AGORA EU, CORPO, SINTO, PENSO E EVIDENCIO – A PRESENÇA DO DUALISMO E RACIONALISMO NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: C., Celeste Pánik
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1130
Resumo: Esta pesquisa tem como foco central o estudo sobre a situação do aspecto corporal e do movimento humano no sistema educacional brasileiro. Para desenvolver esta temática foram utilizados três grandes pilares de diferentes áreas do conhecimento, mas articuladas entre si; elas são: Filosofia, Educação Física e Educação. Partindo de uma concepção filosófica, foram analisados diversos temas em relação ao corpo e à situação deste em relação às estruturas educacionais existentes, utilizando especialmente a condição atual da Educação Física escolar como suporte para realizar esta análise. Tendo como hipótese inicial que o dualismo e o racionalismo representam a base estruturante do âmbito educacional e que, a partir disto, ocorre uma crescente diminuição na importância do corpo e do seu movimento nas estruturas educacionais, foram tecidas reflexões e discussões subseqüentes durante o desenvolvimento do trabalho. Delineada por levantamento bibliográfico e documental, contendo descrição, exploração e análises dos documentos oficiais da Educação brasileira e respaldada por autores de referência das áreas citadas, a pesquisa apresenta um desenvolvimento de idéias que convergem tanto para a superação da visão dualista humana (que divide em pólos opostos e intransponíveis corpo e alma, corpo e mente), como para um sistema que preconiza o pleno desenvolvimento humano.(AU)
id METODISTA_32ced9a17bc46cd784905c03b2b02e5f
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1130
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling AGORA EU, CORPO, SINTO, PENSO E EVIDENCIO – A PRESENÇA DO DUALISMO E RACIONALISMO NA EDUCAÇÃOFilosofiaEducação FísicaCorpoDualismoEducaçãoSer humano integralRacionalismoPhilosophyPhysical EducationBodyDualismEducationComprehensive human beingRationalismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa tem como foco central o estudo sobre a situação do aspecto corporal e do movimento humano no sistema educacional brasileiro. Para desenvolver esta temática foram utilizados três grandes pilares de diferentes áreas do conhecimento, mas articuladas entre si; elas são: Filosofia, Educação Física e Educação. Partindo de uma concepção filosófica, foram analisados diversos temas em relação ao corpo e à situação deste em relação às estruturas educacionais existentes, utilizando especialmente a condição atual da Educação Física escolar como suporte para realizar esta análise. Tendo como hipótese inicial que o dualismo e o racionalismo representam a base estruturante do âmbito educacional e que, a partir disto, ocorre uma crescente diminuição na importância do corpo e do seu movimento nas estruturas educacionais, foram tecidas reflexões e discussões subseqüentes durante o desenvolvimento do trabalho. Delineada por levantamento bibliográfico e documental, contendo descrição, exploração e análises dos documentos oficiais da Educação brasileira e respaldada por autores de referência das áreas citadas, a pesquisa apresenta um desenvolvimento de idéias que convergem tanto para a superação da visão dualista humana (que divide em pólos opostos e intransponíveis corpo e alma, corpo e mente), como para um sistema que preconiza o pleno desenvolvimento humano.(AU)This research has as central focus the study about the situation of the body aspect and the human movement in the Brazilian educational system. To develop this thematic had been used three big pillars of different knowledge areas, but articulated between them; they are: Philosophy, Physical Education and Education. From a philosophical vision, they had been analyzed many subjects about the body and the situation of this one with the educational structures that exists, using especially the actual condition of Physical Education at School as support to accomplish this analysis. Having as an initial base the dualism and the rationalism represents the structural base of the educational scope, from this point, happen an increase in the reduction of the importance of the body and its movement in the educational structures was made reflections and discussions during the work development. Described for bibliographical and documentary survey, with description, exploration and analysis of official documents of the Brazilian education and endorsed by the authors of the reference from the related areas, this research presents a development of ideas that converge as much for the overcoming dualist human being vision, (that divides in opposing and not transposable polar regions body and soul, body and mind), as for a system that praises the full human development.