A indústria de construção naval chinesa e a vantagem competitiva nacional: uma análise a luz do Diamante de Porter
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Publication Date: | 2020 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Download full: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845234 |
Summary: | A partir do início dos anos 90, a indústria de construção naval da China experimentou um acentuado processo de desenvolvimento estrutural que transformou o país na maior nação produtora de navios comerciais de grande porte do mundo em, apenas, 19 anos. Nessa ocasião, os chineses ultrapassaram o Japão e a Coreia do Sul, historicamente os dois maiores competidores internacionais do setor. Tal fenômeno ainda tem sido objeto de diversos estudos orientados para uma melhor compreensão dos motivos pelos quais o país alcançou tamanha posição de destaque em tão pouco tempo. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo realizar uma comparação entre teoria e realidade, na qual foram confrontadas as particularidades apresentadas pela indústria de construção naval chinesa com os determinantes do modelo analítico de vantagem competitiva nacional desenvolvido pelo economista estadunidense Michael E. Porter, considerando-se o período de grande desenvolvimento do setor (1990-2009). Para esse fim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Harvard Business School, China Maritime Studies Institute - Naval War College, Research Gate, Google Scholar, Academia.edu, Core UK, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e em livros relacionados com o assunto em tela. Após a análise, foi verificado que vários são os fatores relacionados à evolução da construção naval chinesa, dentre os quais destacaram-se a mão de obra abundante e barata, a disponibilidade de insumos a preços acessíveis e o posicionamento estratégico dado pelo governo chinês ao setor. Com isso, pôde-se concluir que esses elementos foram capitais para que o país pudesse conquistar uma vantagem competitiva relativamente sustentável no mercado internacional de navios comerciais de grande porte em detrimento de seus maiores concorrentes. |
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