , ou propulsores leme. As embarcações de apoio offshore do tipo PSV ( plataform supply vessel ) também estão aderindo a este modelo de instalação propulsora, porém o foco neste são as propulsões convencionais com hélice de passo variável. Com menor diâmetro e de menor área, os propulsores neste caso não visam tração estática e sim maior desempenho em velocidade, pela nat ureza da operação da embarcação, s alvo e m navios AHTS ( Anchor handling tug supply ), de manipulação dos sistemas de ancoragem das plataformas e também rebocadores, que necessitam de maior tração. Cada tipo de embarcação possui um prop ulsor para seu melhor desenvolvimento. Descreve - se desta forma cada propulsor com suas características, vantagens e desvantagens desde o mais simples até os atuais com suas complexidades. |
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