PUBLICIDADE, IMAGINÁRIO E IDENTIDADES NACIONAIS: O FUTEBOL E A RELIGIOSIDADE EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabio Eloi de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/664
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar as interações entre a Publicidade, as Identidades Nacionais e o Imaginário. Para isto, foi estabelecido o objetivo de verificar a atuação da publicidade, enquanto processo comunicacional, como mediadora cultural por meio da conformação de vínculos de uma marca/produto com a representação de identidade cultural nacional de um povo, valendo-se da utilização de símbolos, mitos e de um discurso de pertencimento presentes no imaginário social. Para o alcance deste objetivo, foram assentadas as bases teóricas que estudam as temáticas: imaginário; identidades culturais e sociologia do esporte. No que diz respeito especificamente à publicidade, o estudo se concentrou nas interações da publicidade com o consumidor em que o objetivo final é estabelecer vínculos emocionais duradouros. As reflexões dos teóricos Gilbert Durand, Michel de Certeau, Stuart Hall, Raymond Williams, Eric Hobsbawm, Mário Filho, Édison Gastaldo, Kevin Roberts e Magali Cunha foram privilegiadas. A partir desse assento teórico foi possível desenvolver uma metodologia de caráter qualitativo por meio da Análise de Conteúdo em bases comparativas. A conclusão da pesquisa é que a publicidade se conecta ao imaginário social porque ela é mais um elemento da construção deste imaginário e, em função de ser um processo comunicacional, também se alimenta dele. Portanto, o publicitário (e consequentemente a publicidade) busca elementos na sua imaginação para criar e o seu repertório inclui aspectos como a identidade nacional e relações com a religiosidade popular. O produto final, midiatizado, vai fazer com que novos entendimentos sejam produzidos no imaginário social, ao mesmo tempo em que pode, também, apenas reforçar o entendimento já sedimentado acerca dessas representações.
id METODISTA_e707b05dcfc234856127d666f00e9f24
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/664
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling PUBLICIDADE, IMAGINÁRIO E IDENTIDADES NACIONAIS: O FUTEBOL E A RELIGIOSIDADE EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO.Adversiting Imagery and National identity: Football and Religiosity in Times of world CupAdversiting ImageryReligiosityFootballPublicidadePublicidade (Esportes)Religião (Esportes)ImaginárioComunicação social - Teses e dissertaçõesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEste trabalho se propõe a analisar as interações entre a Publicidade, as Identidades Nacionais e o Imaginário. Para isto, foi estabelecido o objetivo de verificar a atuação da publicidade, enquanto processo comunicacional, como mediadora cultural por meio da conformação de vínculos de uma marca/produto com a representação de identidade cultural nacional de um povo, valendo-se da utilização de símbolos, mitos e de um discurso de pertencimento presentes no imaginário social. Para o alcance deste objetivo, foram assentadas as bases teóricas que estudam as temáticas: imaginário; identidades culturais e sociologia do esporte. No que diz respeito especificamente à publicidade, o estudo se concentrou nas interações da publicidade com o consumidor em que o objetivo final é estabelecer vínculos emocionais duradouros. As reflexões dos teóricos Gilbert Durand, Michel de Certeau, Stuart Hall, Raymond Williams, Eric Hobsbawm, Mário Filho, Édison Gastaldo, Kevin Roberts e Magali Cunha foram privilegiadas. A partir desse assento teórico foi possível desenvolver uma metodologia de caráter qualitativo por meio da Análise de Conteúdo em bases comparativas. A conclusão da pesquisa é que a publicidade se conecta ao imaginário social porque ela é mais um elemento da construção deste imaginário e, em função de ser um processo comunicacional, também se alimenta dele. Portanto, o publicitário (e consequentemente a publicidade) busca elementos na sua imaginação para criar e o seu repertório inclui aspectos como a identidade nacional e relações com a religiosidade popular. O produto final, midiatizado, vai fazer com que novos entendimentos sejam produzidos no imaginário social, ao mesmo tempo em que pode, também, apenas reforçar o entendimento já sedimentado acerca dessas representações.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOCunha, Magali do NascimentoCPF:51654122156http://lattes.cnpq.br/1968477845967720Faro, José SalvadorCPF:23165451231http://lattes.cnpq.br/3848720494067039Hoff, TâniaCPF:21356987896Oliveira, Fabio Eloi de2016-08-03T12:29:48Z2013-07-192013-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Fabio Eloi de. Adversiting Imagery and National identity: Football and Religiosity in Times of world Cup. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:04:56Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/664Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:04:56Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv PUBLICIDADE, IMAGINÁRIO E IDENTIDADES NACIONAIS: O FUTEBOL E A RELIGIOSIDADE EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO.
