Cartas Náuticas com Modelos SEP: Evolução Histórica, e Perspectivas para Hidrografia Brasileira
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846445 http://dx.doi.org/10.14393/rbcv72nespecial50anos-56616 |
Resumo: | Os avanços das técnicas GNSS de alta precisão permitiram a diminuição das incertezas verticais dos levantamentos batimétricos, com uma melhor determinação do heave, do calado dinâmico e redução dos erros cotidais. Contudo, é necessário a determinação de um modelo de separação (SEP) entre o Datum da Carta Náutica (DCN) e o elipsoide de referência. Neste artigo será apresentada uma evolução histórica sobre o desenvolvimento de modelos SEP no mundo através de sete países: Estados Unidos, Canadá, Holanda, Arábia Saudita, Colômbia, Inglaterra e Brasil. O resultado das estratégias adotadas por países estrangeiros mostra incertezas de modelos SEP variando de 6,6 cm a 22,6 cm em relação ao ITRF. No caso do Brasil, é descrito um estudo pioneiro para o SEP da Baía de Guanabara, onde foi encontrada uma diferença média de 2,5 cm com um desvio padrão de 5,1 cm entre a superfície gerada com método de redução tradicional e por maré-GPS. Para uma cobertura nacional, é apresentado o projeto Alt-Bat, que prevê a utilização do geoide como referência vertical para os modelos hidrodinâmicos. Quanto às perspectivas, percebe-se um ciclo virtuoso para o desenvolvimento portuário: o investimento em dados ambientais, fornece uma maior acurácia de modelos SEP e menor incerteza dos levantamentos, propiciando maior calado, possibilidade do aumento no fluxo de cargas em portos e mais recursos para investimento. Por fim são apresentados os desafios a serem superados para a Hidrografia brasileira visando a determinação do DCN com uma acurácia de 10 cm em relação ao ITRF. Os modelos SEP são fundamentais para a integração de informações provenientes de diferentes referenciais verticais proporcionando uma navegação segura e gestão de processos costeiros. |
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Santana, Felipe RodriguesKrueger, Claudia PereiraSantana, Tulio AlvesNascimento, Guilherme Antonio GomesOliveira Junior, Aluízio Maciel2023-11-29T13:55:39Z2023-11-29T13:55:39Z20201808-0936https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846445http://dx.doi.org/10.14393/rbcv72nespecial50anos-56616Os avanços das técnicas GNSS de alta precisão permitiram a diminuição das incertezas verticais dos levantamentos batimétricos, com uma melhor determinação do heave, do calado dinâmico e redução dos erros cotidais. Contudo, é necessário a determinação de um modelo de separação (SEP) entre o Datum da Carta Náutica (DCN) e o elipsoide de referência. Neste artigo será apresentada uma evolução histórica sobre o desenvolvimento de modelos SEP no mundo através de sete países: Estados Unidos, Canadá, Holanda, Arábia Saudita, Colômbia, Inglaterra e Brasil. O resultado das estratégias adotadas por países estrangeiros mostra incertezas de modelos SEP variando de 6,6 cm a 22,6 cm em relação ao ITRF. No caso do Brasil, é descrito um estudo pioneiro para o SEP da Baía de Guanabara, onde foi encontrada uma diferença média de 2,5 cm com um desvio padrão de 5,1 cm entre a superfície gerada com método de redução tradicional e por maré-GPS. Para uma cobertura nacional, é apresentado o projeto Alt-Bat, que prevê a utilização do geoide como referência vertical para os modelos hidrodinâmicos. Quanto às perspectivas, percebe-se um ciclo virtuoso para o desenvolvimento portuário: o investimento em dados ambientais, fornece uma maior acurácia de modelos SEP e menor incerteza dos levantamentos, propiciando maior calado, possibilidade do aumento no fluxo de cargas em portos e mais recursos para investimento. Por fim são apresentados os desafios a serem superados para a Hidrografia brasileira visando a determinação do DCN com uma acurácia de 10 cm em relação ao ITRF. Os modelos SEP são fundamentais para a integração de informações provenientes de diferentes referenciais verticais proporcionando uma navegação segura e gestão de processos costeiros.Advances in high-precision GNSS techniques have allowed the reduction of vertical uncertainties in bathymetric surveys, with a better determination of the heave, the dynamic draft and the reduction of co-tidal errors. However, it is necessary to determine a separation model (SEP) between the Chart Datum and the reference ellipsoid. This article will present a historical evolution on the development of SEP models in the world across seven countries: the United States, Canada, Netherlands, Saudi Arabia, Colombia, England and Brazil. Research from foreign countries shows uncertainties in SEP models ranging from 6.6 cm to 22.6 cm in relation to the ITRF. In the case of Brazil, a pioneering study for the SEP of Guanabara Bay is described, where an average difference of 2.5 cm was found with a standard deviation of 5.1 cm between the surface generated with the traditional reduction method and by GPS-tide. For national coverage, the Alt-Bat project is presented, which provides the use of the geoid as a vertical reference for hydrodynamic models. As for the prospects, there is a virtuous cycle for port development: investment in environmental data, provides greater accuracy of SEP models and less uncertainty of surveys, providing greater draft, possibility of increased cargo flow in ports and more resources for investment. SEP models are fundamental for the gathering of information from different vertical references, providing safe navigation and management of coastal process.Revista Brasileira de CartografiaHidrografiaHidrografiaGNSSModelagemMaré-GPSAltimetria SatelitalHydrographyModelingGPS-TideSatellite AltimetryCartas Náuticas com Modelos SEP: Evolução Histórica, e Perspectivas para Hidrografia BrasileiraNautical Charts with SEP Models: Historic Evolution and Perspectives for the Brazilian Hydrographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALartigo_rodrigues.pdfartigo_rodrigues.pdfapplication/pdf1798221https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846445/1/artigo_rodrigues.pdf080104067cf9b10ecce8c3bd1304aeeeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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