Mediação e Resolução de Conflitos Escolares: Criminalização ou Educação?

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Main Author: Pimenta, Carlos Alberto Máximo
Publication Date: 2018
Other Authors: Incrocci, Ligia Maria de Mendonça Chaves
Format: Article
Language: por
Source: Comunicações
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Summary: Este artigo faz a reflexão sobre os processos de mediação e resolução de conflitos no interior da escola, em que coloca em pauta a tensão entre criminalização e a educação do aluno envolvido em agressões ou manifestações de violência. Objetiva-se evidenciar os elementos presentes no cotidiano escolar, dentro das possibilidades de suas ações pedagógicas, os quais podem contribuir para a superação de sua postura de criminalização-policial-repressiva. A mediação, técnica no campo das inovações jurídicas aplicada à sociedade para intervenções públicas e privadas de resolução de conflitos, ultrapassa a sua dimensão funcional, dogmática e normativa no campo do direito. Na educação, se constitui em instrumento de revisão do papel formador da escola. Para esta se faz necessário interpretar os clamores da juventude e as distintas formas de expressão de violência, levando-se em consideração o imaginário, a cultura e os modos de ser, sentir, pensar, viver e experienciar a vida daqueles que compõem o cotidiano escolar.
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