Evolução da criança autista a partir da resposta materna ao Autism Behavior Checklist

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamanaha,Ana Carina
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Perissinoto,Jacy, Chiari,Brasilia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pró-fono (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872008000300005
Resumo: TEMA: intervenção terapêutica fonoaudiológica. OBJETIVO: avaliar o processo evolutivo da criança autista em contexto de intervenção direta e indireta a partir das respostas das mães ao Autism Behavior Checklist. MÉTODO: a amostra constitui-se de 11 mães de crianças diagnosticadas com autismo infantil (seis) e com sindrome de asperger (cinco), de acordo com os critérios do DSM IVtr (APA,2002) e atendidos no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Transtornos Globais do Desenvolvimento da Universidade Federal de São Paulo. Essas crianças encontravam-se divididas aleatoriamente em dois grupos: seis crianças em atendimento terapêutico direto e indireto (GT) e cinco apenas em atendimento indireto (GO). Foi utilizado o Autism Behavior Checklist (ABC/ICA) proposto por Krug et al., 1993, traduzido para Língua Portuguesa por Marteleto (2003). Trata-se de uma listagem de comportamentos (57), que permite a descrição detalhada das características não adaptativas nas áreas: sensorial, uso do corpo e objeto, Linguagem, Pessoal-social e Relacional. O questionário foi preenchido sob forma de entrevista para minimizar os efeitos da escolaridade dos pais, em três momentos: inicio de intervenção, após seis meses e ao final de 12 meses. RESULTADOS: após a análise estatística observou-se que houve uma evolução mais acentuada nos escores total e nas áreas de linguagem, pessoal-social e relacional do grupo GT, sugerindo padrão evolutivo maior durante todo o período do estudo. CONCLUSÃO: em ambos os grupos as mães observaram mudanças de comportamentos. A tendência de escores melhores do GT deveu-se, provavelmente a eficácia da intervenção direta e não à falta de atenção dos pais do GO em reconhecer diferenças comportamentais em suas crianças.
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