Fé e existência: uma análise a partir da obra Temor e tremor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carlos Eduardo Cavalcanti
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14852
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo analisar a relação fé e existência na obra Temor e tremor, do pensador dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard, presente na seção Problemata. Escrita sob o pseudônimo Johannes de Silentio, é um elogio à fé do patriarca bíblico Abraão, especialmente a apresentada na narração das Escrituras sobre a prova à qual Deus submeteu-o: o pedido de que sacrificasse o filho Isaac. Para tanto, foi realizada primeiramente a contextualização do pensamento do autor em Temor e tremor. A identificação de acontecimentos relevantes em sua biografia e do resumo de sua obra literária evidenciou que Kierkegaard denominou-se um autor religioso, cuja reflexão visava à compreensão da existência e do ser cristão. A Igreja Luterana estatal e o movimento pietista luterano formaram o ambiente cultural-religioso em que o autor dinamarquês fora criado, os quais tanto influenciaram seu pensamento, quanto compuseram o pano de fundo de suas reflexões na obra pesquisada. A teologia, a filosofia, a prática eclesiástica e o cristianismo de sua época foram alvo de suas críticas. Em Temor e tremor, estas foram elaboradas por argumentos referidos às concepções teológico-filosóficas do luteranismopietismo, de Kant, da teologia liberal e do romantismo de Schleiermacher, Hamann e, especialmente, de Hegel. A Problemata, parte central da obra e da argumentação de Kierkegaard, é composta por três capítulos, que apresentam os problemas éticos derivados da disposição de Abraão em sacrificar Isaac, intitulados: “Haverá uma suspensão teleológica do ético?”, “Haverá um dever absoluto para com Deus?” e “Terá sido eticamente defensável da parte de Abraão ter mantido silêncio sobre o seu propósito perante Sara, Elieser e Isaac?”. A interpretação do texto permitiu a conclusão de que, em Temor e tremor, a razão é incapaz de explicar Abraão, pois a ética não pode justificar sua atitude. A fé é a categoria pela qual se pode compreender o patriarca, paradoxalmente relacionada à existência e que ocorre como paixão, em função do absurdo; parte da resignação diante do infinito em um duplo movimento, que volta ao finito para receber Isaac de volta. A Problemata apresenta também outras categorias, associadas à fé de Abraão, dentre as quais foram identificadas e analisadas ética, angústia, provação, repetição, individualidade e subjetividade. A presença dessas categorias na existência do patriarca demonstrou uma fé que ocorre como interioridade e não está limitada à ética. Para a obtenção de uma maior amplitude na análise da fé e das demais categorias, estas foram correlacionadas com outras duas produções literárias de Kierkegaard, nas quais estão presentes em diferentes níveis conceituais, a saber, A repetição e O conceito de angústia. Em decorrência, a fé de Abraão mostrou-se como instância suprarracional do pensamento e experiência religiosa, sob a perspectiva fenomenológica, de abertura à transcendência e crença na providência divina, em busca da superação das limitações da existência. Ademais, a fé apresentada em Temor e tremor sugere desdobramentos quanto à manifestação religiosa individual na atualidade, uma “fé não religiosa” desvinculada dos dogmas religiosos e da autoridade eclesiástica institucional, e vivida na interioridade como relação existencial com Deus.
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A Igreja Luterana estatal e o movimento pietista luterano formaram o ambiente cultural-religioso em que o autor dinamarquês fora criado, os quais tanto influenciaram seu pensamento, quanto compuseram o pano de fundo de suas reflexões na obra pesquisada. A teologia, a filosofia, a prática eclesiástica e o cristianismo de sua época foram alvo de suas críticas. Em Temor e tremor, estas foram elaboradas por argumentos referidos às concepções teológico-filosóficas do luteranismopietismo, de Kant, da teologia liberal e do romantismo de Schleiermacher, Hamann e, especialmente, de Hegel. A Problemata, parte central da obra e da argumentação de Kierkegaard, é composta por três capítulos, que apresentam os problemas éticos derivados da disposição de Abraão em sacrificar Isaac, intitulados: “Haverá uma suspensão teleológica do ético?”, “Haverá um dever absoluto para com Deus?” e “Terá sido eticamente defensável da parte de Abraão ter mantido silêncio sobre o seu propósito perante Sara, Elieser e Isaac?”. A interpretação do texto permitiu a conclusão de que, em Temor e tremor, a razão é incapaz de explicar Abraão, pois a ética não pode justificar sua atitude. A fé é a categoria pela qual se pode compreender o patriarca, paradoxalmente relacionada à existência e que ocorre como paixão, em função do absurdo; parte da resignação diante do infinito em um duplo movimento, que volta ao finito para receber Isaac de volta. A Problemata apresenta também outras categorias, associadas à fé de Abraão, dentre as quais foram identificadas e analisadas ética, angústia, provação, repetição, individualidade e subjetividade. A presença dessas categorias na existência do patriarca demonstrou uma fé que ocorre como interioridade e não está limitada à ética. Para a obtenção de uma maior amplitude na análise da fé e das demais categorias, estas foram correlacionadas com outras duas produções literárias de Kierkegaard, nas quais estão presentes em diferentes níveis conceituais, a saber, A repetição e O conceito de angústia. Em decorrência, a fé de Abraão mostrou-se como instância suprarracional do pensamento e experiência religiosa, sob a perspectiva fenomenológica, de abertura à transcendência e crença na providência divina, em busca da superação das limitações da existência. Ademais, a fé apresentada em Temor e tremor sugere desdobramentos quanto à manifestação religiosa individual na atualidade, uma “fé não religiosa” desvinculada dos dogmas religiosos e da autoridade eclesiástica institucional, e vivida na interioridade como relação existencial com Deus.The aim of the present work is, from the reading of Søren Kierkegaard's Fear and Trembling (1843), to understand the