Reciprocidade entre indivíduo e organização e seus impactos sobre a satisfação e o comprometimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Andrea Duarte de Souza Correa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2033
Resumo: Reciprocidade indivíduo-organização e afetividade são dois fenômenos presentes na vida organizacional e que se tornaram tópicos de pesquisa no campo de estudos do comportamento organizacional. Esse estudo teve como objetivo reforçar as evidências empíricas acerca das relações entre cognições de troca indivíduo-organização e afetividade no contexto de trabalho. Para tanto, foram submetidas à teste empírico cinco hipóteses inspiradas em um estudo inédito desenvolvido por Siqueira (2002b). Contou-se com a utilização de um questionário composto por cinco escalas validadas, referentes as variáveis do estudo, que avaliaram percepção de suporte organizacional (PSO), percepção de reciprocidade organizacional (PRO), comprometimento organizacional normativo (CON), satisfação no trabalho (STR) e comprometimento organizacional afetivo (COA). Participaram 275 profissionais, sendo 183 pertencentes ao setor administrativo e 92 ao setor administrativo-acadêmico de uma Instituição de Ensino Superior, situada na região do Grande ABCD Paulista e com inserção no estado de São Paulo. OS participantes do estudo tinham idade média de 32 anos, sendo a maioria (58,2%) do sexo feminino, com escolaridade em nível superior (39,6%) e tempo médio de trabalho na organização de quatro anos. Os dados coletados foram organizados em um banco de dados eletrônico para tratamento estatístico, quando se utilizou o aplicativo SPSS (Statistical Package for the Social Scienses). Foram realizadas análises descritivas das variáveis e análises de correlação e de regressão múltipla para os testes das cinco hipóteses. Todas as hipóteses foram confirmadas. Conclui-se então, que o presente estudo reforça as proposições de Siqueira (2002b) acerca da pertinência de se considerar os três conceitos analisados (PSO, PRO E CON) como integrantes do esquema mental de reciprocidade. Ainda, os resultados do estudo reafirmam as evidências acerca da capacidade preditiva do EMR sobre satisfação no trabalho e comprometimento organizacional afetivo. Por fim, a análise dos dados aponta percepção de suporte organizacional como sendo o componente cognitivo do EMR com maior poder de influência sobre satisfação no trabalho e comprometimento organizacional afetivo. Portanto, cognições acerca das relações de troca social com organizações antecedem satisfação e comprometimento afetivo que, por sua vez, são importantes fatores a favor da organização, contribuindo para sua efetividade(AU)
id METODISTA_334368d51896b8c2a839b59d9a9aca3a
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2033
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Reciprocidade entre indivíduo e organização e seus impactos sobre a satisfação e o comprometimentoReciprocity between individual and organization and its impacts on satisfaction and commitmentsatisfação; reciprocidade; comportamento organizacionalsatisfaction; reciprocity; organizational behaviorCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOReciprocidade indivíduo-organização e afetividade são dois fenômenos presentes na vida organizacional e que se tornaram tópicos de pesquisa no campo de estudos do comportamento organizacional. Esse estudo teve como objetivo reforçar as evidências empíricas acerca das relações entre cognições de troca indivíduo-organização e afetividade no contexto de trabalho. Para tanto, foram submetidas à teste empírico cinco hipóteses inspiradas em um estudo inédito desenvolvido por Siqueira (2002b). Contou-se com a utilização de um questionário composto por cinco escalas validadas, referentes as variáveis do estudo, que avaliaram percepção de suporte organizacional (PSO), percepção de reciprocidade organizacional (PRO), comprometimento organizacional normativo (CON), satisfação no trabalho (STR) e comprometimento organizacional afetivo (COA). Participaram 275 profissionais, sendo 183 pertencentes ao setor administrativo e 92 ao setor administrativo-acadêmico de uma Instituição de Ensino Superior, situada na região do Grande ABCD Paulista e com inserção no estado de São Paulo. OS participantes do estudo tinham idade média de 32 anos, sendo a maioria (58,2%) do sexo feminino, com escolaridade em nível superior (39,6%) e tempo médio de trabalho na organização de quatro anos. Os dados coletados foram organizados em um banco de dados eletrônico para