CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO, CONTRAPOSIÇÃO À PEDAGOGIA DE LATA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fasano, Edson
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1190
Resumo: O trabalho, resultado de uma pesquisa qualitativa em educação, procurou refletir sobre o potencial contra-hegemônico do Centro Educacional Unificado (CEU) em relação aos princípios neoliberais em educação, também, denominados de "Pedagogia de Lata". Apresenta-se um estudo bibliográfico sobre a política neoliberal em educação, comparando-a às experiências vivenciadas pela Secretaria de Educação do município de São Paulo durante os anos 90. Analisa-se a proposta da Escola Cidadã, identificando seus princípios com os do projeto do CEU. Foram realizadas entrevistas abertas com protagonistas do projeto, objetivando a análise do processo instituinte. Constatou-se que o projeto, inicialmente contra-hegemônico, passou por um dialético processo instituinte, sendo depois descaracterizado pela gestão municipal paulistana iniciada em 2005.
id METODISTA_759a4244ccc730cc7f472d46280b16c1
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1190
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO, CONTRAPOSIÇÃO À PEDAGOGIA DE LATACounter - Hegemonic potential of the unified educational centerdialéticaCEUcontra-hegemônico"pedagogia de lata"escola cidadã.dialectisCEUcounter-hegemonicTin PedagogyCitizen School.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO trabalho, resultado de uma pesquisa qualitativa em educação, procurou refletir sobre o potencial contra-hegemônico do Centro Educacional Unificado (CEU) em relação aos princípios neoliberais em educação, também, denominados de "Pedagogia de Lata". Apresenta-se um estudo bibliográfico sobre a política neoliberal em educação, comparando-a às experiências vivenciadas pela Secretaria de Educação do município de São Paulo durante os anos 90. Analisa-se a proposta da Escola Cidadã, identificando seus princípios com os do projeto do CEU. Foram realizadas entrevistas abertas com protagonistas do projeto, objetivando a análise do processo instituinte. Constatou-se que o projeto, inicialmente contra-hegemônico, passou por um dialético processo instituinte, sendo depois descaracterizado pela gestão municipal paulistana iniciada em 2005.This paper, which results from a qualitative research on education, intended to reflect on the counter-hegemonic potential of the Unified Educational Center (Centro Educacional Unificado CEU) compared to neoliberal principles on education, also called Tin Pedagogy. There is a bibliographic study of the neoliberal educational policy which is compared to experiences developed by the Department of Education of São Paulo municipality in the nineties. The paper analyses the proposal of the Citizen School school that aimed to develop citizenship (Escola Cidadã) identifying its principles with those of the CEU proposal. Open interviews were conducted with protagonists of the project, in order to analyse the institution process. It was observed that the project, first counter-hegemonic, was submitted to a dialetic institution process. Afterwards it lost their characteristics under the municipal administration of São Paulo in 2005.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Santos Neto, Elydio dosCPF:00000000554'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0'Romão, José EustaquioCPF:49853265300http://lattes.cnpq.br/6041577120476064Fasano, Edson2016-08-03T16:16:23Z2011-04-072006-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFASANO, Edson. Counter - Hegemonic potential of the unified educational center. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:18Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1190Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:18Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO, CONTRAPOSIÇÃO À PEDAGOGIA DE LATA
Counter - Hegemonic potential of the unified educational center
title CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO, CONTRAPOSIÇÃO À PEDAGOGIA DE LATA
spellingShingle CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO, CONTRAPOSIÇÃO À PEDAGOGIA DE LATA
Fasano, Edson
dialética
CEU
contra-hegemônico
"pedagogia de lata"
escola cidadã.
dialectis
CEU
counter-hegemonic
Tin Pedagogy
Citizen School.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO, CONTRAPOSIÇÃO À PEDAGOGIA DE LATA
title_full CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO, CONTRAPOSIÇÃO À PEDAGOGIA DE LATA
title_fullStr CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO, CONTRAPOSIÇÃO À PEDAGOGIA DE LATA
title_full_unstemmed CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO, CONTRAPOSIÇÃO À PEDAGOGIA DE LATA
title_sort CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO, CONTRAPOSIÇÃO À PEDAGOGIA DE LATA
author Fasano, Edson
author_facet Fasano, Edson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Maria Leila
CPF:49525250550
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
Santos Neto, Elydio dos
CPF:00000000554
'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0'
Romão, José Eustaquio
CPF:49853265300
http://lattes.cnpq.br/6041577120476064
dc.contributor.author.fl_str_mv Fasano, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv dialética
CEU
contra-hegemônico
"pedagogia de lata"
escola cidadã.
dialectis
CEU
counter-hegemonic
Tin Pedagogy
Citizen School.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic dialética
CEU
contra-hegemônico
"pedagogia de lata"
escola cidadã.
dialectis
CEU
counter-hegemonic
Tin Pedagogy
Citizen School.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O trabalho, resultado de uma pesquisa qualitativa em educação, procurou refletir sobre o potencial contra-hegemônico do Centro Educacional Unificado (CEU) em relação aos princípios neoliberais em educação, também, denominados de "Pedagogia de Lata". Apresenta-se um estudo bibliográfico sobre a política neoliberal em educação, comparando-a às experiências vivenciadas pela Secretaria de Educação do município de São Paulo durante os anos 90. Analisa-se a proposta da Escola Cidadã, identificando seus princípios com os do projeto do CEU. Foram realizadas entrevistas abertas com protagonistas do projeto, objetivando a análise do processo instituinte. Constatou-se que o projeto, inicialmente contra-hegemônico, passou por um dialético processo instituinte, sendo depois descaracterizado pela gestão municipal paulistana iniciada em 2005.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-27
2011-04-07
2016-08-03T16:16:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FASANO, Edson. Counter - Hegemonic potential of the unified educational center. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1190
identifier_str_mv FASANO, Edson. Counter - Hegemonic potential of the unified educational center. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999792930816