Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704429 |
Resumo: | A devolução de dados na pesquisa qualitativa em educação é o tema do presente trabalho, discutido a partir das seguintes questões: o que se deve entender por devolução/ restituição de dados? Quais seus objetivos primordiais? Qual o momento da pesquisa mais propício para fazê-la? Como potencializar a devolução como critério de ampliação/aprofundamento dos dados e validação da pesquisa? Nossas reflexões se constituíram na revisita de nossa própria experiência investigativa à luz do diálogo que estabelecemos com os pesquisadores do Programa de Investigaciones sobre Instituciones Educativas e os autores em que se fundamentam. A intenção é ampliar o debate acerca da devolução dos resultados para que esta se configure como instrumento de mediação pesquisador-pesquisado e se institua como estratégia de aprofundamento dos dados e validação da pesquisa para fortalecê-la em seu rigor e credibilidade.Palavras-chave: educação, pesquisa qualitativa, devolução. |
id |
METO-3_8217d2b9a87f2a1d7e6d9319487c324c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704429 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dadosEducaçãoEducação; pesquisa qualitativa; devoluçãoA devolução de dados na pesquisa qualitativa em educação é o tema do presente trabalho, discutido a partir das seguintes questões: o que se deve entender por devolução/ restituição de dados? Quais seus objetivos primordiais? Qual o momento da pesquisa mais propício para fazê-la? Como potencializar a devolução como critério de ampliação/aprofundamento dos dados e validação da pesquisa? Nossas reflexões se constituíram na revisita de nossa própria experiência investigativa à luz do diálogo que estabelecemos com os pesquisadores do Programa de Investigaciones sobre Instituciones Educativas e os autores em que se fundamentam. A intenção é ampliar o debate acerca da devolução dos resultados para que esta se configure como instrumento de mediação pesquisador-pesquisado e se institua como estratégia de aprofundamento dos dados e validação da pesquisa para fortalecê-la em seu rigor e credibilidade.Palavras-chave: educação, pesquisa qualitativa, devolução.Universidade Metodista de PiracicabaCAPESPereira, Antonio Serafim2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170442910.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p219-237Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 219-2372238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704429/2655Direitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T18:06:46Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704429Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-08-31T18:06:46Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados |
title |
Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados |
spellingShingle |
Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados Pereira, Antonio Serafim Educação Educação; pesquisa qualitativa; devolução |
title_short |
Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados |
title_full |
Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados |
title_fullStr |
Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados |
title_full_unstemmed |
Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados |
title_sort |
Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados |
author |
Pereira, Antonio Serafim |
author_facet |
Pereira, Antonio Serafim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Antonio Serafim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação; pesquisa qualitativa; devolução |
topic |
Educação Educação; pesquisa qualitativa; devolução |
description |
A devolução de dados na pesquisa qualitativa em educação é o tema do presente trabalho, discutido a partir das seguintes questões: o que se deve entender por devolução/ restituição de dados? Quais seus objetivos primordiais? Qual o momento da pesquisa mais propício para fazê-la? Como potencializar a devolução como critério de ampliação/aprofundamento dos dados e validação da pesquisa? Nossas reflexões se constituíram na revisita de nossa própria experiência investigativa à luz do diálogo que estabelecemos com os pesquisadores do Programa de Investigaciones sobre Instituciones Educativas e os autores em que se fundamentam. A intenção é ampliar o debate acerca da devolução dos resultados para que esta se configure como instrumento de mediação pesquisador-pesquisado e se institua como estratégia de aprofundamento dos dados e validação da pesquisa para fortalecê-la em seu rigor e credibilidade.Palavras-chave: educação, pesquisa qualitativa, devolução. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704429 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p219-237 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704429 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p219-237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704429/2655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 219-237 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022629515264 |