Sustentabilidade nos cursos de graduação em ciências contábeis do estado de São Paulo: uma análise a partir de projetos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Renato Conte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15254
Resumo: O conceito de sustentabilidade foi sendo construído a partir da tomada de consciência dos problemas ambientais, crises econômicas e desigualdades sociais. Por ser inter e transdisciplinar este é afetado por diferentes abordagens sociais e econômicas. A contabilidade, em sua missão particular de elaborar e processar dados econômicos/financeiros passa cada vez mais a se relacionar com ações de planejamento, geração e comunicação de informações sobre sustentabilidade. Este cenário indica a necessidade de adequação dos processos educacionais em prol da consciência sustentável do profissional de contabilidade. As Instituições de Ensino Superior (IES) assumem uma posição de responsabilidade pela aderência, disseminação e prática de ações sustentáveis juntos aos estudantes dos cursos de graduação. O presente estudo tem como objetivo analisar o ensino de sustentabilidade nos cursos em Ciências Contábeis situados no estado de São Paulo e classificados na Faixa 4 do Conceito Preliminar do Curso (CPC) de 2018 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A metodologia adotada se classifica como de natureza descritiva, documental, com abordagem qualitativa para análise de dados. A pesquisa se desenvolve por meio do levantamento documental de palavras-chave relacionadas à sustentabilidade em projetos pedagógicos de cursos em Ciências Contábeis classificados na faixa 4 do estado de São Paulo. As IES pesquisadas incluíram a temática de sustentabilidade em seu projeto pedagógico, sendo que metade dos PPC foram classificados com nível de engajamento “forte”. Estes resultados indicam que já há um nível razoável de maturação deste conceito entre os cursos de graduação em Ciências Contábeis no estado de São Paulo. Porém, ainda há muito espaço para a presença da sustentabilidade se expandir no ambiente contábil, seja pelas demandas mercadológicas, sociais ou normativas. Portanto, para a formação apropriada de contabilistas, torna-se necessário que as IES mantenham um contínuo compromisso de atualização e incremento da sustentabilidade em seus Projetos Pedagógicos de Curso.
id PCAM_6231953ea1ed830c77c2e226455618de
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15254
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Rocha, Renato ContePontifícia Universidade Católica de CampinasPires, André2022-02-16T14:56:41Z2022-02-16T14:56:41Z2021-02-22http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152541487140363555754O conceito de sustentabilidade foi sendo construído a partir da tomada de consciência dos problemas ambientais, crises econômicas e desigualdades sociais. Por ser inter e transdisciplinar este é afetado por diferentes abordagens sociais e econômicas. A contabilidade, em sua missão particular de elaborar e processar dados econômicos/financeiros passa cada vez mais a se relacionar com ações de planejamento, geração e comunicação de informações sobre sustentabilidade. Este cenário indica a necessidade de adequação dos processos educacionais em prol da consciência sustentável do profissional de contabilidade. As Instituições de Ensino Superior (IES) assumem uma posição de responsabilidade pela aderência, disseminação e prática de ações sustentáveis juntos aos estudantes dos cursos de graduação. O presente estudo tem como objetivo analisar o ensino de sustentabilidade nos cursos em Ciências Contábeis situados no estado de São Paulo e classificados na Faixa 4 do Conceito Preliminar do Curso (CPC) de 2018 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A metodologia adotada se classifica como de natureza descritiva, documental, com abordagem qualitativa para análise de dados. A pesquisa se desenvolve por meio do levantamento documental de palavras-chave relacionadas à sustentabilidade em projetos pedagógicos de cursos em Ciências Contábeis classificados na faixa 4 do estado de São Paulo. As IES pesquisadas incluíram a temática de sustentabilidade em seu projeto pedagógico, sendo que metade dos PPC foram classificados com nível de engajamento “forte”. Estes resultados indicam que já há um nível razoável de maturação deste conceito entre os cursos de graduação em Ciências Contábeis no estado de São Paulo. Porém, ainda há muito espaço para a presença da sustentabilidade se expandir no ambiente contábil, seja pelas demandas mercadológicas, sociais ou normativas. Portanto, para a formação apropriada de contabilistas, torna-se necessário que as IES mantenham um contínuo compromisso de atualização e incremento da sustentabilidade em seus Projetos Pedagógicos de Curso.The concept of sustainability was being built from the awareness of environmental problems, economic crises and social inequalities. As it is inter- and transdisciplinary, it is affected by different social and economic approaches. Accounting, in its unique mission of elaborating and processing economic/financial data, is increasingly related to planning, generation and communication of information on sustainability. This scenario indicates the need to adapt the educational processes in favor of the sustainable awareness of the accounting professional. Higher Education Institutions (HEIs) assume a position of responsibility for adhering, disseminating and practicing sustainable actions with undergraduate students. The present study aims to analyze the teaching of sustainability in courses in Accounting Sciences located in the state of São Paulo and classified in Track 4 of the Preliminary Course Concept (CPC) of 2018 of the National Student Performance Exam (Enade). The adopted methodology is classified as descriptive, documentary, with a qualitative approach to data analysis. The research is carried out by means of a documentary survey of key words related to sustainability in pedagogical projects of courses in Accounting Sciences classified in track 4 of the state of São Paulo. The researched HEI included the sustainability theme in its