Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Rosa Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sanavria, Argemiro, Santos, Ana Cristina Souza, Vita, Gilmar Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4394
Resumo: Os objetivos desta pesquisa foram analisar a coleção “Se Liga Galera”, proposta pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro (SEAPEC/RJ) como estratégia voltada para a defesa agropecuária, baseada em políticas de erradicação e controle de doenças, alimentos seguros e agrotóxicos; e, avaliar a aceitação e percepção dos temas estudados entre educadores e educandos do Ensino Fundamental de escolas públicas rurais. O estudo também incluiu um terceiro objetivo, a saber, a capacitação dos professores, para que os conteúdos pudessem ser aplicados de forma interdisciplinar. A metodologia envolveu a inserção da coleção em disciplinas de escolas, aplicação de questionários e capacitação dos professores. Como resultado, foi possível observar um aumento do conhecimento dos professores na capacitação dos temas da coleção em 33,68%, receptividade e assimilação dos temas pelos alunos em 100,00%, e interesse pela inserção futura do conteúdo nas disciplinas ministradas em 97,22%. A pesquisa comprovou a utilidade da coleção como meio de conscientização de educadores e educandos, visando torná-los parceiros e multiplicadores dos temas abordados junto aos seus familiares e comunidade, e posteriormente, incentivando o público em geral a assumir o papel de coparticipação e corresponsabilidade em ações de defesa agropecuária, promovendo a saúde pública e o meio ambiente.
id METO-3_d273802102677c20a2b04a978cbfdd4a
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4394
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJEducação; Educação AgrícolaEducação Sanitária. Zoonoses. Saúde Pública. Meio Ambiente.Os objetivos desta pesquisa foram analisar a coleção “Se Liga Galera”, proposta pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro (SEAPEC/RJ) como estratégia voltada para a defesa agropecuária, baseada em políticas de erradicação e controle de doenças, alimentos seguros e agrotóxicos; e, avaliar a aceitação e percepção dos temas estudados entre educadores e educandos do Ensino Fundamental de escolas públicas rurais. O estudo também incluiu um terceiro objetivo, a saber, a capacitação dos professores, para que os conteúdos pudessem ser aplicados de forma interdisciplinar. A metodologia envolveu a inserção da coleção em disciplinas de escolas, aplicação de questionários e capacitação dos professores. Como resultado, foi possível observar um aumento do conhecimento dos professores na capacitação dos temas da coleção em 33,68%, receptividade e assimilação dos temas pelos alunos em 100,00%, e interesse pela inserção futura do conteúdo nas disciplinas ministradas em 97,22%. A pesquisa comprovou a utilidade da coleção como meio de conscientização de educadores e educandos, visando torná-los parceiros e multiplicadores dos temas abordados junto aos seus familiares e comunidade, e posteriormente, incentivando o público em geral a assumir o papel de coparticipação e corresponsabilidade em ações de defesa agropecuária, promovendo a saúde pública e o meio ambiente.Universidade Metodista de PiracicabaAntunes, Rosa MariaSanavria, ArgemiroSantos, Ana Cristina SouzaVita, Gilmar Ferreira2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de Campo (Artigo)application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/439410.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p195-217Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 195-2172238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4394/2408BrasilSéculo XXI; ContemporaneidadeEducação Sanitária; Defesa AgropecuáriaDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:07Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4394Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:07Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ
title Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ
spellingShingle Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ
Antunes, Rosa Maria
Educação; Educação Agrícola
Educação Sanitária. Zoonoses. Saúde Pública. Meio Ambiente.
title_short Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ
title_full Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ
title_fullStr Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ
title_full_unstemmed Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ
title_sort Educação sanitária: conhecimento e percepção de professores sobre o conteúdo da coleção “Se Liga Galera” proposta pela SEAPEC/RJ
author Antunes, Rosa Maria
author_facet Antunes, Rosa Maria
Sanavria, Argemiro
Santos, Ana Cristina Souza
Vita, Gilmar Ferreira
author_role author
author2 Sanavria, Argemiro
Santos, Ana Cristina Souza
Vita, Gilmar Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Rosa Maria
Sanavria, Argemiro
Santos, Ana Cristina Souza
Vita, Gilmar Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Agrícola
Educação Sanitária. Zoonoses. Saúde Pública. Meio Ambiente.
topic Educação; Educação Agrícola
Educação Sanitária. Zoonoses. Saúde Pública. Meio Ambiente.
description Os objetivos desta pesquisa foram analisar a coleção “Se Liga Galera”, proposta pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro (SEAPEC/RJ) como estratégia voltada para a defesa agropecuária, baseada em políticas de erradicação e controle de doenças, alimentos seguros e agrotóxicos; e, avaliar a aceitação e percepção dos temas estudados entre educadores e educandos do Ensino Fundamental de escolas públicas rurais. O estudo também incluiu um terceiro objetivo, a saber, a capacitação dos professores, para que os conteúdos pudessem ser aplicados de forma interdisciplinar. A metodologia envolveu a inserção da coleção em disciplinas de escolas, aplicação de questionários e capacitação dos professores. Como resultado, foi possível observar um aumento do conhecimento dos professores na capacitação dos temas da coleção em 33,68%, receptividade e assimilação dos temas pelos alunos em 100,00%, e interesse pela inserção futura do conteúdo nas disciplinas ministradas em 97,22%. A pesquisa comprovou a utilidade da coleção como meio de conscientização de educadores e educandos, visando torná-los parceiros e multiplicadores dos temas abordados junto aos seus familiares e comunidade, e posteriormente, incentivando o público em geral a assumir o papel de coparticipação e corresponsabilidade em ações de defesa agropecuária, promovendo a saúde pública e o meio ambiente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de Campo (Artigo)
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4394
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p195-217
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4394
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p195-217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4394/2408
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI; Contemporaneidade
Educação Sanitária; Defesa Agropecuária
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 195-217
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022285582336