Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassinello, Priscila Zaia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15908
Resumo: Considerando as diversas dificuldades encontradas a respeito das Altas Habilidades / Superdotação (tais como definição, identificação / avaliação de indivíduos, ausência de instrumentos específicos), a presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma escala de autorrelato voltada à identificação de características relacionadas ao fenômeno. Partindo-se da revisão da literatura nacional e internacional, a qual possibilitou o levantamento daquelas mais comumente relatadas, as características a serem focadas no instrumento foram selecionadas. Após esta etapa, quatro estudos foram realizados. O primeiro envolveu a construção do instrumento, cuja versão inicial foi composta por 44 itens, envolvendo 22 diferentes categorias. O segundo estudo buscou evidências de validade de conteúdo através da análise de juízes (cinco estudantes de pós-graduação atuantes na área de avaliação psicológica), cujos resultados apontaram para evidências positivas para todos os itens criados, salientando-se que uma revisão de sete deles foi realizada para sua adequação. O terceiro estudo, estudo piloto, teve como objetivo verificar a adequação dos itens da escala à faixa etária alvo. Para isso 38 crianças de 9 e 12 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de ensino fundamental foram consultadas, respondendo ao instrumento e explicando à pesquisadora, o que entendiam em cada frase, sugerindo ainda palavras difíceis ou nova redação. Por fim, realizou-se a análise fatorial exploratória, com 220 participantes de 09 a 12 anos de idade, à qual apontou para a existência de quatro fatores presentes na escala, indicando um instrumento multidimensional para avaliação da temática em questão. De um modo geral, pode-se verificar que os estudos alcançaram os resultados esperados, apontando para validade de conteúdo e validade de construto da escala, confirmando sua adequação à faixa etária para o qual foi construído.
id PCAM_485e1f7f0e1932392458bc7e07b1b04e
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15908
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Bassinello, Priscila ZaiaPontifícia Universidade Católica de CampinasNakano, Tatiana de Cássia2022-02-16T18:58:56Z2022-02-16T18:58:56Z2014-12-04http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159083474864113717437Considerando as diversas dificuldades encontradas a respeito das Altas Habilidades / Superdotação (tais como definição, identificação / avaliação de indivíduos, ausência de instrumentos específicos), a presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma escala de autorrelato voltada à identificação de características relacionadas ao fenômeno. Partindo-se da revisão da literatura nacional e internacional, a qual possibilitou o levantamento daquelas mais comumente relatadas, as características a serem focadas no instrumento foram selecionadas. Após esta etapa, quatro estudos foram realizados. O primeiro envolveu a construção do instrumento, cuja versão inicial foi composta por 44 itens, envolvendo 22 diferentes categorias. O segundo estudo buscou evidências de validade de conteúdo através da análise de juízes (cinco estudantes de pós-graduação atuantes na área de avaliação psicológica), cujos resultados apontaram para evidências positivas para todos os itens criados, salientando-se que uma revisão de sete deles foi realizada para sua adequação. O terceiro estudo, estudo piloto, teve como objetivo verificar a adequação dos itens da escala à faixa etária alvo. Para isso 38 crianças de 9 e 12 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de ensino fundamental foram consultadas, respondendo ao instrumento e explicando à pesquisadora, o que entendiam em cada frase, sugerindo ainda palavras difíceis ou nova redação. Por fim, realizou-se a análise fatorial exploratória, com 220 participantes de 09 a 12 anos de idade, à qual apontou para a existência de quatro fatores presentes na escala, indicando um instrumento multidimensional para avaliação da temática em questão. De um modo geral, pode-se verificar que os estudos alcançaram os resultados esperados, apontando para validade de conteúdo e validade de construto da escala, confirmando sua adequação à faixa etária para o qual foi construído.Considering the various difficulties about the subject High Ability / Gifted (such as definition, identification / evaluation of individuals, the absence of specific instruments), this research aims to construct a self-report scale aimed to identify characteristics related to the phenomenon. Based on the review of national and international literature, which enabled the raising of those most commonly reported, the characteristics to be focused on the instrument selected. After this step, four studies were performed. The first involved the construction of the instrument, whose initial version was composed of 44 items, involving 22 different categories. The second study sought for evidence of content validity by examining judges (five active students postgraduate in the field of psychological assessment), whose results showed positive evidence for all items created, emphasizing that a review of seven of them was held to suitability. The third study, pilot study aimed to verify the adequacy of the scale items to the target age range. For that 38 children aged 9 and 12 years of age, of both sexes, elementary students were consulted, responding to the instrument and explaining to the researcher what they understood each sentence, even suggesting difficult words or rewording. Finally, we performed an exploratory factor analysis, with 220 participants of 09-12 years old, which indicated the existence of four factors in the scale, indicating a multidimensional instrument for the assessment of the subject in question. In general, it can be seen that the studies achieved the expected results, pointing to content validity and construct validity of the scale, confirming its suitability for the age range for which it was built.