Ampliação do tempo de permanência escolar: propostas do Governo Lula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Czernisz, Eliane Cleide da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pio, Camila Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2041
Resumo: Neste texto, ancorando-se em discussão bibliográfica, estudo de legislação e de documentos de governo, analisa-se a proposta de ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, que visa ao desenvolvimento de uma educação pautada na cidadania.  Nele, discutem-se as orientações da política governamental que tem norteado a política educacional a partir de 1990, com foco nas propostas encaminhadas em ambos os governos de Luís Inácio Lula da Silva, chegando até o encaminhamento do Programa Mais Educação. O estudo se justifica pela necessidade de compreensão do significado assumido pelas políticas educacionais na proposição de ampliação do tempo de permanência na escola. Constata-se, neste estudo, que a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola ocorre com o objetivo de superar a exclusão social, a vulnerabilidade de crianças, adolescentes e jovens que vivem em regiões pobres e frequentam escolas com baixo IDEB. Ressalta-se que, ao mesmo tempo em que a proposta é importante por vislumbra a inclusão social, guarda, também, viés questionável, podendo se constituir em uma proposta esvaziada da real intenção de se proporcionar uma escola pública de qualidade.
id METO-3_1c30cbb33ad724546d34a2a09daa6f67
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2041
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Ampliação do tempo de permanência escolar: propostas do Governo LulaPolíticas educacionais;Governo Lula; Escola de tempo integralNeste texto, ancorando-se em discussão bibliográfica, estudo de legislação e de documentos de governo, analisa-se a proposta de ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, que visa ao desenvolvimento de uma educação pautada na cidadania.  Nele, discutem-se as orientações da política governamental que tem norteado a política educacional a partir de 1990, com foco nas propostas encaminhadas em ambos os governos de Luís Inácio Lula da Silva, chegando até o encaminhamento do Programa Mais Educação. O estudo se justifica pela necessidade de compreensão do significado assumido pelas políticas educacionais na proposição de ampliação do tempo de permanência na escola. Constata-se, neste estudo, que a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola ocorre com o objetivo de superar a exclusão social, a vulnerabilidade de crianças, adolescentes e jovens que vivem em regiões pobres e frequentam escolas com baixo IDEB. Ressalta-se que, ao mesmo tempo em que a proposta é importante por vislumbra a inclusão social, guarda, também, viés questionável, podendo se constituir em uma proposta esvaziada da real intenção de se proporcionar uma escola pública de qualidade.Universidade Metodista de PiracicabaCAPESCzernisz, Eliane Cleide da SilvaPio, Camila Aparecida2014-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/204110.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n3p125-140Comunicações; v. 21, n. 3 (2014); 125-1402238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2041/1381Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T17:17:17Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2041Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T17:17:17Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ampliação do tempo de permanência escolar: propostas do Governo Lula
title Ampliação do tempo de permanência escolar: propostas do Governo Lula
spellingShingle Ampliação do tempo de permanência escolar: propostas do Governo Lula
Czernisz, Eliane Cleide da Silva
Políticas educacionais;Governo Lula; Escola de tempo integral
title_short Ampliação do tempo de permanência escolar: propostas do Governo Lula
title_full Ampliação do tempo de permanência escolar: propostas do Governo Lula
title_fullStr Ampliação do tempo de permanência escolar: propostas do Governo Lula
title_full_unstemmed Ampliação do tempo de permanência escolar: propostas do Governo Lula
title_sort Ampliação do tempo de permanência escolar: propostas do Governo Lula
author Czernisz, Eliane Cleide da Silva
author_facet Czernisz, Eliane Cleide da Silva
Pio, Camila Aparecida
author_role author
author2 Pio, Camila Aparecida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Czernisz, Eliane Cleide da Silva
Pio, Camila Aparecida
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais;Governo Lula; Escola de tempo integral
topic Políticas educacionais;Governo Lula; Escola de tempo integral
description Neste texto, ancorando-se em discussão bibliográfica, estudo de legislação e de documentos de governo, analisa-se a proposta de ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, que visa ao desenvolvimento de uma educação pautada na cidadania.  Nele, discutem-se as orientações da política governamental que tem norteado a política educacional a partir de 1990, com foco nas propostas encaminhadas em ambos os governos de Luís Inácio Lula da Silva, chegando até o encaminhamento do Programa Mais Educação. O estudo se justifica pela necessidade de compreensão do significado assumido pelas políticas educacionais na proposição de ampliação do tempo de permanência na escola. Constata-se, neste estudo, que a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola ocorre com o objetivo de superar a exclusão social, a vulnerabilidade de crianças, adolescentes e jovens que vivem em regiões pobres e frequentam escolas com baixo IDEB. Ressalta-se que, ao mesmo tempo em que a proposta é importante por vislumbra a inclusão social, guarda, também, viés questionável, podendo se constituir em uma proposta esvaziada da real intenção de se proporcionar uma escola pública de qualidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2041
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n3p125-140
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2041
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n3p125-140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2041/1381
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 21, n. 3 (2014); 125-140
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021581987840