Aspectos etiológicos da mordida aberta anterior e suas implicações nas funções orofaciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel,Cristina Tostes Vieira
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Leite,Isabel Cristina Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pró-fono (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872005000300003
Resumo: TEMA: a mordida aberta é uma anomalia complexa e de difícil tratamento. Comumente são vistos resultados insatisfatórios e a recidiva de tratamento na clínica ortodôntica. OBJETIVO: associar disfunções orofaciais e hábitos orais deletérios à mordida aberta anterior, reunindo evidências que colaborem para o melhor entendimento da etiologia e do desenvolvimento da mordida aberta anterior e sua potencial associação a alterações miofuncionais na amostra estudada. MÉTODO: estudo exploratório, derivando medidas de associação entre as condições clínicas, hábitos de sucção e alterações miofuncionais de 130 escolares. Estudo realizado em duas etapas, sendo a primeira a devolução de um questionário remetido ao responsável sobre hábitos bucais e a segunda caracterizada pelo exame clínico odontológico e fonoaudiológico dos menores autorizados. RESULTADOS: na amostra, o padrão de má-oclusão mais prevalente foi a mordida aberta anterior, que se associou com o padrão de crescimento vertical da face (risco relativo 3,12; intervalo de confiança 1,20 - 9,90) e com a classe II de Angle (p-valor = 0,01). Associação entre a mordida aberta anterior e interposição lingual (RR 2,44; IC 1,13 - 5,27). O mesmo não foi verificado para as deficiências na fonoarticulação (RR = 0,80; IC 0,20 - 2,30). CONCLUSÃO: há uma correlação etiológica da mordida aberta anterior com hábitos orais deletérios e algumas alterações das funções orofaciais. Foi identificada associação entre o histórico de hábitos parafuncionais e a ocorrência de interposição lingual em deglutição e a deficiência fonoarticulatória. É notória a necessidade da interação entre ortodontistas e fonoaudiólogos no atendimento integral do paciente portador de mordida aberta. Ressalta-se o papel reabilitador da terapia fonoaudiológica, através da terapia miofuncional oral, enfatizando o posicionamento da língua durante a deglutição, a fala e quando em posição habitual.
id PFPEF-1_3054602a203864f4617879cc85d6f8da
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-56872005000300003
network_acronym_str PFPEF-1
network_name_str Pró-fono (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos etiológicos da mordida aberta anterior e suas implicações nas funções orofaciaisMordida AbertaOdontologiaFonoaudiologiaComportamento de SucçãoTEMA: a mordida aberta é uma anomalia complexa e de difícil tratamento. Comumente são vistos resultados insatisfatórios e a recidiva de tratamento na clínica ortodôntica. OBJETIVO: associar disfunções orofaciais e hábitos orais deletérios à mordida aberta anterior, reunindo evidências que colaborem para o melhor entendimento da etiologia e do desenvolvimento da mordida aberta anterior e sua potencial associação a alterações miofuncionais na amostra estudada. MÉTODO: estudo exploratório, derivando medidas de associação entre as condições clínicas, hábitos de sucção e alterações miofuncionais de 130 escolares. Estudo realizado em duas etapas, sendo a primeira a devolução de um questionário remetido ao responsável sobre hábitos bucais e a segunda caracterizada pelo exame clínico odontológico e fonoaudiológico dos menores autorizados. RESULTADOS: na amostra, o padrão de má-oclusão mais prevalente foi a mordida aberta anterior, que se associou com o padrão de crescimento vertical da face (risco relativo 3,12; intervalo de confiança 1,20 - 9,90) e com a classe II de Angle (p-valor = 0,01). Associação entre a mordida aberta anterior e interposição lingual (RR 2,44; IC 1,13 - 5,27). O mesmo não foi verificado para as deficiências na fonoarticulação (RR = 0,80; IC 0,20 - 2,30). CONCLUSÃO: há uma correlação etiológica da mordida aberta anterior com hábitos orais deletérios e algumas alterações das funções orofaciais. Foi identificada associação entre o histórico de hábitos parafuncionais e a ocorrência de interposição lingual em deglutição e a deficiência fonoarticulatória. É notória a necessidade da interação entre ortodontistas e fonoaudiólogos no atendimento integral do paciente portador de mordida aberta. Ressalta-se o papel reabilitador da terapia fonoaudiológica, através da terapia miofuncional oral, enfatizando o posicionamento da língua durante a deglutição, a fala e quando em posição habitual.Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872005000300003Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.17 n.3 2005reponame:Pró-fono (Online)instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)instacron:PFPEF10.1590/S0104-56872005000300003info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel,Cristina Tostes VieiraLeite,Isabel Cristina Gonçalvespor2006-03-20T00:00:00Zoai:scielo:S0104-56872005000300003Revistahttps://www.scielo.br/j/pfono/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@profono.com.br1809-399X0104-5687opendoar:2006-03-20T00:00Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos etiológicos da mordida aberta anterior e suas implicações nas funções orofaciais
title Aspectos etiológicos da mordida aberta anterior e suas implicações nas funções orofaciais
spellingShingle Aspectos etiológicos da mordida aberta anterior e suas implicações nas funções orofaciais
Maciel,Cristina Tostes Vieira
Mordida Aberta
Odontologia
Fonoaudiologia
Comportamento de Sucção
title_short Aspectos etiológicos da mordida aberta anterior e suas implicações nas funções orofaciais
title_full Aspectos etiológicos da mordida aberta anterior e suas implicações nas funções orofaciais
title_fullStr Aspectos etiológicos da mordida aberta anterior e suas implicações nas funções orofaciais
title_full_unstemmed Aspectos etiológicos da mordida aberta anterior e suas implicações nas funções orofaciais
title_sort Aspectos etiológicos da mordida aberta anterior e suas implicações nas funções orofaciais
author Maciel,Cristina Tostes Vieira
author_facet Maciel,Cristina Tostes Vieira
Leite,Isabel Cristina Gonçalves
author_role author
author2 Leite,Isabel Cristina Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel,Cristina Tostes Vieira
Leite,Isabel Cristina Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Mordida Aberta
Odontologia
Fonoaudiologia
Comportamento de Sucção
topic Mordida Aberta
Odontologia
Fonoaudiologia
Comportamento de Sucção
description TEMA: a mordida aberta é uma anomalia complexa e de difícil tratamento. Comumente são vistos resultados insatisfatórios e a recidiva de tratamento na clínica ortodôntica. OBJETIVO: associar disfunções orofaciais e hábitos orais deletérios à mordida aberta anterior, reunindo evidências que colaborem para o melhor entendimento da etiologia e do desenvolvimento da mordida aberta anterior e sua potencial associação a alterações miofuncionais na amostra estudada. MÉTODO: estudo exploratório, derivando medidas de associação entre as condições clínicas, hábitos de sucção e alterações miofuncionais de 130 escolares. Estudo realizado em duas etapas, sendo a primeira a devolução de um questionário remetido ao responsável sobre hábitos bucais e a segunda caracterizada pelo exame clínico odontológico e fonoaudiológico dos menores autorizados. RESULTADOS: na amostra, o padrão de má-oclusão mais prevalente foi a mordida aberta anterior, que se associou com o padrão de crescimento vertical da face (risco relativo 3,12; intervalo de confiança 1,20 - 9,90) e com a classe II de Angle (p-valor = 0,01). Associação entre a mordida aberta anterior e interposição lingual (RR 2,44; IC 1,13 - 5,27). O mesmo não foi verificado para as deficiências na fonoarticulação (RR = 0,80; IC 0,20 - 2,30). CONCLUSÃO: há uma correlação etiológica da mordida aberta anterior com hábitos orais deletérios e algumas alterações das funções orofaciais. Foi identificada associação entre o histórico de hábitos parafuncionais e a ocorrência de interposição lingual em deglutição e a deficiência fonoarticulatória. É notória a necessidade da interação entre ortodontistas e fonoaudiólogos no atendimento integral do paciente portador de mordida aberta. Ressalta-se o papel reabilitador da terapia fonoaudiológica, através da terapia miofuncional oral, enfatizando o posicionamento da língua durante a deglutição, a fala e quando em posição habitual.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872005000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872005000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-56872005000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.17 n.3 2005
reponame:Pró-fono (Online)
instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron:PFPEF
instname_str Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron_str PFPEF
institution PFPEF
reponame_str Pró-fono (Online)
collection Pró-fono (Online)
repository.name.fl_str_mv Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@profono.com.br
_version_ 1754821082677772288