A NOTÍCIA COMO FORMA DE CONHECIMENTO: ZÉ, O BAIRRO E AS DISTORÇÕES NO TELEJORNALISMO LOCAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho de Sousa, Bernadete Coelho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Panorama
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/8620
Resumo: Esse artigo apresenta um estudo sobre o telejornalismo local e sua relação com a forma de construção do conhecimento proporcionada pela informação jornalística, considerando que as emissoras de TV investem no telejornalismo local como forma de criar um elo com o telespectador e aumentar a audiência Por sua vez a população local tem no telejornalismo uma forma de conhecer melhor o espaço social que habita e os fatos que afetam diretamente seu cotidiano. Dessa forma o artigo apresenta a visão de Robert Park e o quadro Zé do Bairro, exibido na RJ 1 na TV Rio Sul e também no JA1ª Ed da Televisão Anhanguera, ambas afiliadas da Rede Globo de Televisão. Foram analisadas duas reportagens de cada emissora apresentadas no quadro. Na TV Rio Sul foram escolhidos dias no mês de março de 2020, antes das mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus e na TV Anhanguera foram escolhidas datas aleatórias no mês de janeiro de 2019. A intenção é refletir sobre essa forma de conhecimento a partir dos conceitos desenvolvidos por Robert Erza Park, sociólogo, jornalista e um dos fundadores da Escola de Chicago. Os resultados mostram que, no entanto, ao tentar se valer da tecnologia as emissoras acabam criando um personagem que aparentemente não tem muito a acrescentar o que o transforma em uma figura caricata e até certo ponto grotesca.
id PUC-GO-2_dd9063af0bd68ab548209369ad0fcb8e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8620
network_acronym_str PUC-GO-2
network_name_str Panorama
repository_id_str
spelling A NOTÍCIA COMO FORMA DE CONHECIMENTO: ZÉ, O BAIRRO E AS DISTORÇÕES NO TELEJORNALISMO LOCALComunicaçãotelejornalismo, conhecimento, Zé do Bairro, tecnologiaTelejornalismo localEsse artigo apresenta um estudo sobre o telejornalismo local e sua relação com a forma de construção do conhecimento proporcionada pela informação jornalística, considerando que as emissoras de TV investem no telejornalismo local como forma de criar um elo com o telespectador e aumentar a audiência Por sua vez a população local tem no telejornalismo uma forma de conhecer melhor o espaço social que habita e os fatos que afetam diretamente seu cotidiano. Dessa forma o artigo apresenta a visão de Robert Park e o quadro Zé do Bairro, exibido na RJ 1 na TV Rio Sul e também no JA1ª Ed da Televisão Anhanguera, ambas afiliadas da Rede Globo de Televisão. Foram analisadas duas reportagens de cada emissora apresentadas no quadro. Na TV Rio Sul foram escolhidos dias no mês de março de 2020, antes das mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus e na TV Anhanguera foram escolhidas datas aleatórias no mês de janeiro de 2019. A intenção é refletir sobre essa forma de conhecimento a partir dos conceitos desenvolvidos por Robert Erza Park, sociólogo, jornalista e um dos fundadores da Escola de Chicago. Os resultados mostram que, no entanto, ao tentar se valer da tecnologia as emissoras acabam criando um personagem que aparentemente não tem muito a acrescentar o que o transforma em uma figura caricata e até certo ponto grotesca.Editora da PUC GoiásCoelho de Sousa, Bernadete Coelho2021-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/862010.18224/pan.v10i2.8620Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 10, n. 2 (2020); 20-252237-108710.18224/pan.v10i2reponame:Panoramainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/8620/5012Direitos autorais 2021 Bernadete Coelho Coelho de Sousahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-04T19:39:34ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A NOTÍCIA COMO FORMA DE CONHECIMENTO: ZÉ, O BAIRRO E AS DISTORÇÕES NO TELEJORNALISMO LOCAL
title A NOTÍCIA COMO FORMA DE CONHECIMENTO: ZÉ, O BAIRRO E AS DISTORÇÕES NO TELEJORNALISMO LOCAL
spellingShingle A NOTÍCIA COMO FORMA DE CONHECIMENTO: ZÉ, O BAIRRO E AS DISTORÇÕES NO TELEJORNALISMO LOCAL
Coelho de Sousa, Bernadete Coelho
Comunicação
telejornalismo, conhecimento, Zé do Bairro, tecnologia
Telejornalismo local
