Práticas pedagógicas na educação inclusiva: revisão sistemática
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4690 |
Resumo: | Neste artigo a inclusão escolar é analisada a partir das práticas pedagógicas, pressuposto essencial para a democratização da escola. As leis, as políticas públicas são fundamentais para o exercício da democracia social, mesmo no contexto de dificuldades de garantir os direitos sociais de educação, saúde, emprego, entre outros. O presente manuscrito teve como objetivo mapear estudos brasileiros publicados em periódicos nacionais nas áreas de Psicologia e Educação, que investigaram práticas pedagógicas no contexto da inclusão, e ainda refletir sobre as principais contribuições dessas pesquisas. Após busca sistemática na Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-PSI) e no Scielo.br, período 2008-2018, com os descritores inclusão escolar, práticas pedagógicas, práticas inclusivas e aprendizagem, 18 artigos foram considerados. As contribuições dos artigos em relação às práticas pedagógicas inclusivas indicam a presença, ainda, de obstáculos para a garantia da inclusão escolar, sobretudo pelas dificuldades de infraestrutura e formação apropriada dos docentes para atuarem na área. Não obstante, observam-se práticas pedagógicas que visam superar uma educação bancária por meio de ações pedagógicas que provocam os estudantes a serem sujeitos ativos no seu processo de aprendizagem.Palavras-chave: Educação. Inclusão. Práticas pedagógicas. |
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Práticas pedagógicas na educação inclusiva: revisão sistemáticaNeste artigo a inclusão escolar é analisada a partir das práticas pedagógicas, pressuposto essencial para a democratização da escola. As leis, as políticas públicas são fundamentais para o exercício da democracia social, mesmo no contexto de dificuldades de garantir os direitos sociais de educação, saúde, emprego, entre outros. O presente manuscrito teve como objetivo mapear estudos brasileiros publicados em periódicos nacionais nas áreas de Psicologia e Educação, que investigaram práticas pedagógicas no contexto da inclusão, e ainda refletir sobre as principais contribuições dessas pesquisas. Após busca sistemática na Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-PSI) e no Scielo.br, período 2008-2018, com os descritores inclusão escolar, práticas pedagógicas, práticas inclusivas e aprendizagem, 18 artigos foram considerados. As contribuições dos artigos em relação às práticas pedagógicas inclusivas indicam a presença, ainda, de obstáculos para a garantia da inclusão escolar, sobretudo pelas dificuldades de infraestrutura e formação apropriada dos docentes para atuarem na área. Não obstante, observam-se práticas pedagógicas que visam superar uma educação bancária por meio de ações pedagógicas que provocam os estudantes a serem sujeitos ativos no seu processo de aprendizagem.Palavras-chave: Educação. Inclusão. Práticas pedagógicas.Universidade Metodista de PiracicabaFreitas, Lêda GonçalvesFrança, Carla CristieFukuda, Cláudia CristinaNeto, Gustavo Francisco2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/469010.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p31-47Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 31-472238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4690/2534Direitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-29T16:45:39Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4690Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-06-29T16:45:39Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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