Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Antonio Serafim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704429
Resumo: A devolução de dados na pesquisa qualitativa em educação é o tema do presente trabalho, discutido a partir das seguintes questões: o que se deve entender por devolução/ restituição de dados? Quais seus objetivos primordiais? Qual o momento da pesquisa mais propício para fazê-la? Como potencializar a devolução como critério de ampliação/aprofundamento dos dados e validação da pesquisa? Nossas reflexões se constituíram na revisita de nossa própria experiência investigativa à luz do diálogo que estabelecemos com os pesquisadores do Programa de Investigaciones sobre Instituciones Educativas e os autores em que se fundamentam.  A intenção é ampliar o debate acerca da devolução dos resultados para que esta se configure como instrumento de mediação pesquisador-pesquisado e se institua como estratégia de aprofundamento dos dados e validação da pesquisa para fortalecê-la em seu rigor e credibilidade.Palavras-chave: educação, pesquisa qualitativa, devolução.
id METO-3_8217d2b9a87f2a1d7e6d9319487c324c
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704429
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dadosEducaçãoEducação; pesquisa qualitativa; devoluçãoA devolução de dados na pesquisa qualitativa em educação é o tema do presente trabalho, discutido a partir das seguintes questões: o que se deve entender por devolução/ restituição de dados? Quais seus objetivos primordiais? Qual o momento da pesquisa mais propício para fazê-la? Como potencializar a devolução como critério de ampliação/aprofundamento dos dados e validação da pesquisa? Nossas reflexões se constituíram na revisita de nossa própria experiência investigativa à luz do diálogo que estabelecemos com os pesquisadores do Programa de Investigaciones sobre Instituciones Educativas e os autores em que se fundamentam.  A intenção é ampliar o debate acerca da devolução dos resultados para que esta se configure como instrumento de mediação pesquisador-pesquisado e se institua como estratégia de aprofundamento dos dados e validação da pesquisa para fortalecê-la em seu rigor e credibilidade.Palavras-chave: educação, pesquisa qualitativa, devolução.Universidade Metodista de PiracicabaCAPESPereira, Antonio Serafim2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170442910.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p219-237Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 219-2372238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704429/2655Direitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T18:06:46Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704429Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-08-31T18:06:46Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados
title Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados
spellingShingle Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados
Pereira, Antonio Serafim
Educação
Educação; pesquisa qualitativa; devolução
title_short Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados
title_full Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados
title_fullStr Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados
title_full_unstemmed Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados
title_sort Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados
author Pereira, Antonio Serafim
author_facet Pereira, Antonio Serafim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Antonio Serafim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação; pesquisa qualitativa; devolução
topic Educação
Educação; pesquisa qualitativa; devolução
description A devolução de dados na pesquisa qualitativa em educação é o tema do presente trabalho, discutido a partir das seguintes questões: o que se deve entender por devolução/ restituição de dados? Quais seus objetivos primordiais? Qual o momento da pesquisa mais propício para fazê-la? Como potencializar a devolução como critério de ampliação/aprofundamento dos dados e validação da pesquisa? Nossas reflexões se constituíram na revisita de nossa própria experiência investigativa à luz do diálogo que estabelecemos com os pesquisadores do Programa de Investigaciones sobre Instituciones Educativas e os autores em que se fundamentam.  A intenção é ampliar o debate acerca da devolução dos resultados para que esta se configure como instrumento de mediação pesquisador-pesquisado e se institua como estratégia de aprofundamento dos dados e validação da pesquisa para fortalecê-la em seu rigor e credibilidade.Palavras-chave: educação, pesquisa qualitativa, devolução.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704429
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p219-237
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704429
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p219-237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704429/2655
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 219-237
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022629515264