title_short A NOTÍCIA COMO FORMA DE CONHECIMENTO: ZÉ, O BAIRRO E AS DISTORÇÕES NO TELEJORNALISMO LOCAL
title_full A NOTÍCIA COMO FORMA DE CONHECIMENTO: ZÉ, O BAIRRO E AS DISTORÇÕES NO TELEJORNALISMO LOCAL
title_fullStr A NOTÍCIA COMO FORMA DE CONHECIMENTO: ZÉ, O BAIRRO E AS DISTORÇÕES NO TELEJORNALISMO LOCAL
title_full_unstemmed A NOTÍCIA COMO FORMA DE CONHECIMENTO: ZÉ, O BAIRRO E AS DISTORÇÕES NO TELEJORNALISMO LOCAL
title_sort A NOTÍCIA COMO FORMA DE CONHECIMENTO: ZÉ, O BAIRRO E AS DISTORÇÕES NO TELEJORNALISMO LOCAL
author Coelho de Sousa, Bernadete Coelho
author_facet Coelho de Sousa, Bernadete Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho de Sousa, Bernadete Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
telejornalismo, conhecimento, Zé do Bairro, tecnologia
Telejornalismo local
topic Comunicação
telejornalismo, conhecimento, Zé do Bairro, tecnologia
Telejornalismo local
dc.description.none.fl_txt_mv Esse artigo apresenta um estudo sobre o telejornalismo local e sua relação com a forma de construção do conhecimento proporcionada pela informação jornalística, considerando que as emissoras de TV investem no telejornalismo local como forma de criar um elo com o telespectador e aumentar a audiência Por sua vez a população local tem no telejornalismo uma forma de conhecer melhor o espaço social que habita e os fatos que afetam diretamente seu cotidiano. Dessa forma o artigo apresenta a visão de Robert Park e o quadro Zé do Bairro, exibido na RJ 1 na TV Rio Sul e também no JA1ª Ed da Televisão Anhanguera, ambas afiliadas da Rede Globo de Televisão. Foram analisadas duas reportagens de cada emissora apresentadas no quadro. Na TV Rio Sul foram escolhidos dias no mês de março de 2020, antes das mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus e na TV Anhanguera foram escolhidas datas aleatórias no mês de janeiro de 2019. A intenção é refletir sobre essa forma de conhecimento a partir dos conceitos desenvolvidos por Robert Erza Park, sociólogo, jornalista e um dos fundadores da Escola de Chicago. Os resultados mostram que, no entanto, ao tentar se valer da tecnologia as emissoras acabam criando um personagem que aparentemente não tem muito a acrescentar o que o transforma em uma figura caricata e até certo ponto grotesca.
description Esse artigo apresenta um estudo sobre o telejornalismo local e sua relação com a forma de construção do conhecimento proporcionada pela informação jornalística, considerando que as emissoras de TV investem no telejornalismo local como forma de criar um elo com o telespectador e aumentar a audiência Por sua vez a população local tem no telejornalismo uma forma de conhecer melhor o espaço social que habita e os fatos que afetam diretamente seu cotidiano. Dessa forma o artigo apresenta a visão de Robert Park e o quadro Zé do Bairro, exibido na RJ 1 na TV Rio Sul e também no JA1ª Ed da Televisão Anhanguera, ambas afiliadas da Rede Globo de Televisão. Foram analisadas duas reportagens de cada emissora apresentadas no quadro. Na TV Rio Sul foram escolhidos dias no mês de março de 2020, antes das mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus e na TV Anhanguera foram escolhidas datas aleatórias no mês de janeiro de 2019. A intenção é refletir sobre essa forma de conhecimento a partir dos conceitos desenvolvidos por Robert Erza Park, sociólogo, jornalista e um dos fundadores da Escola de Chicago. Os resultados mostram que, no entanto, ao tentar se valer da tecnologia as emissoras acabam criando um personagem que aparentemente não tem muito a acrescentar o que o transforma em uma figura caricata e até certo ponto grotesca.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/8620
10.18224/pan.v10i2.8620
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/8620
identifier_str_mv 10.18224/pan.v10i2.8620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/8620/5012
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Bernadete Coelho Coelho de Sousa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Bernadete Coelho Coelho de Sousa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 10, n. 2 (2020); 20-25
2237-1087
10.18224/pan.v10i2
reponame:Panorama
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Panorama
collection Panorama
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1726665001992716288