Sonho de Liberdade: a criação de um videoclipe no CASE-SM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/46781 |
Resumo: | A criação em audiovisual pode ter impactos positivos na socioeducação, além de melhorar o desenvolvimento individual e social de jovens em conflito com a lei. Esse artigo é uma pesquisa-ação oriundo dessa premissa. Dinamizado em julho de 2019 no Centro de Atendimento Socioeducativo - Santa Maria/RS (CASE-SM), com um grupo de onze jovens, o objetivo geral desta pesquisa-ação foi criar um videoclipe original em que os meninos participassem ativamente de todas as fases da produção: criação e gravação da música, escrita do roteiro e gravação do videoclipe. No referencial teórico, além da legislação brasileira, nos baseamos em estudos de Libâneo (1994), Postic (1993) e Freire (2011) sobre criação e imaginário numa educação ética e estética; conceituação de Bisinoto et al (2015) sobre socioeducação; artigos de Barbosa e Santos (2014) e Fresquet (2017) sobre a importância do audiovisual na educação; e pesquisas de Fernandes e Rodrigues (2018) e Paiva e Marques (2019) sobre as relações do gênero rap com a sociedade contemporânea. Através da criação do videoclipe Sonho de Liberdade e de acordo com entrevistas com funcionários do CASE-SM, notamos que os participantes da pesquisa-ação apresentaram uma melhora tanto no desempenho escolar quanto em nível pessoal, como o aumento de autoestima, autoconfiança, atenção e capacidade de empatia. |
id |
METO-3_321b8af651ee0979195d5ec64493880e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/46781 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Sonho de Liberdade: a criação de um videoclipe no CASE-SMEducaçãoSocioeducação; Videoclipe; CASE; Audiovisual; Rap;A criação em audiovisual pode ter impactos positivos na socioeducação, além de melhorar o desenvolvimento individual e social de jovens em conflito com a lei. Esse artigo é uma pesquisa-ação oriundo dessa premissa. Dinamizado em julho de 2019 no Centro de Atendimento Socioeducativo - Santa Maria/RS (CASE-SM), com um grupo de onze jovens, o objetivo geral desta pesquisa-ação foi criar um videoclipe original em que os meninos participassem ativamente de todas as fases da produção: criação e gravação da música, escrita do roteiro e gravação do videoclipe. No referencial teórico, além da legislação brasileira, nos baseamos em estudos de Libâneo (1994), Postic (1993) e Freire (2011) sobre criação e imaginário numa educação ética e estética; conceituação de Bisinoto et al (2015) sobre socioeducação; artigos de Barbosa e Santos (2014) e Fresquet (2017) sobre a importância do audiovisual na educação; e pesquisas de Fernandes e Rodrigues (2018) e Paiva e Marques (2019) sobre as relações do gênero rap com a sociedade contemporânea. Através da criação do videoclipe Sonho de Liberdade e de acordo com entrevistas com funcionários do CASE-SM, notamos que os participantes da pesquisa-ação apresentaram uma melhora tanto no desempenho escolar quanto em nível pessoal, como o aumento de autoestima, autoconfiança, atenção e capacidade de empatia.Universidade Metodista de PiracicabaAmaral, João Pedro WizniewskyGonçalves, Rafael SallesTownsend, Thomás Dalcol2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa-açãoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4678110.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p67-90Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 67-902238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/46781/2537América Latina; Brasil; Rio Grande do Sul; Santa Maria.Século XXI; Contemporaneidade;EducaçãoDireitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-29T16:45:39Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/46781Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-06-29T16:45:39Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sonho de Liberdade: a criação de um videoclipe no CASE-SM |
title |
Sonho de Liberdade: a criação de um videoclipe no CASE-SM |
spellingShingle |
Sonho de Liberdade: a criação de um videoclipe no CASE-SM Amaral, João Pedro Wizniewsky Educação Socioeducação; Videoclipe; CASE; Audiovisual; Rap; |
title_short |
Sonho de Liberdade: a criação de um videoclipe no CASE-SM |
title_full |
Sonho de Liberdade: a criação de um videoclipe no CASE-SM |
title_fullStr |
Sonho de Liberdade: a criação de um videoclipe no CASE-SM |
title_full_unstemmed |
Sonho de Liberdade: a criação de um videoclipe no CASE-SM |
title_sort |
Sonho de Liberdade: a criação de um videoclipe no CASE-SM |
author |
Amaral, João Pedro Wizniewsky |
author_facet |
Amaral, João Pedro Wizniewsky Gonçalves, Rafael Salles Townsend, Thomás Dalcol |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Rafael Salles Townsend, Thomás Dalcol |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, João Pedro Wizniewsky Gonçalves, Rafael Salles Townsend, Thomás Dalcol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Socioeducação; Videoclipe; CASE; Audiovisual; Rap; |
topic |
Educação Socioeducação; Videoclipe; CASE; Audiovisual; Rap; |
description |
A criação em audiovisual pode ter impactos positivos na socioeducação, além de melhorar o desenvolvimento individual e social de jovens em conflito com a lei. Esse artigo é uma pesquisa-ação oriundo dessa premissa. Dinamizado em julho de 2019 no Centro de Atendimento Socioeducativo - Santa Maria/RS (CASE-SM), com um grupo de onze jovens, o objetivo geral desta pesquisa-ação foi criar um videoclipe original em que os meninos participassem ativamente de todas as fases da produção: criação e gravação da música, escrita do roteiro e gravação do videoclipe. No referencial teórico, além da legislação brasileira, nos baseamos em estudos de Libâneo (1994), Postic (1993) e Freire (2011) sobre criação e imaginário numa educação ética e estética; conceituação de Bisinoto et al (2015) sobre socioeducação; artigos de Barbosa e Santos (2014) e Fresquet (2017) sobre a importância do audiovisual na educação; e pesquisas de Fernandes e Rodrigues (2018) e Paiva e Marques (2019) sobre as relações do gênero rap com a sociedade contemporânea. Através da criação do videoclipe Sonho de Liberdade e de acordo com entrevistas com funcionários do CASE-SM, notamos que os participantes da pesquisa-ação apresentaram uma melhora tanto no desempenho escolar quanto em nível pessoal, como o aumento de autoestima, autoconfiança, atenção e capacidade de empatia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa-ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/46781 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p67-90 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/46781 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p67-90 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/46781/2537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América Latina; Brasil; Rio Grande do Sul; Santa Maria. Século XXI; Contemporaneidade; Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 67-90 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021967863808 |