Morte de Deus na filosofia de Nietzsche: contribuições de uma perspectiva pós-metafísica para pensar a linguagem da religião
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2278 |
Resumo: | Este trabalho visa contribuir com uma reflexão acerca da linguagem da religião em uma perspectiva pós-metafísica. Parte-se da sentença proferida por Nietzsche acerca da morte de Deus, vista aqui como uma metáfora que o filósofo utilizou para se referir a um evento na cultura humana ocidental. Seus sentidos são descritos como uma desconfiança à crença na verdade e à metafísica, enquanto fundamentos de valores morais e conceitos racionais peremptórios. A crítica de Nietzsche à religião cristã é considerada em sua especificidade nos escritos do filósofo nos quais desfere seus ataques aos valores nela engendrados que, a seu ver, negam a vida em nome da crença na verdade. Ao final, retorna-se a um texto de juventude de Nietzsche no qual o ceticismo sobre a verdade aparece na forma de uma análise da linguagem como metáfora. É porque a linguagem não corresponde à uma literalidade das experiências originárias que a verdade se revela ficcional, em outras palavras, a linguagem é metáfora. A influência de Nietzsche sentiu-se em teólogos e filósofos do século XX, que recepcionando positivamente sua sentença, a utilizaram para compreender a religião como linguagem. Se a religião é linguagem, sua linguagem também é metáfora. Por isso, concluindo, propõe-se uma filosofia da religião em perspectiva pós-metafísica que considere a religião nesse sentido. (AU) |
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Morte de Deus na filosofia de Nietzsche: contribuições de uma perspectiva pós-metafísica para pensar a linguagem da religiãoDeath of God in Nietzsche’s philosophy : contributions from a post-metaphysical perspective to think about the language of religionNietzsche; morte de Deus; religião; linguagem; metáforaNietzsche; death of God; religion; language; metaphorCIENCIAS HUMANASEste trabalho visa contribuir com uma reflexão acerca da linguagem da religião em uma perspectiva pós-metafísica. Parte-se da sentença proferida por Nietzsche acerca da morte de Deus, vista aqui como uma metáfora que o filósofo utilizou para se referir a um evento na cultura humana ocidental. Seus sentidos são descritos como uma desconfiança à crença na verdade e à metafísica, enquanto fundamentos de valores morais e conceitos racionais peremptórios. A crítica de Nietzsche à religião cristã é considerada em sua especificidade nos escritos do filósofo nos quais desfere seus ataques aos valores nela engendrados que, a seu ver, negam a vida em nome da crença na verdade. Ao final, retorna-se a um texto de juventude de Nietzsche no qual o ceticismo sobre a verdade aparece na forma de uma análise da linguagem como metáfora. É porque a linguagem não corresponde à uma literalidade das experiências originárias que a verdade se revela ficcional, em outras palavras, a linguagem é metáfora. A influência de Nietzsche sentiu-se em teólogos e filósofos do século XX, que recepcionando positivamente sua sentença, a utilizaram para compreender a religião como linguagem. Se a religião é linguagem, sua linguagem também é metáfora. Por isso, concluindo, propõe-se uma filosofia da religião em perspectiva pós-metafísica que considere a religião nesse sentido. (AU)This work aims to contribute with a reflection about the language of religion in a post-metaphysical perspective. It starts with the sentence pronounced by Nietzsche about the death of God, here seen as a metaphor that the philosopher used to refer to an event in Western human culture. Its senses are described as a distrust of the belief in truth and metaphysics, as foundations of moral values and peremptory rational concepts. Nietzsche’s criticism of the Christian religion is considered in its specificity in the philosopher’s writings in which he attacks the values engendered in it that, in his view, deny life in the name of belief in truth. At the end, we return to a text from Nietzsche’s youth in which skepticism about truth appears in the form of an analysis of language as metaphor. It is because language does not correspond to the literality of original experiences that truth turns out to be fictional, in other words, language is metaphor. Nietzsche’s influence was felt in theologians and philosophers of the 20th century, who positively received his sentence and used it to understand religion as language. If religion is language, its language is also metaphor. Therefore, in conclusion, a philosophy of religion is proposed in a post-metaphysical perspective that considers religion in this sense.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoCarneiro, Marcelo da SilvaRuzza , AntônioSouza , Vitor Chaves deSilva, André Luiz Alves da2023-05-02T12:55:08Z2023-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, André Luiz Alves da. Morte de Deus na filosofia de Nietzsche: contribuições de uma perspectiva pós-metafísica para pensar a linguagem da religião. 2023. 181 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sáo Bernardo do Campo, 2023.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2023-05-02T12:55:08Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2278Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2023-05-02T12:55:08Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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