Mediação e Resolução de Conflitos Escolares: Criminalização ou Educação?
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Publication Date: | 2018 |
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Summary: | Este artigo faz a reflexão sobre os processos de mediação e resolução de conflitos no interior da escola, em que coloca em pauta a tensão entre criminalização e a educação do aluno envolvido em agressões ou manifestações de violência. Objetiva-se evidenciar os elementos presentes no cotidiano escolar, dentro das possibilidades de suas ações pedagógicas, os quais podem contribuir para a superação de sua postura de criminalização-policial-repressiva. A mediação, técnica no campo das inovações jurídicas aplicada à sociedade para intervenções públicas e privadas de resolução de conflitos, ultrapassa a sua dimensão funcional, dogmática e normativa no campo do direito. Na educação, se constitui em instrumento de revisão do papel formador da escola. Para esta se faz necessário interpretar os clamores da juventude e as distintas formas de expressão de violência, levando-se em consideração o imaginário, a cultura e os modos de ser, sentir, pensar, viver e experienciar a vida daqueles que compõem o cotidiano escolar. |
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Mediação e Resolução de Conflitos Escolares: Criminalização ou Educação?Sociologia da EducaçãoEducação; Práticas EducativasEste artigo faz a reflexão sobre os processos de mediação e resolução de conflitos no interior da escola, em que coloca em pauta a tensão entre criminalização e a educação do aluno envolvido em agressões ou manifestações de violência. Objetiva-se evidenciar os elementos presentes no cotidiano escolar, dentro das possibilidades de suas ações pedagógicas, os quais podem contribuir para a superação de sua postura de criminalização-policial-repressiva. A mediação, técnica no campo das inovações jurídicas aplicada à sociedade para intervenções públicas e privadas de resolução de conflitos, ultrapassa a sua dimensão funcional, dogmática e normativa no campo do direito. Na educação, se constitui em instrumento de revisão do papel formador da escola. Para esta se faz necessário interpretar os clamores da juventude e as distintas formas de expressão de violência, levando-se em consideração o imaginário, a cultura e os modos de ser, sentir, pensar, viver e experienciar a vida daqueles que compõem o cotidiano escolar.Universidade Metodista de PiracicabaCAPESFAPEMIGPimenta, Carlos Alberto MáximoIncrocci, Ligia Maria de Mendonça Chaves2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campo; Pesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/341710.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p59-78Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 59-782238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3417/2201BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T21:02:56Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3417Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-30T21:02:56Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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