A importância da pesquisa para o marketing educacional: estudo exploratório sobre uma Instituição de Ensino Superior de Bauru/SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
Texto Completo: | https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/126 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo principal estudar a relação entre o curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior da rede privada da cidade de Bauru e o seu corpo discente. Estudo sobre a relevância do marketing educacional para a melhoria da qualidade do ensino em curso de graduação de administração de uma Instituição de Ensino Superior. Destaca-se a pesquisa como importante instrumento do marketing educacional, na medida em que oferece informações relevantes sobre o aluno – suas opiniões, percepções e níveis de satisfação. Com ela, uma Instituição de Ensino Superior poderá desenvolver e implementar ações estratégias que impactem na qualidade das suas atividades meio e atividades fins. Como forma de apoiar esse estudo, foi aplicada uma pesquisa quantitativa junto ao alunado do curso de Administração de uma Instituição Privada de Ensino Superior. Por meio de um questionário aplicado a 208 alunos do curso de Administração estudado foi possível detectar pontos relevantes que indicam um bom relacionamento deste com o seu corpo discente. Pode-se perceber que as opiniões e percepções dos alunos obtidas por meio desta pesquisa geraram resultados capazes de apoiar ações de marketing educacional e positivar estratégias de melhoria. Finalmente, pode-se inferir que a pesquisa é um instrumento de marketing educacional que conecta a IPES ao seu aluno e, com isso, a mesma poderá alinhar-se estrategicamente e pedagogicamente com ele, gerando um processo de ensino e aprendizagem de mais qualidade e uma prestação de serviços mais eficiente. |
id |
METO-4_67790b535448b1662706b7191977cb6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/126 |
network_acronym_str |
METO-4 |
network_name_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da pesquisa para o marketing educacional: estudo exploratório sobre uma Instituição de Ensino Superior de Bauru/SPAdministração; MarketingMarketing; Marketing Educacional; Pesquisa; Instituição Privada de Ensino Superior.Este artigo teve como objetivo principal estudar a relação entre o curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior da rede privada da cidade de Bauru e o seu corpo discente. Estudo sobre a relevância do marketing educacional para a melhoria da qualidade do ensino em curso de graduação de administração de uma Instituição de Ensino Superior. Destaca-se a pesquisa como importante instrumento do marketing educacional, na medida em que oferece informações relevantes sobre o aluno – suas opiniões, percepções e níveis de satisfação. Com ela, uma Instituição de Ensino Superior poderá desenvolver e implementar ações estratégias que impactem na qualidade das suas atividades meio e atividades fins. Como forma de apoiar esse estudo, foi aplicada uma pesquisa quantitativa junto ao alunado do curso de Administração de uma Instituição Privada de Ensino Superior. Por meio de um questionário aplicado a 208 alunos do curso de Administração estudado foi possível detectar pontos relevantes que indicam um bom relacionamento deste com o seu corpo discente. Pode-se perceber que as opiniões e percepções dos alunos obtidas por meio desta pesquisa geraram resultados capazes de apoiar ações de marketing educacional e positivar estratégias de melhoria. Finalmente, pode-se inferir que a pesquisa é um instrumento de marketing educacional que conecta a IPES ao seu aluno e, com isso, a mesma poderá alinhar-se estrategicamente e pedagogicamente com ele, gerando um processo de ensino e aprendizagem de mais qualidade e uma prestação de serviços mais eficiente. Universidade Metodista de PiracicabaTomaz, Washington LuizTeixeira, Kelen de VasconcelosPorém, Maria Eugênia2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/126Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 6, n. 1 (2016): JANEIRO - JUNHO DE 2016; 155 - 1832237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/126/99Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-01T05:19:00Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/126Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2016-07-01T05:19Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da pesquisa para o marketing educacional: estudo exploratório sobre uma Instituição de Ensino Superior de Bauru/SP |
title |
A importância da pesquisa para o marketing educacional: estudo exploratório sobre uma Instituição de Ensino Superior de Bauru/SP |
spellingShingle |
A importância da pesquisa para o marketing educacional: estudo exploratório sobre uma Instituição de Ensino Superior de Bauru/SP Tomaz, Washington Luiz Administração; Marketing Marketing; Marketing Educacional; Pesquisa; Instituição Privada de Ensino Superior. |
title_short |
A importância da pesquisa para o marketing educacional: estudo exploratório sobre uma Instituição de Ensino Superior de Bauru/SP |
title_full |
A importância da pesquisa para o marketing educacional: estudo exploratório sobre uma Instituição de Ensino Superior de Bauru/SP |
title_fullStr |
A importância da pesquisa para o marketing educacional: estudo exploratório sobre uma Instituição de Ensino Superior de Bauru/SP |
title_full_unstemmed |
A importância da pesquisa para o marketing educacional: estudo exploratório sobre uma Instituição de Ensino Superior de Bauru/SP |
title_sort |
A importância da pesquisa para o marketing educacional: estudo exploratório sobre uma Instituição de Ensino Superior de Bauru/SP |
author |
Tomaz, Washington Luiz |
author_facet |
Tomaz, Washington Luiz Teixeira, Kelen de Vasconcelos Porém, Maria Eugênia |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Kelen de Vasconcelos Porém, Maria Eugênia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomaz, Washington Luiz Teixeira, Kelen de Vasconcelos Porém, Maria Eugênia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Marketing Marketing; Marketing Educacional; Pesquisa; Instituição Privada de Ensino Superior. |
topic |
Administração; Marketing Marketing; Marketing Educacional; Pesquisa; Instituição Privada de Ensino Superior. |
description |
Este artigo teve como objetivo principal estudar a relação entre o curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior da rede privada da cidade de Bauru e o seu corpo discente. Estudo sobre a relevância do marketing educacional para a melhoria da qualidade do ensino em curso de graduação de administração de uma Instituição de Ensino Superior. Destaca-se a pesquisa como importante instrumento do marketing educacional, na medida em que oferece informações relevantes sobre o aluno – suas opiniões, percepções e níveis de satisfação. Com ela, uma Instituição de Ensino Superior poderá desenvolver e implementar ações estratégias que impactem na qualidade das suas atividades meio e atividades fins. Como forma de apoiar esse estudo, foi aplicada uma pesquisa quantitativa junto ao alunado do curso de Administração de uma Instituição Privada de Ensino Superior. Por meio de um questionário aplicado a 208 alunos do curso de Administração estudado foi possível detectar pontos relevantes que indicam um bom relacionamento deste com o seu corpo discente. Pode-se perceber que as opiniões e percepções dos alunos obtidas por meio desta pesquisa geraram resultados capazes de apoiar ações de marketing educacional e positivar estratégias de melhoria. Finalmente, pode-se inferir que a pesquisa é um instrumento de marketing educacional que conecta a IPES ao seu aluno e, com isso, a mesma poderá alinhar-se estrategicamente e pedagogicamente com ele, gerando um processo de ensino e aprendizagem de mais qualidade e uma prestação de serviços mais eficiente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/126 |
url |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/126/99 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 6, n. 1 (2016): JANEIRO - JUNHO DE 2016; 155 - 183 2237-5422 reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
collection |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
vrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br |
_version_ |
1776751316555530240 |