Motor diesel de alumínio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleming, Luan Rocha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29466
Resumo: O motor é um dispositivo que transforma energia química em energia mecânica. Divide-se, principalmente, em: bloco, cabeçote, cárter, pistão, biela, virabrequim, volante e turbo compressor. Seu funcionamento pode ser de 4 ou 2 tempos, compreendendo a admissão, compressão, expansão e descarga. Na sua fabricação os materiais utilizados têm várias composições e qualidades, podem ser de ferro fundido, ligas de alumínio, aço e titânio, variando de acordo com seu uso e características próprias. Dentre estes materiais, as Ligas de Alumínio são as que mais têm avançado, um dos motivos deste avanço foi o desenvolvimento das técnicas de fundição, com o surgimento da tixofundição, também chamado de fundição de ligas semissólidas de alumínio, onde o alumínio é em pasta, abaixando o seu custo e, tornado-o mais competitivo sobre o ferro fundido. As vantagens desta liga sobre o ferro fundido são, principalmente, resistência a corrosão, reciclagem, confiabilidade de seus fundidos, são trinta por cento mais leves, favorecem a performance, além de melhorar a transferência de calor. Desta maneira, a utilização de alumínio na fabricação de motores já é uma realidade e um caminho sem volta, principalmente pelos avanços tecnológicos, ser ecologicamente mais limpa, por ter o volume de matéria retirada da natureza reduzido.
id MB_85f7e11bfe3d643031983a5282bfcf5f
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/29466
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Pereira, Nélio FernandesFleming, Luan RochaPereira, Nélio Fernandes2018-02-14T18:58:24Z2018-02-14T18:58:24Z2015http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29466O motor é um dispositivo que transforma energia química em energia mecânica. Divide-se, principalmente, em: bloco, cabeçote, cárter, pistão, biela, virabrequim, volante e turbo compressor. Seu funcionamento pode ser de 4 ou 2 tempos, compreendendo a admissão, compressão, expansão e descarga. Na sua fabricação os materiais utilizados têm várias composições e qualidades, podem ser de ferro fundido, ligas de alumínio, aço e titânio, variando de acordo com seu uso e características próprias. Dentre estes materiais, as Ligas de Alumínio são as que mais têm avançado, um dos motivos deste avanço foi o desenvolvimento das técnicas de fundição, com o surgimento da tixofundição, também chamado de fundição de ligas semissólidas de alumínio, onde o alumínio é em pasta, abaixando o seu custo e, tornado-o mais competitivo sobre o ferro fundido. As vantagens desta liga sobre o ferro fundido são, principalmente, resistência a corrosão, reciclagem, confiabilidade de seus fundidos, são trinta por cento mais leves, favorecem a performance, além de melhorar a transferência de calor. Desta maneira, a utilização de alumínio na fabricação de motores já é uma realidade e um caminho sem volta, principalmente pelos avanços tecnológicos, ser ecologicamente mais limpa, por ter o volume de matéria retirada da natureza reduzido.The engine is a machine which transforms chemical energy into mechanical energy. It's divided, mainly, in: cylinder block, cylinder head, crankcase, piston, crankshaft, turbocharger. It can be four or two strokes, intake, compression, expansion and exhaust stroke. In the production are used lots of compounds and qualities, they can be cast-iron, aluminum alloy, steel and titanium, according to the usage and it's own characteristic. The Aluminum Alloy are the most advanced, one of the reasons was the development of new casting techniques, such as thixocast, also called aluminum semisolid alloy casting, where the aluminum is a paste, lowing costs and making it more competitive than cast-iron. The advantages are mainly, corrosion resistance, recycling and the reliability on it's casts, they are thirty percent lighter, have a better heat dissipation. On this way, the manufacture of engines using aluminum is a reality without return, due to technological advances, and can be considered ecologically clean because of the reduced volume of material took of the nature.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)DieselMotor à dieselMotores dieselMotores diesel e semidieselMotores marítimos a dieselMotor diesel de alumínioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000b44.pdf.txt00000b44.pdf.txtExtracted texttext/plain54507https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29466/3/00000b44.pdf.txt9c411534243c3d843c3e3cb44643b54aMD53ORIGINAL00000b44.pdfapplication/pdf617507https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29466/1/00000b44.pdf391c9ac6ffb62e46f8835b4712d97676MD51THUMBNAIL00000b44.pdf.jpg00000b44.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1773https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29466/2/00000b44.pdf.jpg7502c55b15345edde9eaaefaa23ede91MD52ripcmb/294662022-09-23 17:06:56.166oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/29466Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:06:56Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motor diesel de alumínio
title Motor diesel de alumínio
spellingShingle Motor diesel de alumínio
Fleming, Luan Rocha
Diesel
Motor à diesel
Motores diesel
Motores diesel e semidiesel
Motores marítimos a diesel
title_short Motor diesel de alumínio
title_full Motor diesel de alumínio
title_fullStr Motor diesel de alumínio
title_full_unstemmed Motor diesel de alumínio
title_sort Motor diesel de alumínio
author Fleming, Luan Rocha
author_facet Fleming, Luan Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Nélio Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleming, Luan Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Nélio Fernandes
contributor_str_mv Pereira, Nélio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Diesel
Motor à diesel
Motores diesel
Motores diesel e semidiesel
Motores marítimos a diesel
topic Diesel
Motor à diesel
Motores diesel
Motores diesel e semidiesel
Motores marítimos a diesel
description O motor é um dispositivo que transforma energia química em energia mecânica. Divide-se, principalmente, em: bloco, cabeçote, cárter, pistão, biela, virabrequim, volante e turbo compressor. Seu funcionamento pode ser de 4 ou 2 tempos, compreendendo a admissão, compressão, expansão e descarga. Na sua fabricação os materiais utilizados têm várias composições e qualidades, podem ser de ferro fundido, ligas de alumínio, aço e titânio, variando de acordo com seu uso e características próprias. Dentre estes materiais, as Ligas de Alumínio são as que mais têm avançado, um dos motivos deste avanço foi o desenvolvimento das técnicas de fundição, com o surgimento da tixofundição, também chamado de fundição de ligas semissólidas de alumínio, onde o alumínio é em pasta, abaixando o seu custo e, tornado-o mais competitivo sobre o ferro fundido. As vantagens desta liga sobre o ferro fundido são, principalmente, resistência a corrosão, reciclagem, confiabilidade de seus fundidos, são trinta por cento mais leves, favorecem a performance, além de melhorar a transferência de calor. Desta maneira, a utilização de alumínio na fabricação de motores já é uma realidade e um caminho sem volta, principalmente pelos avanços tecnológicos, ser ecologicamente mais limpa, por ter o volume de matéria retirada da natureza reduzido.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-14T18:58:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-14T18:58:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29466
url http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29466/3/00000b44.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29466/1/00000b44.pdf
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29466/2/00000b44.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c411534243c3d843c3e3cb44643b54a
391c9ac6ffb62e46f8835b4712d97676
7502c55b15345edde9eaaefaa23ede91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1798310204177121280