The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, José Luis
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: de Souza, Edilson Fernandes, Costa, Marcos André Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/140
Resumo: A partir do paradigma da escola tradicional e algumas de suas características, como punição, disciplina, ordem, aprendizagem desprovida de significado social e, entre outras, tédio, tristeza e monotonia, este artigo tem por objetivo apresentar, de forma sucinta, categorias de análise que sinalizam uma prática pedagógica reencantada e que possam subsidiar a intervenção no chão da escola. Para corroborar levantamento crítico dessa escola, que se apresentou ao século 20 como tradicional, utilizou-se fontes bibliográficas que permitiram identificar os conteúdos vazios de significação, tanto para os estudantes como para os professores, e fontes que permitem enxergar a prática pedagógica vinculada à criatividade e autonomia. Como resultado dessas reflexões, compreende-se que a escola é uma instituição onde está em jogo a mediação constante e contínua e que não deve ser um espaço de pura e simples troca de ideias, mas de experiências significativas que estimulem o conhecimento técnico-pedagógico nas quais os atores envolvidos sintam alegria e prazer.
id METO-3_db1bf90faa741e118f6f406188829630
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/140
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of SchoolA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O REENCANTO NO CHÃO DA ESCOLAPrática Pedagógica, reencantamento, Princípios de Boas Práticas de Lazer.Prática Pedagógica; Reencantamento na Escola; Experiências Prazerosas.A partir do paradigma da escola tradicional e algumas de suas características, como punição, disciplina, ordem, aprendizagem desprovida de significado social e, entre outras, tédio, tristeza e monotonia, este artigo tem por objetivo apresentar, de forma sucinta, categorias de análise que sinalizam uma prática pedagógica reencantada e que possam subsidiar a intervenção no chão da escola. Para corroborar levantamento crítico dessa escola, que se apresentou ao século 20 como tradicional, utilizou-se fontes bibliográficas que permitiram identificar os conteúdos vazios de significação, tanto para os estudantes como para os professores, e fontes que permitem enxergar a prática pedagógica vinculada à criatividade e autonomia. Como resultado dessas reflexões, compreende-se que a escola é uma instituição onde está em jogo a mediação constante e contínua e que não deve ser um espaço de pura e simples troca de ideias, mas de experiências significativas que estimulem o conhecimento técnico-pedagógico nas quais os atores envolvidos sintam alegria e prazer.O presente estudo fornece uma análise e desenvolve ideias sobre a prática docente de professores do ensino fundamental. O objeto deste ensaio reside no reencantamento da prática pedagógica permeada pelos princípios das práticas de lazer. Sob análise qualitativa que partimos dos pilares subsidiados no guia metodológico e etnometodológico da caminhada, que aponta para o desvelamento de uma pedagogia do reencantamento. Tomamos como categorias centrais da práxis pedagógica a criatividade, a interdisciplinaridade, o diálogo, a autonomia e o respeito à diversidade cultural e da alegria/prazer. Essa reflexão permite reconhecer o reencantamento das práticas pedagógicas permeadas pelos princípios de lazer, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, construção e possibilidades de reconstrução do conhecimento, manifesto pela alegria/prazer de todos os intervenientes no processo ensino-aprendizagem.Universidade Metodista de PiracicabaCAPESSimões, José Luisde Souza, Edilson FernandesCosta, Marcos André Nunes2011-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/14010.15600/2238-121X/comunicacoes.v17n1p71-82Comunicações; v. 17, n. 1 (2010); 71-822238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/140/449Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T12:34:44Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/140Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T12:34:44Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O REENCANTO NO CHÃO DA ESCOLA
title The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School
spellingShingle The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School
Simões, José Luis
Prática Pedagógica, reencantamento, Princípios de Boas Práticas de Lazer.
Prática Pedagógica; Reencantamento na Escola; Experiências Prazerosas.
title_short The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School
title_full The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School
title_fullStr The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School
title_full_unstemmed The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School
title_sort The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School
author Simões, José Luis
author_facet Simões, José Luis
de Souza, Edilson Fernandes
Costa, Marcos André Nunes
author_role author
author2 de Souza, Edilson Fernandes
Costa, Marcos André Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, José Luis
de Souza, Edilson Fernandes
Costa, Marcos André Nunes
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica, reencantamento, Princípios de Boas Práticas de Lazer.
Prática Pedagógica; Reencantamento na Escola; Experiências Prazerosas.
topic Prática Pedagógica, reencantamento, Princípios de Boas Práticas de Lazer.
Prática Pedagógica; Reencantamento na Escola; Experiências Prazerosas.
description A partir do paradigma da escola tradicional e algumas de suas características, como punição, disciplina, ordem, aprendizagem desprovida de significado social e, entre outras, tédio, tristeza e monotonia, este artigo tem por objetivo apresentar, de forma sucinta, categorias de análise que sinalizam uma prática pedagógica reencantada e que possam subsidiar a intervenção no chão da escola. Para corroborar levantamento crítico dessa escola, que se apresentou ao século 20 como tradicional, utilizou-se fontes bibliográficas que permitiram identificar os conteúdos vazios de significação, tanto para os estudantes como para os professores, e fontes que permitem enxergar a prática pedagógica vinculada à criatividade e autonomia. Como resultado dessas reflexões, compreende-se que a escola é uma instituição onde está em jogo a mediação constante e contínua e que não deve ser um espaço de pura e simples troca de ideias, mas de experiências significativas que estimulem o conhecimento técnico-pedagógico nas quais os atores envolvidos sintam alegria e prazer.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/140
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v17n1p71-82
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/140
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v17n1p71-82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/140/449
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 17, n. 1 (2010); 71-82
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022617980928