irreducibility of religious experience to mere rational conceptualization. It is assumed that, for the author, such an experience falls within a scope "beyond" the limits of mere reason. However, it is not a metaphysical "beyond," but a subjective experience that can only be narrated, but not reduced to concepts, because it belongs only to the individual who experiences it. We are interested in our investigation of the case of Abraham, a character that appears in the book as a gateway to philosophical reflection, and which was also the object of investigation of Kierkegaard's earlier and contemporary "systematic authors" who dominated the religious and philosophical scene in its time. Following the trails explored by Kierkegaard in Fear and Trembling we approach the supposed limits of rationalist research on religion, which involves both theological and philosophical speculation of approach through abstractions that do not harmonize with the concrete reality of that individual who has the experience of religion. However, in the research a dogmatic approach to religion was not made to the detriment of reason, but it was observed how Kierkergaard proposes a re-signification of reason from the religious experience. In this way the method used was the philosophical one that consists in walking along the path taken by the author in order to restore the indissoluble unity inherent in his thought. The choice of such a method is justified because it is the one that best matches the research purposes of the research. Thus, we hope with this research to contribute to the discussion about religious life by highlighting the importance of not reducing it to mere categories and systems of thought that do not consider the singular relationship between the individual and the Sacred. In this perspective, the question that we seek to answer in the development of the research was: how to understand in Fear and Trembling the religious experience without subtracting it from concrete reality and what relation does this understanding hold in front of what Kierkegaard calls the "system"?porPUC-CampinasFéÉticaParadoxoExistênciaAbraãoExperiência religiosa.FaithEthicsParadoxExistenceAbrahamReligious experience.Fé e existência: uma análise a partir da obra Temor e tremorFaith and existence: an analysis in the opus Fear and Tremblinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6264934038329902Campos, Breno MartinsPaula, Márcio Gimenes de6935599495762856CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ReligiãoORIGINALcchsa_ppgcr_me_Carlos_ECA.pdfcchsa_ppgcr_me_Carlos_ECA.pdfapplication/pdf1100837http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14852/1/cchsa_ppgcr_me_Carlos_ECA.pdf26856a11b795091daf60fced370fa7c1MD51123456789/148522022-09-02 11:36:39.095oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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description A presente dissertação tem por objetivo analisar a relação fé e existência na obra Temor e tremor, do pensador dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard, presente na seção Problemata. Escrita sob o pseudônimo Johannes de Silentio, é um elogio à fé do patriarca bíblico Abraão, especialmente a apresentada na narração das Escrituras sobre a prova à qual Deus submeteu-o: o pedido de que sacrificasse o filho Isaac. Para tanto, foi realizada primeiramente a contextualização do pensamento do autor em Temor e tremor. A identificação de acontecimentos relevantes em sua biografia e do resumo de sua obra literária evidenciou que Kierkegaard denominou-se um autor religioso, cuja reflexão visava à compreensão da existência e do ser cristão. A Igreja Luterana estatal e o movimento pietista luterano formaram o ambiente cultural-religioso em que o autor dinamarquês fora criado, os quais tanto influenciaram seu pensamento, quanto compuseram o pano de fundo de suas reflexões na obra pesquisada. A teologia, a filosofia, a prática eclesiástica e o cristianismo de sua época foram alvo de suas críticas. Em Temor e tremor, estas foram elaboradas por argumentos referidos às concepções teológico-filosóficas do luteranismopietismo, de Kant, da teologia liberal e do romantismo de Schleiermacher, Hamann e, especialmente, de Hegel. A Problemata, parte central da obra e da argumentação de Kierkegaard, é composta por três capítulos, que apresentam os problemas éticos derivados da disposição de Abraão em sacrificar Isaac, intitulados: “Haverá uma suspensão teleológica do ético?”, “Haverá um dever absoluto para com Deus?” e “Terá sido eticamente defensável da parte de Abraão ter mantido silêncio sobre o seu propósito perante Sara, Elieser e Isaac?”. A interpretação do texto permitiu a conclusão de que, em Temor e tremor, a razão é incapaz de explicar Abraão, pois a ética não pode justificar sua atitude. A fé é a categoria pela qual se pode compreender o patriarca, paradoxalmente relacionada à existência e que ocorre como paixão, em função do absurdo; parte da resignação diante do infinito em um duplo movimento, que volta ao finito para receber Isaac de volta. A Problemata apresenta também outras categorias, associadas à fé de Abraão, dentre as quais foram identificadas e analisadas ética, angústia, provação, repetição, individualidade e subjetividade. A presença dessas categorias na existência do patriarca demonstrou uma fé que ocorre como interioridade e não está limitada à ética. Para a obtenção de uma maior amplitude na análise da fé e das demais categorias, estas foram correlacionadas com outras duas produções literárias de Kierkegaard, nas quais estão presentes em diferentes níveis conceituais, a saber, A repetição e O conceito de angústia. Em decorrência, a fé de Abraão mostrou-se como instância suprarracional do pensamento e experiência religiosa, sob a perspectiva fenomenológica, de abertura à transcendência e crença na providência divina, em busca da superação das limitações da existência. Ademais, a fé apresentada em Temor e tremor sugere desdobramentos quanto à manifestação religiosa individual na atualidade, uma “fé não religiosa” desvinculada dos dogmas religiosos e da autoridade eclesiástica institucional, e vivida na interioridade como relação existencial com Deus.
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