O pagamento por desempenho no contexto das reformas educacionais paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Andreza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fernandes, Maria José da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1900
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objeto de análise o pagamento por desempenho, representado na rede estadual paulista de ensino pelo bônus mérito. O bônus, assim como outras medidas implantadas na última década, faz parte das reformas de natureza neoliberal que predominaram na rede de ensino paulista. O artigo se propõe a discutir as implicações deste mecanismo para o trabalho docente a partir de revisão bibliográfica sobre o assunto e, também, da interpretação de dados obtidos em uma investigação empírica de base qualitativa. Esta teve como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas realizadas com professores do ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de três diretorias regionais de ensino. Os resultados revelaram a influência dos elementos gerencialistas e performáticos na organização do trabalho das escolas e dos professores e mostraram que o pagamento por desempenho não tem contribuído para a melhoria das condições de trabalho e carreira docentes, o que pouco contribui para alterar a qualidade do ensino, sendo, portanto, um mecanismo voltado à responsabilização docente.
id METO-3_4c266dfc9fe03656e63872f1428a8f09
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/1900
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling O pagamento por desempenho no contexto das reformas educacionais paulistaspagamento por desempenho; bônus mérito; trabalho docenteEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objeto de análise o pagamento por desempenho, representado na rede estadual paulista de ensino pelo bônus mérito. O bônus, assim como outras medidas implantadas na última década, faz parte das reformas de natureza neoliberal que predominaram na rede de ensino paulista. O artigo se propõe a discutir as implicações deste mecanismo para o trabalho docente a partir de revisão bibliográfica sobre o assunto e, também, da interpretação de dados obtidos em uma investigação empírica de base qualitativa. Esta teve como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas realizadas com professores do ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de três diretorias regionais de ensino. Os resultados revelaram a influência dos elementos gerencialistas e performáticos na organização do trabalho das escolas e dos professores e mostraram que o pagamento por desempenho não tem contribuído para a melhoria das condições de trabalho e carreira docentes, o que pouco contribui para alterar a qualidade do ensino, sendo, portanto, um mecanismo voltado à responsabilização docente.Universidade Metodista de PiracicabaBarbosa, AndrezaFernandes, Maria José da Silva2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/190010.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p45-59Comunicações; v. 20, n. 2 (2013); 45-592238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1900/1246Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T18:04:24Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1900Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T18:04:24Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O pagamento por desempenho no contexto das reformas educacionais paulistas
title O pagamento por desempenho no contexto das reformas educacionais paulistas
spellingShingle O pagamento por desempenho no contexto das reformas educacionais paulistas
Barbosa, Andreza
pagamento por desempenho; bônus mérito; trabalho docente
title_short O pagamento por desempenho no contexto das reformas educacionais paulistas
title_full O pagamento por desempenho no contexto das reformas educacionais paulistas
title_fullStr O pagamento por desempenho no contexto das reformas educacionais paulistas
title_full_unstemmed O pagamento por desempenho no contexto das reformas educacionais paulistas
title_sort O pagamento por desempenho no contexto das reformas educacionais paulistas
author Barbosa, Andreza
author_facet Barbosa, Andreza
Fernandes, Maria José da Silva
author_role author
author2 Fernandes, Maria José da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Andreza
Fernandes, Maria José da Silva
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv pagamento por desempenho; bônus mérito; trabalho docente
topic pagamento por desempenho; bônus mérito; trabalho docente
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objeto de análise o pagamento por desempenho, representado na rede estadual paulista de ensino pelo bônus mérito. O bônus, assim como outras medidas implantadas na última década, faz parte das reformas de natureza neoliberal que predominaram na rede de ensino paulista. O artigo se propõe a discutir as implicações deste mecanismo para o trabalho docente a partir de revisão bibliográfica sobre o assunto e, também, da interpretação de dados obtidos em uma investigação empírica de base qualitativa. Esta teve como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas realizadas com professores do ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de três diretorias regionais de ensino. Os resultados revelaram a influência dos elementos gerencialistas e performáticos na organização do trabalho das escolas e dos professores e mostraram que o pagamento por desempenho não tem contribuído para a melhoria das condições de trabalho e carreira docentes, o que pouco contribui para alterar a qualidade do ensino, sendo, portanto, um mecanismo voltado à responsabilização docente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1900
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p45-59
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1900
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p45-59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1900/1246
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 20, n. 2 (2013); 45-59
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021873491968