Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/462 http://hdl.handle.net/11449/142234 |
Resumo: | Guaranteing disabled pupils access to higher education is something pretty restricted in our country. Many factors contribute to this situation, for example, poor basic teaching quality, causes by the lack of supplies, the way how scholarly organizational structure focused on them works, their own low self esteem, and of their relatives who often can not see their potential for an entrance in a university, and the selection proccess for higher education that does not offer everyone enough vacancies. This extension project aims to map out possible applicants whit disabilities for an entrance test, and give them orientation about their rights, abilities and possibility of advancing their studies. |
id |
UNSP_b23a951cfbadedac456c80c546d3432b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142234 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superiorSchool inclusionDisabilitiesHigher educationInclusão escolarDeficiênciaEnsino superiorGuaranteing disabled pupils access to higher education is something pretty restricted in our country. Many factors contribute to this situation, for example, poor basic teaching quality, causes by the lack of supplies, the way how scholarly organizational structure focused on them works, their own low self esteem, and of their relatives who often can not see their potential for an entrance in a university, and the selection proccess for higher education that does not offer everyone enough vacancies. This extension project aims to map out possible applicants whit disabilities for an entrance test, and give them orientation about their rights, abilities and possibility of advancing their studies.O ingresso do aluno com deficiência no ensino superior ainda é bastante restrito em nosso país. Vários fatores contribuem para essa realidade, como a má qualidade de ensino oferecida a esses alunos na educação básica, decorrente da falta de recursos humanos e estrutura organizacional das escolas voltados para tal clientela, a baixa auto estima dos alunos com deficiência e de suas famílias que não vêm neles a competência necessária para tal aprofundamento acadêmico, bem como, a própria seletividade natural dos cursos de nível superior que não possuem vagas para todos, para citar alguns exemplos. Este projeto de extensão tem como finalidade mapear os possíveis candidatos com deficiência para o vestibular e orientá-los no sentido de seu direito, capacidade e possibilidade de avançar em seus estudos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzan, Jaqueline [UNESP]Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]2016-08-04T13:34:46Z2016-08-04T13:34:46Z2015-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-5application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/4628º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142234ISSN2176-9761-2015-01-05-manzan.pdf41077553968977950000-0002-8961-3617PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-28T06:44:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142234Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-28T06:44:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior |
title |
Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior |
spellingShingle |
Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior Manzan, Jaqueline [UNESP] School inclusion Disabilities Higher education Inclusão escolar Deficiência Ensino superior |
title_short |
Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior |
title_full |
Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior |
title_fullStr |
Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior |
title_full_unstemmed |
Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior |
title_sort |
Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior |
author |
Manzan, Jaqueline [UNESP] |
author_facet |
Manzan, Jaqueline [UNESP] Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manzan, Jaqueline [UNESP] Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
School inclusion Disabilities Higher education Inclusão escolar Deficiência Ensino superior |
topic |
School inclusion Disabilities Higher education Inclusão escolar Deficiência Ensino superior |
description |
Guaranteing disabled pupils access to higher education is something pretty restricted in our country. Many factors contribute to this situation, for example, poor basic teaching quality, causes by the lack of supplies, the way how scholarly organizational structure focused on them works, their own low self esteem, and of their relatives who often can not see their potential for an entrance in a university, and the selection proccess for higher education that does not offer everyone enough vacancies. This extension project aims to map out possible applicants whit disabilities for an entrance test, and give them orientation about their rights, abilities and possibility of advancing their studies. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-18 2016-08-04T13:34:46Z 2016-08-04T13:34:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/462 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015. 2176-9761 http://hdl.handle.net/11449/142234 ISSN2176-9761-2015-01-05-manzan.pdf 4107755396897795 0000-0002-8961-3617 |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/462 http://hdl.handle.net/11449/142234 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015. 2176-9761 ISSN2176-9761-2015-01-05-manzan.pdf 4107755396897795 0000-0002-8961-3617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-5 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797790416687333376 |