Trabalho docente e sistemas apostilados de ensino: crítica à luz da Teoria Habermasiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bego, Amadeu Moura
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Terrazzan, Eduardo Adolfo, Oliveira, Luiz Antonio Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2176
Resumo: Como decorrência da Reforma Gerencial do Estado Brasileiro e do vertiginoso processo de municipalização do Ensino Fundamental muitos municípios brasileiros passaram a estabelecer parcerias com o setor privado. Dentre estas modalidades, a aquisição de Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) envolve a contratação de empresas para a compra de materiais didáticos e assessoria didático-pedagógica. No presente trabalho buscamos apresentar uma leitura crítica à luz da teoria habermasiana acerca dos principais condicionantes que atuam sobre o trabalho docente no contexto de utilização de um SAE. Para tanto, realizamos uma pesquisa, entre os anos de 2011 e 2012, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso na Rede Escolar Pública Municipal da cidade de Catanduva-SP. Os condicionantes identificados foram a terceirização do trabalho didático, a unificação do ritmo de trabalho e as avaliações externas. A articulação dos condicionantes implica na estruturação e controle do desenvolvimento do trabalho docente que inclina-se à mera execução controlada daquilo que foi preconcebido. Tornar a escola consciente das mazelas decorrentes da invasão sistêmica no mundo da vida e os condicionantes ligados a esse processo significa criar uma cultura de resistência à inserção exacerbada da tecnocracia nos espaços institucionais de decisão política evitando a unilateralidade da racionalidade instrumental.
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