A importância da pesquisa para o marketing educacional: estudo exploratório sobre uma Instituição de Ensino Superior de Bauru/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomaz, Washington Luiz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Teixeira, Kelen de Vasconcelos, Porém, Maria Eugênia
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
Texto Completo: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/126
Resumo: Este artigo teve como objetivo principal estudar a relação entre o curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior da rede privada da cidade de Bauru e o seu corpo discente. Estudo sobre a relevância do marketing educacional para a melhoria da qualidade do ensino em curso de graduação de administração de uma Instituição de Ensino Superior. Destaca-se a pesquisa como importante instrumento do marketing educacional, na medida em que oferece informações relevantes sobre o aluno – suas opiniões, percepções e níveis de satisfação. Com ela, uma Instituição de Ensino Superior poderá desenvolver e implementar ações estratégias que impactem na qualidade das suas atividades meio e atividades fins. Como forma de apoiar esse estudo, foi aplicada uma pesquisa quantitativa junto ao alunado do curso de Administração de uma Instituição Privada de Ensino Superior. Por meio de um questionário aplicado a 208 alunos do curso de Administração estudado foi possível detectar pontos relevantes que indicam um bom relacionamento deste com o seu corpo discente. Pode-se perceber que as opiniões e percepções dos alunos obtidas por meio desta pesquisa geraram resultados capazes de apoiar ações de marketing educacional e positivar estratégias de melhoria. Finalmente, pode-se inferir que a pesquisa é um instrumento de marketing educacional que conecta a IPES ao seu aluno e, com isso, a mesma poderá alinhar-se estrategicamente e pedagogicamente com ele, gerando um processo de ensino e aprendizagem de mais qualidade e uma prestação de serviços mais eficiente. 
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