Ansiedade e consumo de substâncias psicoativas em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Andressa Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1914
Resumo: Os objetivos deste estudo foram: relacionar o consumo de substâncias psicoativas e ansiedade, verificar os níveis de ansiedade e as substâncias psicoativas mais consumidas, e associar consumo de substâncias psicoativas e ansiedade entre estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade de Maceió. Os estudantes e as instituições que participaram da pesquisa foram selecionados por meio de amostragem não-probabilística por conveniência. Tratou-se de um estudo de delineamento correlacional. A amostra foi de 407 estudantes, com idade de 14 a 18 anos. A pesquisa foi realizada em sete escolas, sendo quatro da rede pública estadual e três da rede particular. Os participantes responderam a um questionário sócio-demográfico; à Escala de Ansiedade do Adolescente (EAA); e a um questionário sobre o consumo de substâncias psicoativas. Foi feita a análise das relações entre consumo de substâncias psicoativas e ansiedade por meio do teste qui-quadrado e exato de Fisher. O álcool foi a substância lícita mais consumida pelos estudantes, enquanto o solvente, a substância ilícita mais consumida por esse grupo. Os participantes apresentaram maior percentual no nível moderado: 28%. Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre o consumo de substâncias psicoativas e ansiedade nos adolescentes. O uso na vida de solventes (p=0,037) e energéticos (p=0,023); uso no ano de cigarro (p=0,043) e bebidas alcoólicas (p=0,007); e uso freqüente de bebidas alcoólicas (p<0,001) relacionou-se com ansiedade moderada. Houve diferença significativa entre consumo de substâncias psicoativas e ansiedade nos tipos de escola: Na escola pública, houve relação entre estudantes que disseram consumir cigarro na vida e no ano, e entre os que fizeram uso na vida de solventes e energéticos com ansiedade grave (p=0,022; p=0,003; p=0,010;p=0=0,44, respectivamente); e entre estudantes que afirmaram ter feito consumo freqüente de bebidas alcoólicas com ansiedade moderada (p=0,007). Na escola particular, houve relação entre estudantes consumiram bebidas alcoólicas no ano com ansiedade moderada (p=0,011). A pesquisa verificou a necessidade de se realizarem projetos de prevenção de drogas e promoção de saúde que visem aumentar a reflexão sobre o estilo de vida e ansiedade.(AU)
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Os participantes responderam a um questionário sócio-demográfico; à Escala de Ansiedade do Adolescente (EAA); e a um questionário sobre o consumo de substâncias psicoativas. Foi feita a análise das relações entre consumo de substâncias psicoativas e ansiedade por meio do teste qui-quadrado e exato de Fisher. O álcool foi a substância lícita mais consumida pelos estudantes, enquanto o solvente, a substância ilícita mais consumida por esse grupo. Os participantes apresentaram maior percentual no nível moderado: 28%. Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre o consumo de substâncias psicoativas e ansiedade nos adolescentes. O uso na vida de solventes (p=0,037) e energéticos (p=0,023); uso no ano de cigarro (p=0,043) e bebidas alcoólicas (p=0,007); e uso freqüente de bebidas alcoólicas (p<0,001) relacionou-se com ansiedade moderada. Houve diferença significativa entre consumo de substâncias psicoativas e ansiedade nos tipos de escola: Na escola pública, houve relação entre estudantes que disseram consumir cigarro na vida e no ano, e entre os que fizeram uso na vida de solventes e energéticos com ansiedade grave (p=0,022; p=0,003; p=0,010;p=0=0,44, respectivamente); e entre estudantes que afirmaram ter feito consumo freqüente de bebidas alcoólicas com ansiedade moderada (p=0,007). Na escola particular, houve relação entre estudantes consumiram bebidas alcoólicas no ano com ansiedade moderada (p=0,011). A pesquisa verificou a necessidade de se realizarem projetos de prevenção de drogas e promoção de saúde que visem aumentar a reflexão sobre o estilo de vida e ansiedade.(AU)The objectives of this study were: to relate psychoactive substance use and anxiety, to verify anxiety levels and the most consumed psychoactive substances, and to associate psychoactive substance use and anxiety among high school students from public and private schools in the city of Maceió. The students and institutions participating in the research were selected by non-probabilistic convenience sampling. It was a correlational design study. The sample consisted of 407 students, aged 14 to 18 years. The research was carried out in seven schools, four from the state public network and three from the private network. Participants answered a socio-demographic questionnaire; the Adolescent Anxiety Scale (EAA); and a questionnaire on psychoactive substance use. The relationship between psychoactive substance use and anxiety was analyzed by means of Fisher's chi-square and exact test. Alcohol was the most consumed licit substance by the students, while the solvent, the most consumed illicit substance by this group. Participants had a higher percentage at the moderate level: 28%. There was a statistically significant difference between psychoactive substance use and anxiety in adolescents. The lifetime use of solvents (p = 0.037) and energy sources (p = 0.023); use in the year of smoking (p = 0.043) and alcoholic beverages (p = 0.007); and frequent alcohol use (p <0.001) was related to moderate anxiety. There was a significant difference between psychoactive substance use and anxiety in school types: In the public school, there was a relationship between students who reported smoking in their lives and in the year, and between those who made use of solvents and energy drinks with severe anxiety (p = 0.022, p = 0.003, p = 0.010, p = 0 = 0.44, respectively); and among students who reported frequent consumption of alcohol with moderate anxiety (p = 0.007). In private school, there was a relationship between students consumed alcoholic beverages in the year with moderate anxiety (p = 0.011). The research verified the need to carry out drug prevention and health promotion projects that aim to increase reflection on lifestyle and anxiety. (AU)Universidade Metodista de Sao PauloPsicologia da Saude:Programa de Pos Graduacao em Psicologia da SaudeBrasilIMSPsicologia da SaudeResende, Manuel MorgadoCustodio , Eda MarconiInocente, Nancy JulietaLopes, Andressa Pereira2019-09-30T16:32:52Z2011-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLopes, Andressa Pereira. Ansiedade e consumo de substâncias psicoativas em adolescentes. 2011. 75 folhas. 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