tratamento estatístico, quando se utilizou o aplicativo SPSS (Statistical Package for the Social Scienses). Foram realizadas análises descritivas das variáveis e análises de correlação e de regressão múltipla para os testes das cinco hipóteses. Todas as hipóteses foram confirmadas. Conclui-se então, que o presente estudo reforça as proposições de Siqueira (2002b) acerca da pertinência de se considerar os três conceitos analisados (PSO, PRO E CON) como integrantes do esquema mental de reciprocidade. Ainda, os resultados do estudo reafirmam as evidências acerca da capacidade preditiva do EMR sobre satisfação no trabalho e comprometimento organizacional afetivo. Por fim, a análise dos dados aponta percepção de suporte organizacional como sendo o componente cognitivo do EMR com maior poder de influência sobre satisfação no trabalho e comprometimento organizacional afetivo. Portanto, cognições acerca das relações de troca social com organizações antecedem satisfação e comprometimento afetivo que, por sua vez, são importantes fatores a favor da organização, contribuindo para sua efetividade(AU)Individual-organization reciprocity and affectivity are two phenomena present in organizational life and which have become research topics in the field of studies of organizational behavior. This study aimed to reinforce the empirical evidence about the relationships between individual-organization exchange cognitions and affectivity in the work context. For this purpose, five hypotheses inspired by an unprecedented study developed by Siqueira (2002b) were submitted to the empirical test. We counted on the use of a questionnaire composed of five validated scales, referring to the study variables, which assessed perception of organizational support (PSO), perception of organizational reciprocity (PRO), normative organizational commitment (CON), job satisfaction ( STR) and affective organizational commitment (COA). 275 professionals participated, 183 belonging to the administrative sector and 92 to the administrative-academic sector of a Higher Education Institution, located in the Greater ABCD Paulista region and located in the state of São Paulo. The study participants had an average age of 32 years, the majority (58.2%) being female, with higher education (39.6%) and average working time in the organization for four years. The collected data were organized in an electronic database for statistical treatment, when the SPSS (Statistical Package for the Social Scienses) application was used. Descriptive analyzes of the variables and analyzes of correlation and multiple regression were performed for the tests of the five hypotheses. All hypotheses have been confirmed. It is concluded, then, that the present study reinforces the propositions of Siqueira (2002b) about the pertinence of considering the three analyzed concepts (PSO, PRO AND CON) as part of the mental reciprocity scheme. Still, the results of the study reaffirm the evidence about the predictive capacity of the EMR on job satisfaction and affective organizational commitment. Finally, the data analysis points to the perception of organizational support as being the cognitive component of EMR with the greatest power of influence on job satisfaction and affective organizational commitment. Therefore, cognitions about social exchange relationships with organizations precede satisfaction and affective commitment, which, in turn, are important factors in favor of the organization, contributing to its effectiveness (AU)Universidade Metodista de Sao PauloAdministracao::Programa de Pos Graduacao em AdministracaoBrasilIMSAdministracaoSiqueira, Mirlene Maria MartinsLeite, Andrea Duarte de Souza Correa2021-01-27T20:38:22Z2003-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLeite, Andrea Duarte de Souza Correa. Reciprocidade entre indivíduo e organização e seus impactos sobre a satisfação e o comprometimento. 2003. 105 folhas. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2021-01-27T20:38:23Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2033Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2021-01-27T20:38:23Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Reciprocidade entre indivíduo e organização e seus impactos sobre a satisfação e o comprometimento
Reciprocity between individual and organization and its impacts on satisfaction and commitment
title Reciprocidade entre indivíduo e organização e seus impactos sobre a satisfação e o comprometimento
spellingShingle Reciprocidade entre indivíduo e organização e seus impactos sobre a satisfação e o comprometimento
