Ampliação do tempo de permanência escolar: propostas do Governo Lula
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2041 |
Resumo: | Neste texto, ancorando-se em discussão bibliográfica, estudo de legislação e de documentos de governo, analisa-se a proposta de ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, que visa ao desenvolvimento de uma educação pautada na cidadania. Nele, discutem-se as orientações da política governamental que tem norteado a política educacional a partir de 1990, com foco nas propostas encaminhadas em ambos os governos de Luís Inácio Lula da Silva, chegando até o encaminhamento do Programa Mais Educação. O estudo se justifica pela necessidade de compreensão do significado assumido pelas políticas educacionais na proposição de ampliação do tempo de permanência na escola. Constata-se, neste estudo, que a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola ocorre com o objetivo de superar a exclusão social, a vulnerabilidade de crianças, adolescentes e jovens que vivem em regiões pobres e frequentam escolas com baixo IDEB. Ressalta-se que, ao mesmo tempo em que a proposta é importante por vislumbra a inclusão social, guarda, também, viés questionável, podendo se constituir em uma proposta esvaziada da real intenção de se proporcionar uma escola pública de qualidade. |
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