Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manzan, Jaqueline [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/462
http://hdl.handle.net/11449/142234
Resumo: Guaranteing disabled pupils access to higher education is something pretty restricted in our country. Many factors contribute to this situation, for example, poor basic teaching quality, causes by the lack of supplies, the way how scholarly organizational structure focused on them works, their own low self esteem, and of their relatives who often can not see their potential for an entrance in a university, and the selection proccess for higher education that does not offer everyone enough vacancies. This extension project aims to map out possible applicants whit disabilities for an entrance test, and give them orientation about their rights, abilities and possibility of advancing their studies.
id UNSP_b23a951cfbadedac456c80c546d3432b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142234
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superiorSchool inclusionDisabilitiesHigher educationInclusão escolarDeficiênciaEnsino superiorGuaranteing disabled pupils access to higher education is something pretty restricted in our country. Many factors contribute to this situation, for example, poor basic teaching quality, causes by the lack of supplies, the way how scholarly organizational structure focused on them works, their own low self esteem, and of their relatives who often can not see their potential for an entrance in a university, and the selection proccess for higher education that does not offer everyone enough vacancies. This extension project aims to map out possible applicants whit disabilities for an entrance test, and give them orientation about their rights, abilities and possibility of advancing their studies.O ingresso do aluno com deficiência no ensino superior ainda é bastante restrito em nosso país. Vários fatores contribuem para essa realidade, como a má qualidade de ensino oferecida a esses alunos na educação básica, decorrente da falta de recursos humanos e estrutura organizacional das escolas voltados para tal clientela, a baixa auto estima dos alunos com deficiência e de suas famílias que não vêm neles a competência necessária para tal aprofundamento acadêmico, bem como, a própria seletividade natural dos cursos de nível superior que não possuem vagas para todos, para citar alguns exemplos. Este projeto de extensão tem como finalidade mapear os possíveis candidatos com deficiência para o vestibular e orientá-los no sentido de seu direito, capacidade e possibilidade de avançar em seus estudos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzan, Jaqueline [UNESP]Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]2016-08-04T13:34:46Z2016-08-04T13:34:46Z2015-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-5application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/4628º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142234ISSN2176-9761-2015-01-05-manzan.pdf41077553968977950000-0002-8961-3617PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-28T06:44:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142234Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-28T06:44:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior
title Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior
spellingShingle Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior
Manzan, Jaqueline [UNESP]
School inclusion
Disabilities
Higher education
Inclusão escolar
Deficiência
Ensino superior
title_short Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior
title_full Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior
title_fullStr Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior
title_full_unstemmed Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior
title_sort Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior
author Manzan, Jaqueline [UNESP]
author_facet Manzan, Jaqueline [UNESP]
Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]
author_role author
author2 Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Manzan, Jaqueline [UNESP]
Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv School inclusion
Disabilities
Higher education
Inclusão escolar
Deficiência
Ensino superior
topic School inclusion
Disabilities
Higher education
Inclusão escolar
Deficiência
Ensino superior
description Guaranteing disabled pupils access to higher education is something pretty restricted in our country. Many factors contribute to this situation, for example, poor basic teaching quality, causes by the lack of supplies, the way how scholarly organizational structure focused on them works, their own low self esteem, and of their relatives who often can not see their potential for an entrance in a university, and the selection proccess for higher education that does not offer everyone enough vacancies. This extension project aims to map out possible applicants whit disabilities for an entrance test, and give them orientation about their rights, abilities and possibility of advancing their studies.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18
2016-08-04T13:34:46Z
2016-08-04T13:34:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/462
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142234
ISSN2176-9761-2015-01-05-manzan.pdf
4107755396897795
0000-0002-8961-3617
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/462
http://hdl.handle.net/11449/142234
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-05-manzan.pdf
4107755396897795
0000-0002-8961-3617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-5
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790416687333376