A constituição da estética docente contemporânea: diálogos subjetivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Juliana Monteiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferronato, Cristiano, FELDENS, Dinamara Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3564
Resumo: Buscamos refletir neste texto acerca da constituição estética da docência contemporânea evidenciando suas perspectivas macro e microestruturais. Perpassando o diálogo com três docentes do município de Aracaju/SE, propomos analisar seus discursos através do auxílio teórico do filósofo alemão Friedrich Nietzsche e das linhas cartográficas de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Evidenciam-se nestes diálogos os movimentos de atividade e passividade que constituem a vivência e cotidiano da docência, buscando-se traçar o mapa de travessias que fundamentam a atividade. Do campo estável, finito e endurecido da macroestética docente surge a produção singular que desestabiliza e movimenta o fazer cotidiano, configurando o processo de “tornar-se professor”. 
id METO-3_8d46b508cbe5f1da68f3a6d416e620fe
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3564
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling A constituição da estética docente contemporânea: diálogos subjetivosFilosofia da EducaçãoDocência; Estética; SubjetividadeBuscamos refletir neste texto acerca da constituição estética da docência contemporânea evidenciando suas perspectivas macro e microestruturais. Perpassando o diálogo com três docentes do município de Aracaju/SE, propomos analisar seus discursos através do auxílio teórico do filósofo alemão Friedrich Nietzsche e das linhas cartográficas de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Evidenciam-se nestes diálogos os movimentos de atividade e passividade que constituem a vivência e cotidiano da docência, buscando-se traçar o mapa de travessias que fundamentam a atividade. Do campo estável, finito e endurecido da macroestética docente surge a produção singular que desestabiliza e movimenta o fazer cotidiano, configurando o processo de “tornar-se professor”. Universidade Metodista de PiracicabaVieira, Juliana MonteiroFerronato, CristianoFELDENS, Dinamara Garcia2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevistas; Pesquisa Qualitativa;application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/356410.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p201-222Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 201-2222238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3564/2268Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T09:58:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3564Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T09:58:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição da estética docente contemporânea: diálogos subjetivos
title A constituição da estética docente contemporânea: diálogos subjetivos
spellingShingle A constituição da estética docente contemporânea: diálogos subjetivos
Vieira, Juliana Monteiro
Filosofia da Educação
Docência; Estética; Subjetividade
title_short A constituição da estética docente contemporânea: diálogos subjetivos
title_full A constituição da estética docente contemporânea: diálogos subjetivos
title_fullStr A constituição da estética docente contemporânea: diálogos subjetivos
title_full_unstemmed A constituição da estética docente contemporânea: diálogos subjetivos
title_sort A constituição da estética docente contemporânea: diálogos subjetivos
author Vieira, Juliana Monteiro
author_facet Vieira, Juliana Monteiro
Ferronato, Cristiano
FELDENS, Dinamara Garcia
author_role author
author2 Ferronato, Cristiano
FELDENS, Dinamara Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Juliana Monteiro
Ferronato, Cristiano
FELDENS, Dinamara Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da Educação
Docência; Estética; Subjetividade
topic Filosofia da Educação
Docência; Estética; Subjetividade
description Buscamos refletir neste texto acerca da constituição estética da docência contemporânea evidenciando suas perspectivas macro e microestruturais. Perpassando o diálogo com três docentes do município de Aracaju/SE, propomos analisar seus discursos através do auxílio teórico do filósofo alemão Friedrich Nietzsche e das linhas cartográficas de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Evidenciam-se nestes diálogos os movimentos de atividade e passividade que constituem a vivência e cotidiano da docência, buscando-se traçar o mapa de travessias que fundamentam a atividade. Do campo estável, finito e endurecido da macroestética docente surge a produção singular que desestabiliza e movimenta o fazer cotidiano, configurando o processo de “tornar-se professor”. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Entrevistas; Pesquisa Qualitativa;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3564
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p201-222
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3564
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p201-222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3564/2268
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 201-222
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022375759872