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlmeida, Jane Soares deCPF:13258852520http://lattes.cnpq.br/0927807073677027Almeida, Danilo Di Manno deCPF:12348989232http://lattes.cnpq.br/3222432876274239Souza Neto, Samuel deCPF:31654123123http://lattes.cnpq.br/7352600571268275C., Celeste Pánik2016-08-03T16:16:11Z2009-07-132009-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfC., Celeste Pánik. AGORA EU, CORPO, SINTO, PENSO E EVIDENCIO – A PRESENÇA DO DUALISMO E RACIONALISMO NA EDUCAÇÃO. 2009. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:44Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1130Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:44Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv AGORA EU, CORPO, SINTO, PENSO E EVIDENCIO – A PRESENÇA DO DUALISMO E RACIONALISMO NA EDUCAÇÃO
title AGORA EU, CORPO, SINTO, PENSO E EVIDENCIO – A PRESENÇA DO DUALISMO E RACIONALISMO NA EDUCAÇÃO
spellingShingle AGORA EU, CORPO, SINTO, PENSO E EVIDENCIO – A PRESENÇA DO DUALISMO E RACIONALISMO NA EDUCAÇÃO
C., Celeste Pánik
Filosofia
Educação Física
Corpo
Dualismo
Educação
Ser humano integral
Racionalismo
Philosophy
Physical Education
Body
Dualism
Education
Comprehensive human being
Rationalism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short AGORA EU, CORPO, SINTO, PENSO E EVIDENCIO – A PRESENÇA DO DUALISMO E RACIONALISMO NA EDUCAÇÃO
title_full AGORA EU, CORPO, SINTO, PENSO E EVIDENCIO – A PRESENÇA DO DUALISMO E RACIONALISMO NA EDUCAÇÃO
title_fullStr AGORA EU, CORPO, SINTO, PENSO E EVIDENCIO – A PRESENÇA DO DUALISMO E RACIONALISMO NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed AGORA EU, CORPO, SINTO, PENSO E EVIDENCIO – A PRESENÇA DO DUALISMO E RACIONALISMO NA EDUCAÇÃO
title_sort AGORA EU, CORPO, SINTO, PENSO E EVIDENCIO – A PRESENÇA DO DUALISMO E RACIONALISMO NA EDUCAÇÃO
author C., Celeste Pánik
author_facet C., Celeste Pánik
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Jane Soares de
CPF:13258852520
http://lattes.cnpq.br/0927807073677027
Almeida, Danilo Di Manno de
CPF:12348989232
http://lattes.cnpq.br/3222432876274239
Souza Neto, Samuel de
CPF:31654123123
http://lattes.cnpq.br/7352600571268275
dc.contributor.author.fl_str_mv C., Celeste Pánik
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Educação Física
Corpo
Dualismo
Educação
Ser humano integral
Racionalismo
Philosophy
Physical Education
Body
Dualism
Education
Comprehensive human being
Rationalism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Filosofia
Educação Física
Corpo
Dualismo
Educação
Ser humano integral
Racionalismo
Philosophy
Physical Education
Body
Dualism
Education
Comprehensive human being
Rationalism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa tem como foco central o estudo sobre a situação do aspecto corporal e do movimento humano no sistema educacional brasileiro. Para desenvolver esta temática foram utilizados três grandes pilares de diferentes áreas do conhecimento, mas articuladas entre si; elas são: Filosofia, Educação Física e Educação. Partindo de uma concepção filosófica, foram analisados diversos temas em relação ao corpo e à situação deste em relação às estruturas educacionais existentes, utilizando especialmente a condição atual da Educação Física escolar como suporte para realizar esta análise. Tendo como hipótese inicial que o dualismo e o racionalismo representam a base estruturante do âmbito educacional e que, a partir disto, ocorre uma crescente diminuição na importância do corpo e do seu movimento nas estruturas educacionais, foram tecidas reflexões e discussões subseqüentes durante o desenvolvimento do trabalho. Delineada por levantamento bibliográfico e documental, contendo descrição, exploração e análises dos documentos oficiais da Educação brasileira e respaldada por autores de referência das áreas citadas, a pesquisa apresenta um desenvolvimento de idéias que convergem tanto para a superação da visão dualista humana (que divide em pólos opostos e intransponíveis corpo e alma, corpo e mente), como para um sistema que preconiza o pleno desenvolvimento humano.(AU)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-13
2009-03-18
2016-08-03T16:16:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv C., Celeste Pánik. AGORA EU, CORPO, SINTO, PENSO E EVIDENCIO – A PRESENÇA DO DUALISMO E RACIONALISMO NA EDUCAÇÃO. 2009. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1130
identifier_str_mv C., Celeste Pánik. AGORA EU, CORPO, SINTO, PENSO E EVIDENCIO – A PRESENÇA DO DUALISMO E RACIONALISMO NA EDUCAÇÃO. 2009. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999353577472