pedagogical project, half of which had a “strong" engagement rating. This research results indicate that there is already a reasonable level of maturation of this concept among undergraduate Accounting courses in the state of São Paulo. However, there is still a lot of room for the presence of sustainability to expand in the accounting environment, whether due to market, social or regulatory demands. Therefore, for the proper training of accountants, HEIs need to maintain a continuous commitment to update and increase sustainability in their Pedagogical Course Projects.porPUC-CampinasDesenvolvimento SustentávelAgenda 2030Objetivos de Desenvolvimento SustentávelIndústriaBrasilSustainable Development2030 AgendaSustainable Development GoalsIndustryBrazilSustentabilidade nos cursos de graduação em ciências contábeis do estado de São Paulo: uma análise a partir de projetos pedagógicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2489697740513029Benedicto, Gideon Carvalho deFerrari, Vinícius Eduardo10800192319549487321002010817691CEA – Centro de Economia e AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em SustentabilidadeORIGINALcea_ppgsust_me_Renato_CR.pdfcea_ppgsust_me_Renato_CR.pdfapplication/pdf1390538http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15254/1/cea_ppgsust_me_Renato_CR.pdfafbb65e235f76a5d1eb85ea9a4ba1604MD51123456789/152542022-09-02 11:36:36.721oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.por.fl_str_mv Sustentabilidade nos cursos de graduação em ciências contábeis do estado de São Paulo: uma análise a partir de projetos pedagógicos
title Sustentabilidade nos cursos de graduação em ciências contábeis do estado de São Paulo: uma análise a partir de projetos pedagógicos
spellingShingle Sustentabilidade nos cursos de graduação em ciências contábeis do estado de São Paulo: uma análise a partir de projetos pedagógicos
Rocha, Renato Conte
Desenvolvimento Sustentável
Agenda 2030
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Indústria
BrasilSustainable Development
2030 Agenda
Sustainable Development Goals
Industry
Brazil
title_short Sustentabilidade nos cursos de graduação em ciências contábeis do estado de São Paulo: uma análise a partir de projetos pedagógicos
title_full Sustentabilidade nos cursos de graduação em ciências contábeis do estado de São Paulo: uma análise a partir de projetos pedagógicos
title_fullStr Sustentabilidade nos cursos de graduação em ciências contábeis do estado de São Paulo: uma análise a partir de projetos pedagógicos
title_full_unstemmed Sustentabilidade nos cursos de graduação em ciências contábeis do estado de São Paulo: uma análise a partir de projetos pedagógicos
title_sort Sustentabilidade nos cursos de graduação em ciências contábeis do estado de São Paulo: uma análise a partir de projetos pedagógicos
author Rocha, Renato Conte
author_facet Rocha, Renato Conte
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Renato Conte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, André
contributor_str_mv Pires, André
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Sustentável
Agenda 2030
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Indústria
BrasilSustainable Development
2030 Agenda
Sustainable Development Goals
Industry
Brazil
topic Desenvolvimento Sustentável
Agenda 2030
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Indústria
BrasilSustainable Development
2030 Agenda
Sustainable Development Goals
Industry
Brazil
description O conceito de sustentabilidade foi sendo construído a partir da tomada de consciência dos problemas ambientais, crises econômicas e desigualdades sociais. Por ser inter e transdisciplinar este é afetado por diferentes abordagens sociais e econômicas. A contabilidade, em sua missão particular de elaborar e processar dados econômicos/financeiros passa cada vez mais a se relacionar com ações de planejamento, geração e comunicação de informações sobre sustentabilidade. Este cenário indica a necessidade de adequação dos processos educacionais em prol da consciência sustentável do profissional de contabilidade. As Instituições de Ensino Superior (IES) assumem uma posição de responsabilidade pela aderência, disseminação e prática de ações sustentáveis juntos aos estudantes dos cursos de graduação. O presente estudo tem como objetivo analisar o ensino de sustentabilidade nos cursos em Ciências Contábeis situados no estado de São Paulo e classificados na Faixa 4 do Conceito Preliminar do Curso (CPC) de 2018 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A metodologia adotada se classifica como de natureza descritiva, documental, com abordagem qualitativa para análise de dados. A pesquisa se desenvolve por meio do levantamento documental de palavras-chave relacionadas à sustentabilidade em projetos pedagógicos de cursos em Ciências Contábeis classificados na faixa 4 do estado de São Paulo. As IES pesquisadas incluíram a temática de sustentabilidade em seu projeto pedagógico, sendo que metade dos PPC foram classificados com nível de engajamento “forte”. Estes resultados indicam que já há um nível razoável de maturação deste conceito entre os cursos de graduação em Ciências Contábeis no estado de São Paulo. Porém, ainda há muito espaço para a presença da sustentabilidade se expandir no ambiente contábil, seja pelas demandas mercadológicas, sociais ou normativas. Portanto, para a formação apropriada de contabilistas, torna-se necessário que as IES mantenham um contínuo compromisso de atualização e incremento da sustentabilidade em seus Projetos Pedagógicos de Curso.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T14:56:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T14:56:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15254
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 1487140363555754
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15254
identifier_str_mv 1487140363555754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15254/1/cea_ppgsust_me_Renato_CR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv afbb65e235f76a5d1eb85ea9a4ba1604
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790724791894016