Desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto-Cunha,Eliza
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Limongi,Suelly Cecilia Olivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pró-fono (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300016
Resumo: TEMA: análise dos aspectos pragmáticos da linguagem de crianças com síndrome de Down. OBJETIVO: verificar influência de variáveis ambientais e contextuais nos aspectos pragmáticos da linguagem de crianças com síndrome de Down, na interação com seu cuidador e com seu terapeuta e comparar o desempenho da criança nas duas situações. MÉTODO: participaram desse estudo 15 crianças com síndrome de Down, com idade entre 4 e 6:11 anos. Os dados foram obtidos por meio de anamnese, protocolo de avaliação pragmática da linguagem e questionário para determinar o nível econômico da família. Os dados obtidos nas duas situações foram comparados e realizou-se estudo estatístico. RESULTADOS: o nível econômico e o grau de escolaridade do cuidador foram os fatores que mais influenciaram os aspectos pragmáticos da criança nas duas situações. As crianças usaram sua comunicação de forma funcional e equilibrada em relação ao adulto e as funções comunicativas mais utilizadas por elas foram reconhecimento do outro, comentário e performativo. Foi observado que as crianças apresentaram desempenho comunicativo semelhante nas duas situações. CONCLUSÃO: o baixo nível econômico da família e o baixo grau de escolaridade do cuidador podem ser considerados como fatores de risco para o desenvolvimento dos aspectos pragmáticos da linguagem de crianças com SD e essas famílias devem ter atenção especial do fonoaudiólogo durante o processo terapêutico. Independente do interlocutor, essas crianças foram capazes de iniciar e manter a comunicação, utilizando os modos e funções comunicativas de forma semelhante.
id PFPEF-1_88e8443a3af5cf85a6870ccc8f1d4f6c
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-56872010000300016
network_acronym_str PFPEF-1
network_name_str Pró-fono (Online)
repository_id_str
spelling Desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down em duas situações diferentesSíndrome de DownComunicaçãoLinguagemCriançaTEMA: análise dos aspectos pragmáticos da linguagem de crianças com síndrome de Down. OBJETIVO: verificar influência de variáveis ambientais e contextuais nos aspectos pragmáticos da linguagem de crianças com síndrome de Down, na interação com seu cuidador e com seu terapeuta e comparar o desempenho da criança nas duas situações. MÉTODO: participaram desse estudo 15 crianças com síndrome de Down, com idade entre 4 e 6:11 anos. Os dados foram obtidos por meio de anamnese, protocolo de avaliação pragmática da linguagem e questionário para determinar o nível econômico da família. Os dados obtidos nas duas situações foram comparados e realizou-se estudo estatístico. RESULTADOS: o nível econômico e o grau de escolaridade do cuidador foram os fatores que mais influenciaram os aspectos pragmáticos da criança nas duas situações. As crianças usaram sua comunicação de forma funcional e equilibrada em relação ao adulto e as funções comunicativas mais utilizadas por elas foram reconhecimento do outro, comentário e performativo. Foi observado que as crianças apresentaram desempenho comunicativo semelhante nas duas situações. CONCLUSÃO: o baixo nível econômico da família e o baixo grau de escolaridade do cuidador podem ser considerados como fatores de risco para o desenvolvimento dos aspectos pragmáticos da linguagem de crianças com SD e essas famílias devem ter atenção especial do fonoaudiólogo durante o processo terapêutico. Independente do interlocutor, essas crianças foram capazes de iniciar e manter a comunicação, utilizando os modos e funções comunicativas de forma semelhante.Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300016Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.22 n.3 2010reponame:Pró-fono (Online)instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)instacron:PFPEF10.1590/S0104-56872010000300016info:eu-repo/semantics/openAccessPorto-Cunha,ElizaLimongi,Suelly Cecilia Olivanpor2010-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S0104-56872010000300016Revistahttps://www.scielo.br/j/pfono/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@profono.com.br1809-399X0104-5687opendoar:2010-12-01T00:00Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes
title Desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes
spellingShingle Desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes
Porto-Cunha,Eliza
Síndrome de Down
Comunicação
Linguagem
Criança
title_short Desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes
title_full Desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes
title_fullStr Desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes
title_full_unstemmed Desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes
title_sort Desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes
author Porto-Cunha,Eliza
author_facet Porto-Cunha,Eliza
Limongi,Suelly Cecilia Olivan
author_role author
author2 Limongi,Suelly Cecilia Olivan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto-Cunha,Eliza
Limongi,Suelly Cecilia Olivan
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down
Comunicação
Linguagem
Criança
topic Síndrome de Down
Comunicação
Linguagem
Criança
description TEMA: análise dos aspectos pragmáticos da linguagem de crianças com síndrome de Down. OBJETIVO: verificar influência de variáveis ambientais e contextuais nos aspectos pragmáticos da linguagem de crianças com síndrome de Down, na interação com seu cuidador e com seu terapeuta e comparar o desempenho da criança nas duas situações. MÉTODO: participaram desse estudo 15 crianças com síndrome de Down, com idade entre 4 e 6:11 anos. Os dados foram obtidos por meio de anamnese, protocolo de avaliação pragmática da linguagem e questionário para determinar o nível econômico da família. Os dados obtidos nas duas situações foram comparados e realizou-se estudo estatístico. RESULTADOS: o nível econômico e o grau de escolaridade do cuidador foram os fatores que mais influenciaram os aspectos pragmáticos da criança nas duas situações. As crianças usaram sua comunicação de forma funcional e equilibrada em relação ao adulto e as funções comunicativas mais utilizadas por elas foram reconhecimento do outro, comentário e performativo. Foi observado que as crianças apresentaram desempenho comunicativo semelhante nas duas situações. CONCLUSÃO: o baixo nível econômico da família e o baixo grau de escolaridade do cuidador podem ser considerados como fatores de risco para o desenvolvimento dos aspectos pragmáticos da linguagem de crianças com SD e essas famílias devem ter atenção especial do fonoaudiólogo durante o processo terapêutico. Independente do interlocutor, essas crianças foram capazes de iniciar e manter a comunicação, utilizando os modos e funções comunicativas de forma semelhante.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-56872010000300016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.22 n.3 2010
reponame:Pró-fono (Online)
instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron:PFPEF
instname_str Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron_str PFPEF
institution PFPEF
reponame_str Pró-fono (Online)
collection Pró-fono (Online)
repository.name.fl_str_mv Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@profono.com.br
_version_ 1754821083655045120