PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Frederico Kauffmann
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1122
Resumo: Convivemos natural e socialmente com as diferenças, mesmo que de forma não apreendida, não aparente. Nesse contexto surge o estigma do deficiente, parte integrante de um grupo que foge aos padrões normais da sociedade e da natureza. E no convívio escolar essa diferença torna-se mais evidente gerando um desequilíbrio social, que as práticas pedagógicas tentam minimizar com a proposta da inclusão. As pesquisas acerca da educação inclusiva apontam experiências de professores(as) normais com alunos(as) com e sem deficiência que freqüentam o mesmo ambiente escolar. Observando essa realidade de outro ângulo, como se apresentam essas relações quando o(a) professor(a) é deficiente? Existem poucos trabalhos documentando essas experiências. Esta pesquisa pretende preencher essa lacuna, tendo como base a trajetória formativa de um professor com deficiência física, atuando no ensino superior, em conjunto com entrevistas de outros dois professores do ensino superior, também com deficiência física por meio das seguintes categorias: trajetórias no ensino básico, acesso e permanência no ensino superior, acesso ao mercado de trabalho, acesso e atuação como professor de ensino superior e inclusão. Objetivou-se assim, estabelecer uma reflexão sobre a inclusão profissional frente às dificuldades enfrentadas diariamente na escola. Na tentativa de explicitar as características e os atributos dos indivíduos com deficiência, em convívio com pessoas normais, utilizou-se como base teórica o apoio da estatística, especificamente da curva normal, em conjunto com a trajetória histórica e legislativa acerca do tema. Portanto, o estudo visa contribuir para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva promovendo a normalidade das diferenças.(AU)
id METODISTA_6725c4433908fdf28337a2f3fbd0739d
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1122
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARESTEACHERS WITH PHYSICAL DISABILITIES IN HIGHER EDUCATION: STUDY OF SCHOLAR TRAJECTORIESDeficiência físicaInclusãoProfessorEnsino superiorPhysical DisabilitiesInclusionTeacherHigher EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConvivemos natural e socialmente com as diferenças, mesmo que de forma não apreendida, não aparente. Nesse contexto surge o estigma do deficiente, parte integrante de um grupo que foge aos padrões normais da sociedade e da natureza. E no convívio escolar essa diferença torna-se mais evidente gerando um desequilíbrio social, que as práticas pedagógicas tentam minimizar com a proposta da inclusão. As pesquisas acerca da educação inclusiva apontam experiências de professores(as) normais com alunos(as) com e sem deficiência que freqüentam o mesmo ambiente escolar. Observando essa realidade de outro ângulo, como se apresentam essas relações quando o(a) professor(a) é deficiente? Existem poucos trabalhos documentando essas experiências. Esta pesquisa pretende preencher essa lacuna, tendo como base a trajetória formativa de um professor com deficiência física, atuando no ensino superior, em conjunto com entrevistas de outros dois professores do ensino superior, também com deficiência física por meio das seguintes categorias: trajetórias no ensino básico, acesso e permanência no ensino superior, acesso ao mercado de trabalho, acesso e atuação como professor de ensino superior e inclusão. Objetivou-se assim, estabelecer uma reflexão sobre a inclusão profissional frente às dificuldades enfrentadas diariamente na escola. Na tentativa de explicitar as características e os atributos dos indivíduos com deficiência, em convívio com pessoas normais, utilizou-se como base teórica o apoio da estatística, especificamente da curva normal, em conjunto com a trajetória histórica e legislativa acerca do tema. Portanto, o estudo visa contribuir para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva promovendo a normalidade das diferenças.(AU)We live with the natural and social differences, even if it is not seized, not apparent. In this context arises the stigma of the physically challenged, part of a group that escapes the normal standards of society and nature. And this difference in the scholar journey becomes more evident creating a social imbalance, which the teaching practices try to minimize through the proposal of inclusion. The suggested researches about inclusive education point out the experiences of regular teachers and students with and without physical disabilities who attend the same scholar environment. Facing this reality from another angle, how those relationships present themselves when the teacher is physically challenged? There are few studies documenting these experiences. This research aims to fill this gap, based on the trajectory of a physically challenged teacher's training, who works in higher education, together with interviews of two other teachers in higher education, also physically challenged, through the following categories: trajectory in basic education, access and retention in higher education, access to employment market, access and action as a teacher for education and inclusion. The objective is, therefore, to establish a reflection about the professional inclusion, facing the difficulties encountered daily in school. In the attempt to explain the characteristics and attributes of individuals with disabilities in contact with normal people, it was used statistical support as theoretical basis, specifically from the normal curve combined with the historical and legislative trajectory regarding the subject. Therefore, the study aims to contribute to the development of an inclusive culture, promoting the normality of the differences.