A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabbadini, Luciana Guerreiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/631
Resumo: O atual contexto do segmento educacional, caracterizado pela proliferação de instituições de ensino superior privadas, pelo aumento do número de vagas, de opções de cursos oferecidos e pelo acirramento da concorrência, levou as instituições de ensino superior privadas à implantação de uma gestão mais competitiva. Diante desse cenário, as instituições de ensino superior iniciaram um processo mais estruturado e estratégico para divulgação de seus serviços, objetivando destacar-se da concorrência, tornar perceptíveis suas qualidades e diferenciais acadêmicos e mercadológicos para atrair seus públicos de interesse. Esta dissertação apresenta o cenário atual do segmento educacional superior no Brasil, os conceitos de marketing educacional, bem como de suas ferramentas. Inicia apreciando a apropriação de ferramentas de comunicação mercadológica pelo marketing educacional de instituições de ensino superior privadas e finaliza comparando os anúncios de três das dez maiores instituições de ensino superior paulista com os de três redes varejistas. Essa comparação, junto com a pesquisa bibliográfica, documentais e de análise de conteúdo, examinou a apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos varejistas nas mensagens das propagandas impressas das instituições de ensino superior do estado de São Paulo proporcionou identificar que todas as peças analisadas apresentavam em suas mensagens os mesmos aspectos mercadológicos do segmento varejista.
id METO_8f8b5a47909af61fdaa9cbb83e71a88a
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/631
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Tarsitano, Paulo RogérioCPF:16606095052http://lattes.cnpq.br/9706123951509221Cobra, Marcos Henrique NogueiraCPF:16446351534Garcia, Paulo RobertoCPF:26262626262http://lattes.cnpq.br/0614278349063629CPF:13687798836http://lattes.cnpq.br/1142910663536346Sabbadini, Luciana Guerreiro2016-08-03T12:29:34Z2012-07-032012-04-10SABBADINI, Luciana Guerreiro. A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/631Made available in DSpace on 2016-08-03T12:29:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCIANA GUERREIRO SABBADINI.pdf: 3146524 bytes, checksum: 7c4f064a206cdb00896e2913422c2d3c (MD5) Previous issue date: 2012-04-10O atual contexto do segmento educacional, caracterizado pela proliferação de instituições de ensino superior privadas, pelo aumento do número de vagas, de opções de cursos oferecidos e pelo acirramento da concorrência, levou as instituições de ensino superior privadas à implantação de uma gestão mais competitiva. Diante desse cenário, as instituições de ensino superior iniciaram um processo mais estruturado e estratégico para divulgação de seus serviços, objetivando destacar-se da concorrência, tornar perceptíveis suas qualidades e diferenciais acadêmicos e mercadológicos para atrair seus públicos de interesse. Esta dissertação apresenta o cenário atual do segmento educacional superior no Brasil, os conceitos de marketing educacional, bem como de suas ferramentas. Inicia apreciando a apropriação de ferramentas de comunicação mercadológica pelo marketing educacional de instituições de ensino superior privadas e finaliza comparando os anúncios de três das dez maiores instituições de ensino superior paulista com os de três redes varejistas. Essa comparação, junto com a pesquisa bibliográfica, documentais e de análise de conteúdo, examinou a apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos varejistas nas mensagens das propagandas impressas das instituições de ensino superior do estado de São Paulo proporcionou identificar que todas as peças analisadas apresentavam em suas mensagens os mesmos aspectos mercadológicos do segmento varejista.application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2113/LUCIANA%20GUERREIRO%20SABBADINI.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso ComunicacionaisComunicação mercadológicaInstituições de Ensino Superior, Marketing EducacionalPropagandaRelações PúblicasMarketing CommunicationHigher Education institutions, Educational MarketingAdvertisingPublic RelationsCNPQ::CIENCIAS HUMANASA PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILLUCIANA GUERREIRO SABBADINI.pdf.jpgLUCIANA GUERREIRO SABBADINI.pdf.jpgimage/jpeg1953http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/631/2/LUCIANA+GUERREIRO+SABBADINI.pdf.jpgb7953a04e27d830ab1ed1b218e55229fMD52ORIGINALLUCIANA GUERREIRO SABBADINI.pdfapplication/pdf3146524http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/631/1/LUCIANA+GUERREIRO+SABBADINI.pdf7c4f064a206cdb00896e2913422c2d3cMD51tede/6312016-08-03 15:03:05.728oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:03:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo
title A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo
spellingShingle A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo
Sabbadini, Luciana Guerreiro
Comunicação mercadológica
Instituições de Ensino Superior, Marketing Educacional
Propaganda
Relações Públicas
Marketing Communication
Higher Education institutions, Educational Marketing
Advertising
Public Relations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo
title_full A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo
title_fullStr A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo
title_full_unstemmed A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo
title_sort A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo
author Sabbadini, Luciana Guerreiro
author_facet Sabbadini, Luciana Guerreiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tarsitano, Paulo Rogério
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:16606095052
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9706123951509221
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cobra, Marcos Henrique Nogueira
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:16446351534
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Garcia, Paulo Roberto
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:26262626262
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0614278349063629
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:13687798836
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1142910663536346
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabbadini, Luciana Guerreiro
contributor_str_mv Tarsitano, Paulo Rogério
Cobra, Marcos Henrique Nogueira
Garcia, Paulo Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação mercadológica
Instituições de Ensino Superior, Marketing Educacional
Propaganda
Relações Públicas
topic Comunicação mercadológica
Instituições de Ensino Superior, Marketing Educacional
Propaganda
Relações Públicas
Marketing Communication
Higher Education institutions, Educational Marketing
Advertising
Public Relations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing Communication
Higher Education institutions, Educational Marketing
Advertising
Public Relations
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description O atual contexto do segmento educacional, caracterizado pela proliferação de instituições de ensino superior privadas, pelo aumento do número de vagas, de opções de cursos oferecidos e pelo acirramento da concorrência, levou as instituições de ensino superior privadas à implantação de uma gestão mais competitiva. Diante desse cenário, as instituições de ensino superior iniciaram um processo mais estruturado e estratégico para divulgação de seus serviços, objetivando destacar-se da concorrência, tornar perceptíveis suas qualidades e diferenciais acadêmicos e mercadológicos para atrair seus públicos de interesse. Esta dissertação apresenta o cenário atual do segmento educacional superior no Brasil, os conceitos de marketing educacional, bem como de suas ferramentas. Inicia apreciando a apropriação de ferramentas de comunicação mercadológica pelo marketing educacional de instituições de ensino superior privadas e finaliza comparando os anúncios de três das dez maiores instituições de ensino superior paulista com os de três redes varejistas. Essa comparação, junto com a pesquisa bibliográfica, documentais e de análise de conteúdo, examinou a apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos varejistas nas mensagens das propagandas impressas das instituições de ensino superior do estado de São Paulo proporcionou identificar que todas as peças analisadas apresentavam em suas mensagens os mesmos aspectos mercadológicos do segmento varejista.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-07-03
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T12:29:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SABBADINI, Luciana Guerreiro. A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/631
identifier_str_mv SABBADINI, Luciana Guerreiro. A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Processo Comunicacionais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/631/2/LUCIANA+GUERREIRO+SABBADINI.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/631/1/LUCIANA+GUERREIRO+SABBADINI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b7953a04e27d830ab1ed1b218e55229f
7c4f064a206cdb00896e2913422c2d3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079554733834240