Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4394 |
Resumo: | Os objetivos desta pesquisa foram analisar a coleção “Se Liga Galera”, proposta pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro (SEAPEC/RJ) como estratégia voltada para a defesa agropecuária, baseada em políticas de erradicação e controle de doenças, alimentos seguros e agrotóxicos; e, avaliar a aceitação e percepção dos temas estudados entre educadores e educandos do Ensino Fundamental de escolas públicas rurais. O estudo também incluiu um terceiro objetivo, a saber, a capacitação dos professores, para que os conteúdos pudessem ser aplicados de forma interdisciplinar. A metodologia envolveu a inserção da coleção em disciplinas de escolas, aplicação de questionários e capacitação dos professores. Como resultado, foi possível observar um aumento do conhecimento dos professores na capacitação dos temas da coleção em 33,68%, receptividade e assimilação dos temas pelos alunos em 100,00%, e interesse pela inserção futura do conteúdo nas disciplinas ministradas em 97,22%. A pesquisa comprovou a utilidade da coleção como meio de conscientização de educadores e educandos, visando torná-los parceiros e multiplicadores dos temas abordados junto aos seus familiares e comunidade, e posteriormente, incentivando o público em geral a assumir o papel de coparticipação e corresponsabilidade em ações de defesa agropecuária, promovendo a saúde pública e o meio ambiente. |
id |
METO-3_d273802102677c20a2b04a978cbfdd4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4394 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJEducação; Educação AgrícolaEducação Sanitária. Zoonoses. Saúde Pública. Meio Ambiente.Os objetivos desta pesquisa foram analisar a coleção “Se Liga Galera”, proposta pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro (SEAPEC/RJ) como estratégia voltada para a defesa agropecuária, baseada em políticas de erradicação e controle de doenças, alimentos seguros e agrotóxicos; e, avaliar a aceitação e percepção dos temas estudados entre educadores e educandos do Ensino Fundamental de escolas públicas rurais. O estudo também incluiu um terceiro objetivo, a saber, a capacitação dos professores, para que os conteúdos pudessem ser aplicados de forma interdisciplinar. A metodologia envolveu a inserção da coleção em disciplinas de escolas, aplicação de questionários e capacitação dos professores. Como resultado, foi possível observar um aumento do conhecimento dos professores na capacitação dos temas da coleção em 33,68%, receptividade e assimilação dos temas pelos alunos em 100,00%, e interesse pela inserção futura do conteúdo nas disciplinas ministradas em 97,22%. A pesquisa comprovou a utilidade da coleção como meio de conscientização de educadores e educandos, visando torná-los parceiros e multiplicadores dos temas abordados junto aos seus familiares e comunidade, e posteriormente, incentivando o público em geral a assumir o papel de coparticipação e corresponsabilidade em ações de defesa agropecuária, promovendo a saúde pública e o meio ambiente.Universidade Metodista de PiracicabaAntunes, Rosa MariaSanavria, ArgemiroSantos, Ana Cristina SouzaVita, Gilmar Ferreira2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de Campo (Artigo)application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/439410.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p195-217Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 195-2172238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4394/2408BrasilSéculo XXI; ContemporaneidadeEducação Sanitária; Defesa AgropecuáriaDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:07Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4394Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:07Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ |
title |
Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ |
spellingShingle |
Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ Antunes, Rosa Maria Educação; Educação Agrícola Educação Sanitária. Zoonoses. Saúde Pública. Meio Ambiente. |
title_short |
Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ |
title_full |
Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ |
title_fullStr |
Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ |
title_full_unstemmed |
Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ |
title_sort |
Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ |
author |
Antunes, Rosa Maria |
author_facet |
Antunes, Rosa Maria Sanavria, Argemiro Santos, Ana Cristina Souza Vita, Gilmar Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Sanavria, Argemiro Santos, Ana Cristina Souza Vita, Gilmar Ferreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Rosa Maria Sanavria, Argemiro Santos, Ana Cristina Souza Vita, Gilmar Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Agrícola Educação Sanitária. Zoonoses. Saúde Pública. Meio Ambiente. |
topic |
Educação; Educação Agrícola Educação Sanitária. Zoonoses. Saúde Pública. Meio Ambiente. |
description |
Os objetivos desta pesquisa foram analisar a coleção “Se Liga Galera”, proposta pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro (SEAPEC/RJ) como estratégia voltada para a defesa agropecuária, baseada em políticas de erradicação e controle de doenças, alimentos seguros e agrotóxicos; e, avaliar a aceitação e percepção dos temas estudados entre educadores e educandos do Ensino Fundamental de escolas públicas rurais. O estudo também incluiu um terceiro objetivo, a saber, a capacitação dos professores, para que os conteúdos pudessem ser aplicados de forma interdisciplinar. A metodologia envolveu a inserção da coleção em disciplinas de escolas, aplicação de questionários e capacitação dos professores. Como resultado, foi possível observar um aumento do conhecimento dos professores na capacitação dos temas da coleção em 33,68%, receptividade e assimilação dos temas pelos alunos em 100,00%, e interesse pela inserção futura do conteúdo nas disciplinas ministradas em 97,22%. A pesquisa comprovou a utilidade da coleção como meio de conscientização de educadores e educandos, visando torná-los parceiros e multiplicadores dos temas abordados junto aos seus familiares e comunidade, e posteriormente, incentivando o público em geral a assumir o papel de coparticipação e corresponsabilidade em ações de defesa agropecuária, promovendo a saúde pública e o meio ambiente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa de Campo (Artigo) |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4394 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p195-217 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4394 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p195-217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4394/2408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XXI; Contemporaneidade Educação Sanitária; Defesa Agropecuária |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 195-217 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022285582336 |