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlmeida, Jane Soares deCPF:13258852520http://lattes.cnpq.br/0927807073677027Almeida, Danilo Di Manno deCPF:12348989232http://lattes.cnpq.br/3222432876274239Bueno, José Geraldo SilveiraCPF:01534310231http://lattes.cnpq.br/7661176986869406Barbosa, Frederico Kauffmann2016-08-03T16:16:10Z2009-05-282009-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Frederico Kauffmann. TEACHERS WITH PHYSICAL DISABILITIES IN HIGHER EDUCATION: STUDY OF SCHOLAR TRAJECTORIES. 2009. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1122porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:40Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1122Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:40Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES
TEACHERS WITH PHYSICAL DISABILITIES IN HIGHER EDUCATION: STUDY OF SCHOLAR TRAJECTORIES
title PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES
spellingShingle PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES
Barbosa, Frederico Kauffmann
Deficiência física
Inclusão
Professor
Ensino superior
Physical Disabilities
Inclusion
Teacher
Higher Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES
title_full PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES
title_fullStr PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES
title_full_unstemmed PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES
title_sort PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES
author Barbosa, Frederico Kauffmann
author_facet Barbosa, Frederico Kauffmann
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Jane Soares de
CPF:13258852520
http://lattes.cnpq.br/0927807073677027
Almeida, Danilo Di Manno de
CPF:12348989232
http://lattes.cnpq.br/3222432876274239
Bueno, José Geraldo Silveira
CPF:01534310231
http://lattes.cnpq.br/7661176986869406
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Frederico Kauffmann
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência física
Inclusão
Professor
Ensino superior
Physical Disabilities
Inclusion
Teacher
Higher Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Deficiência física
Inclusão
Professor
Ensino superior
Physical Disabilities
Inclusion
Teacher
Higher Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Convivemos natural e socialmente com as diferenças, mesmo que de forma não apreendida, não aparente. Nesse contexto surge o estigma do deficiente, parte integrante de um grupo que foge aos padrões normais da sociedade e da natureza. E no convívio escolar essa diferença torna-se mais evidente gerando um desequilíbrio social, que as práticas pedagógicas tentam minimizar com a proposta da inclusão. As pesquisas acerca da educação inclusiva apontam experiências de professores(as) normais com alunos(as) com e sem deficiência que freqüentam o mesmo ambiente escolar. Observando essa realidade de outro ângulo, como se apresentam essas relações quando o(a) professor(a) é deficiente? Existem poucos trabalhos documentando essas experiências. Esta pesquisa pretende preencher essa lacuna, tendo como base a trajetória formativa de um professor com deficiência física, atuando no ensino superior, em conjunto com entrevistas de outros dois professores do ensino superior, também com deficiência física por meio das seguintes categorias: trajetórias no ensino básico, acesso e permanência no ensino superior, acesso ao mercado de trabalho, acesso e atuação como professor de ensino superior e inclusão. Objetivou-se assim, estabelecer uma reflexão sobre a inclusão profissional frente às dificuldades enfrentadas diariamente na escola. Na tentativa de explicitar as características e os atributos dos indivíduos com deficiência, em convívio com pessoas normais, utilizou-se como base teórica o apoio da estatística, especificamente da curva normal, em conjunto com a trajetória histórica e legislativa acerca do tema. Portanto, o estudo visa contribuir para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva promovendo a normalidade das diferenças.(AU)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-28
2009-03-11
2016-08-03T16:16:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Frederico Kauffmann. TEACHERS WITH PHYSICAL DISABILITIES IN HIGHER EDUCATION: STUDY OF SCHOLAR TRAJECTORIES. 2009. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1122
identifier_str_mv BARBOSA, Frederico Kauffmann. TEACHERS WITH PHYSICAL DISABILITIES IN HIGHER EDUCATION: STUDY OF SCHOLAR TRAJECTORIES. 2009. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999333654528