Leite, Andrea Duarte de Souza Correa
satisfação; reciprocidade; comportamento organizacional
satisfaction; reciprocity; organizational behavior
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Reciprocidade entre indivíduo e organização e seus impactos sobre a satisfação e o comprometimento
title_full Reciprocidade entre indivíduo e organização e seus impactos sobre a satisfação e o comprometimento
title_fullStr Reciprocidade entre indivíduo e organização e seus impactos sobre a satisfação e o comprometimento
title_full_unstemmed Reciprocidade entre indivíduo e organização e seus impactos sobre a satisfação e o comprometimento
title_sort Reciprocidade entre indivíduo e organização e seus impactos sobre a satisfação e o comprometimento
author Leite, Andrea Duarte de Souza Correa
author_facet Leite, Andrea Duarte de Souza Correa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Mirlene Maria Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Andrea Duarte de Souza Correa
dc.subject.por.fl_str_mv satisfação; reciprocidade; comportamento organizacional
satisfaction; reciprocity; organizational behavior
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic satisfação; reciprocidade; comportamento organizacional
satisfaction; reciprocity; organizational behavior
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Reciprocidade indivíduo-organização e afetividade são dois fenômenos presentes na vida organizacional e que se tornaram tópicos de pesquisa no campo de estudos do comportamento organizacional. Esse estudo teve como objetivo reforçar as evidências empíricas acerca das relações entre cognições de troca indivíduo-organização e afetividade no contexto de trabalho. Para tanto, foram submetidas à teste empírico cinco hipóteses inspiradas em um estudo inédito desenvolvido por Siqueira (2002b). Contou-se com a utilização de um questionário composto por cinco escalas validadas, referentes as variáveis do estudo, que avaliaram percepção de suporte organizacional (PSO), percepção de reciprocidade organizacional (PRO), comprometimento organizacional normativo (CON), satisfação no trabalho (STR) e comprometimento organizacional afetivo (COA). Participaram 275 profissionais, sendo 183 pertencentes ao setor administrativo e 92 ao setor administrativo-acadêmico de uma Instituição de Ensino Superior, situada na região do Grande ABCD Paulista e com inserção no estado de São Paulo. OS participantes do estudo tinham idade média de 32 anos, sendo a maioria (58,2%) do sexo feminino, com escolaridade em nível superior (39,6%) e tempo médio de trabalho na organização de quatro anos. Os dados coletados foram organizados em um banco de dados eletrônico para tratamento estatístico, quando se utilizou o aplicativo SPSS (Statistical Package for the Social Scienses). Foram realizadas análises descritivas das variáveis e análises de correlação e de regressão múltipla para os testes das cinco hipóteses. Todas as hipóteses foram confirmadas. Conclui-se então, que o presente estudo reforça as proposições de Siqueira (2002b) acerca da pertinência de se considerar os três conceitos analisados (PSO, PRO E CON) como integrantes do esquema mental de reciprocidade. Ainda, os resultados do estudo reafirmam as evidências acerca da capacidade preditiva do EMR sobre satisfação no trabalho e comprometimento organizacional afetivo. Por fim, a análise dos dados aponta percepção de suporte organizacional como sendo o componente cognitivo do EMR com maior poder de influência sobre satisfação no trabalho e comprometimento organizacional afetivo. Portanto, cognições acerca das relações de troca social com organizações antecedem satisfação e comprometimento afetivo que, por sua vez, são importantes fatores a favor da organização, contribuindo para sua efetividade(AU)
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-11-25
2021-01-27T20:38:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Leite, Andrea Duarte de Souza Correa. Reciprocidade entre indivíduo e organização e seus impactos sobre a satisfação e o comprometimento. 2003. 105 folhas. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2033
identifier_str_mv Leite, Andrea Duarte de Souza Correa. Reciprocidade entre indivíduo e organização e seus impactos sobre a satisfação e o comprometimento. 2003. 105 folhas. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
Brasil
IMS
Administracao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
Brasil
IMS
Administracao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602005805465600