Os rankings do Guia do Estudante na educação superior brasileira: um estudo sobre as estratégias de divulgação adotadas pelas instituições que obtiveram o Prêmio Melhores Universidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Henrique da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15445
Resumo: A presente dissertação se enquadra no campo das pesquisas em avaliação educacional e tem foco no estudo das classificações advindas do Guia do Estudante (GE), publicada pela Editora Abril. A escassez de pesquisas voltadas ao estudo da problemática torna relevante a presente investigação, na medida em que se pretende compreender como ocorre o processo de comunicação dos resultados obtidos pelas universidades brasileiras públicas e particulares (com ou sem fins lucrativos) no Prêmio Melhores Universidades do GE nos anos de 2012 e 2013, perante a comunidade universitária e a sociedade em geral. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de natureza bibliográfica, marcada pela análise de conteúdo de fontes de origem institucional, tentando conhecer as estratégias de comunicação adotadas pelas universidades no tocante aos resultados obtidos no Prêmio Melhores Universidades do GE. Para tanto, compreender o processo de comunicação institucional que se origina das classificações do GE exige que se busque o entendimento acerca do lugar ocupado pelos rankings na educação superior contemporânea, como supostos elementos indutores de qualidade e de distinção institucional, identificando, analisando e comparando as estratégias de comunicação adotadas entre os diferentes segmentos universitários, a partir do desempenho no referido ranking, tentando identificar semelhanças, diferenças e convergências. Este estudo se contextualiza em dois levantamentos bibliográficos-documentais, um de cunho teórico e outro de cunho empírico. O teórico fundamenta-se na tentativa de compreender como se posicionam os principais autores em torno de políticas de avaliação focadas nos rankings, bem como de políticas de larga escala e de rankings não oficiais e a respeito da internacionalização das universidades. O empírico fundamenta-se em duas fases: a primeira realiza um levantamento via sites institucionais das universidades buscando material de comunicação/publicidade que tratem das posições ocupadas no GE; e a segunda foi realizado no próprio acervo da Editora Abril ocasião em que se coletou as edições que tratam das avaliações do GE. Os resultados da pesquisa indicam que o GE apresentou diversas mudanças metodológicas ao longo de suas edições, assim como também foram surgindo uma série de classificações (rankings). A padronização dos rankings do GE emergiu apenas com o Prêmio Melhores Universidades . A presença de um ranking como o do GE demostrou sua consonância com relação ao movimento global em prol de uma cultura de ranqueamento. A análise do conteúdo dos materiais institucionais revelou certas diferenças, principalmente, em termos de marketing entre instituições públicas e privadas, bem como, demonstrou o uso mercadológico dos rankings na educação tendo em vista a importância que os segmentos atribuem ao ranqueamento do GE.
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Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de natureza bibliográfica, marcada pela análise de conteúdo de fontes de origem institucional, tentando conhecer as estratégias de comunicação adotadas pelas universidades no tocante aos resultados obtidos no Prêmio Melhores Universidades do GE. Para tanto, compreender o processo de comunicação institucional que se origina das classificações do GE exige que se busque o entendimento acerca do lugar ocupado pelos rankings na educação superior contemporânea, como supostos elementos indutores de qualidade e de distinção institucional, identificando, analisando e comparando as estratégias de comunicação adotadas entre os diferentes segmentos universitários, a partir do desempenho no referido ranking, tentando identificar semelhanças, diferenças e convergências. Este estudo se contextualiza em dois levantamentos bibliográficos-documentais, um de cunho teórico e outro de cunho empírico. O teórico fundamenta-se na tentativa de compreender como se posicionam os principais autores em torno de políticas de avaliação focadas nos rankings, bem como de políticas de larga escala e de rankings não oficiais e a respeito da internacionalização das universidades. O empírico fundamenta-se em duas fases: a primeira realiza um levantamento via sites institucionais das universidades buscando material de comunicação/publicidade que tratem das posições ocupadas no GE; e a segunda foi realizado no próprio acervo da Editora Abril ocasião em que se coletou as edições que tratam das avaliações do GE. Os resultados da pesquisa indicam que o GE apresentou diversas mudanças metodológicas ao longo de suas edições, assim como também foram surgindo uma série de classificações (rankings). A padronização dos rankings do GE emergiu apenas com o Prêmio Melhores Universidades . A presença de um ranking como o do GE demostrou sua consonância com relação ao movimento global em prol de uma cultura de ranqueamento. A análise do conteúdo dos materiais institucionais revelou certas diferenças, principalmente, em termos de marketing entre instituições públicas e privadas, bem como, demonstrou o uso mercadológico dos rankings na educação tendo em vista a importância que os segmentos atribuem ao ranqueamento do GE.This work falls within the field of research on educational assessment and focuses on the study of the resulting classifications of the Guia do Estudante (GE), published by Editora Abril. The dearth of research focused on the study of this problem becomes relevant, in that it aims to understand how the process of reporting the results obtained by Brazilian universities - public and private (with or nonprofit) occurs in the Award in Best Universities of GE, in the years 2012 and 2013, before the university community and society in general. This is a quantitative and qualitative research, of bibliographical nature, marked by the content analysis of sources of institutional origin, trying to know the communication strategies adopted by universities as regards the results obtained in the Best Universities GE Award. For this, understanding the process of institutional communication that originates from the GE ratings requires that seek the understanding of the place occupied by the rankings in contemporary higher education, as alleged inducing elements of quality and institutional distinction, identifying, analyzing and comparing communication strategies adopted among different segments university, from the performance in that ranking, trying to identify similarities, differences and convergences. This study is contextualized in two bibliographic-documentary surveys: one of theoretical nature and another of empirical nature. The theoretical survey is based on trying to understand how to position the main authors around policy-focused review rankings as well as policies for large-scale and unofficial rankings and concerning the internationalization of universities. The empirical survey is based on two phases: the first conducts a survey via institutional websites of universities seeking communication/advertising material about positions occupied in GE; the second phase was held on the occasion own collection of Editora Abril, where was collected editions dealing with reviews of GE. The survey results indicate that the GE had several methodological issues throughout their changes, as well as have emerged a series of ratings (rankings). The standardization of rankings GE emerged only with the "Best Universities Award". The presence of a ranking as the GE demonstrated its compliance with respect to the global movement for a culture of ranking. A content analysis of institutional materials revealed certain differences, especially in terms of marketing between public and private institutions, as well as, demonstrated the use of rankings in marketing education in view of the importance that the segments assign to the ranking of GE.porPUC-Campinaseducação superiorguia de estudanteavaliação educacionalrankings privadosrankings acadêmicoshigher educationstudent guideseducational assessmentprivate rankingsacademic rankingsOs rankings do Guia do Estudante na educação superior brasileira: um estudo sobre as estratégias de divulgação adotadas pelas instituições que obtiveram o Prêmio Melhores UniversidadesThe rankings of the Student Guide in Brazilian higher education: a study of the dissemination strategies adopted by institutions which have obtained the prize best universitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2181821122340489Rothen, José CarlosRios, Monica Piccione Gomes19425103891275498794565484100151CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Henrique_SL.pdfcchsa_ppgedu_me_Henrique_SL.pdfapplication/pdf2847636http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15445/1/cchsa_ppgedu_me_Henrique_SL.pdf65783158b817d634f9f3adc78a29b020MD51123456789/154452022-09-02 11:36:28.451oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15445Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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