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-Campinasavaliação psicológicaconstrução de testevalidade do testeanálise fatorialpsychological assessmenttest constructiontest validityfactor analysisConstrução de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotaçãoBuilding self-report scale to identify characteristics associated with giftednessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8092049870780985Wechsler, Solange MugliaNoronha, Ana Paula Porto86495327666230436828140799795494CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Priscila_ZB.pdfccv_ppgpsico_me_Priscila_ZB.pdfapplication/pdf1352722http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15908/1/ccv_ppgpsico_me_Priscila_ZB.pdf31be8cae4defc8e0d2f6ccdd34af0cdbMD51123456789/159082022-09-02 11:36:16.524oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Building self-report scale to identify characteristics associated with giftedness
title Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
spellingShingle Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
Bassinello, Priscila Zaia
avaliação psicológica
construção de teste
validade do teste
análise fatorial
psychological assessment
test construction
test validity
factor analysis
title_short Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
title_full Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
title_fullStr Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
title_full_unstemmed Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
title_sort Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
author Bassinello, Priscila Zaia
author_facet Bassinello, Priscila Zaia
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassinello, Priscila Zaia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nakano, Tatiana de Cássia
contributor_str_mv Nakano, Tatiana de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação psicológica
construção de teste
validade do teste
análise fatorial
psychological assessment
test construction
test validity
factor analysis
topic avaliação psicológica
construção de teste
validade do teste
análise fatorial
psychological assessment
test construction
test validity
factor analysis
description Considerando as diversas dificuldades encontradas a respeito das Altas Habilidades / Superdotação (tais como definição, identificação / avaliação de indivíduos, ausência de instrumentos específicos), a presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma escala de autorrelato voltada à identificação de características relacionadas ao fenômeno. Partindo-se da revisão da literatura nacional e internacional, a qual possibilitou o levantamento daquelas mais comumente relatadas, as características a serem focadas no instrumento foram selecionadas. Após esta etapa, quatro estudos foram realizados. O primeiro envolveu a construção do instrumento, cuja versão inicial foi composta por 44 itens, envolvendo 22 diferentes categorias. O segundo estudo buscou evidências de validade de conteúdo através da análise de juízes (cinco estudantes de pós-graduação atuantes na área de avaliação psicológica), cujos resultados apontaram para evidências positivas para todos os itens criados, salientando-se que uma revisão de sete deles foi realizada para sua adequação. O terceiro estudo, estudo piloto, teve como objetivo verificar a adequação dos itens da escala à faixa etária alvo. Para isso 38 crianças de 9 e 12 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de ensino fundamental foram consultadas, respondendo ao instrumento e explicando à pesquisadora, o que entendiam em cada frase, sugerindo ainda palavras difíceis ou nova redação. Por fim, realizou-se a análise fatorial exploratória, com 220 participantes de 09 a 12 anos de idade, à qual apontou para a existência de quatro fatores presentes na escala, indicando um instrumento multidimensional para avaliação da temática em questão. De um modo geral, pode-se verificar que os estudos alcançaram os resultados esperados, apontando para validade de conteúdo e validade de construto da escala, confirmando sua adequação à faixa etária para o qual foi construído.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:58:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:58:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15908
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 3474864113717437
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15908
identifier_str_mv 3474864113717437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15908/1/ccv_ppgpsico_me_Priscila_ZB.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 31be8cae4defc8e0d2f6ccdd34af0cdb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790723505291264