Adversiting Imagery and National identity: Football and Religiosity in Times of world Cup
title PUBLICIDADE, IMAGINÁRIO E IDENTIDADES NACIONAIS: O FUTEBOL E A RELIGIOSIDADE EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO.
spellingShingle PUBLICIDADE, IMAGINÁRIO E IDENTIDADES NACIONAIS: O FUTEBOL E A RELIGIOSIDADE EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO.
Oliveira, Fabio Eloi de
Adversiting Imagery
Religiosity
Football
Publicidade
Publicidade (Esportes)
Religião (Esportes)
Imaginário
Comunicação social - Teses e dissertações
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short PUBLICIDADE, IMAGINÁRIO E IDENTIDADES NACIONAIS: O FUTEBOL E A RELIGIOSIDADE EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO.
title_full PUBLICIDADE, IMAGINÁRIO E IDENTIDADES NACIONAIS: O FUTEBOL E A RELIGIOSIDADE EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO.
title_fullStr PUBLICIDADE, IMAGINÁRIO E IDENTIDADES NACIONAIS: O FUTEBOL E A RELIGIOSIDADE EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO.
title_full_unstemmed PUBLICIDADE, IMAGINÁRIO E IDENTIDADES NACIONAIS: O FUTEBOL E A RELIGIOSIDADE EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO.
title_sort PUBLICIDADE, IMAGINÁRIO E IDENTIDADES NACIONAIS: O FUTEBOL E A RELIGIOSIDADE EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO.
author Oliveira, Fabio Eloi de
author_facet Oliveira, Fabio Eloi de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Magali do Nascimento
CPF:51654122156
http://lattes.cnpq.br/1968477845967720
Faro, José Salvador
CPF:23165451231
http://lattes.cnpq.br/3848720494067039
Hoff, Tânia
CPF:21356987896
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fabio Eloi de
dc.subject.por.fl_str_mv Adversiting Imagery
Religiosity
Football
Publicidade
Publicidade (Esportes)
Religião (Esportes)
Imaginário
Comunicação social - Teses e dissertações
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Adversiting Imagery
Religiosity
Football
Publicidade
Publicidade (Esportes)
Religião (Esportes)
Imaginário
Comunicação social - Teses e dissertações
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Este trabalho se propõe a analisar as interações entre a Publicidade, as Identidades Nacionais e o Imaginário. Para isto, foi estabelecido o objetivo de verificar a atuação da publicidade, enquanto processo comunicacional, como mediadora cultural por meio da conformação de vínculos de uma marca/produto com a representação de identidade cultural nacional de um povo, valendo-se da utilização de símbolos, mitos e de um discurso de pertencimento presentes no imaginário social. Para o alcance deste objetivo, foram assentadas as bases teóricas que estudam as temáticas: imaginário; identidades culturais e sociologia do esporte. No que diz respeito especificamente à publicidade, o estudo se concentrou nas interações da publicidade com o consumidor em que o objetivo final é estabelecer vínculos emocionais duradouros. As reflexões dos teóricos Gilbert Durand, Michel de Certeau, Stuart Hall, Raymond Williams, Eric Hobsbawm, Mário Filho, Édison Gastaldo, Kevin Roberts e Magali Cunha foram privilegiadas. A partir desse assento teórico foi possível desenvolver uma metodologia de caráter qualitativo por meio da Análise de Conteúdo em bases comparativas. A conclusão da pesquisa é que a publicidade se conecta ao imaginário social porque ela é mais um elemento da construção deste imaginário e, em função de ser um processo comunicacional, também se alimenta dele. Portanto, o publicitário (e consequentemente a publicidade) busca elementos na sua imaginação para criar e o seu repertório inclui aspectos como a identidade nacional e relações com a religiosidade popular. O produto final, midiatizado, vai fazer com que novos entendimentos sejam produzidos no imaginário social, ao mesmo tempo em que pode, também, apenas reforçar o entendimento já sedimentado acerca dessas representações.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-19
2013-04-22
2016-08-03T12:29:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabio Eloi de. Adversiting Imagery and National identity: Football and Religiosity in Times of world Cup. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/664
identifier_str_mv OLIVEIRA, Fabio Eloi de. Adversiting Imagery and National identity: Football and Religiosity in Times of world Cup. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601997004767232