Estado nutricional relativo ao zinco de crianças que frequentam creches do estado da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedraza,Dixis Figueroa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rocha,Ana Carolina Dantas, Queiroz,Everton Oliveira de, Sousa,Carolina Pereira da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Nutrição
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732011000400003
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional relativo ao zinco de crianças assistidas em creches do Estado da Paraíba. MÉTODOS: O estado nutricional relativo ao zinco de 235 crianças pré-escolares foi avaliado através de sua concentração no soro, da ingestão dietética de zinco e da estatura para idade, como recomendado pelo International Zinc Consultative Group. As concentrações séricas de zinco foram determinadas por espectrofotometria de absorção atômica de chama, considerando deficiência de zinco valores <65µmol/L. O consumo alimentar foi registrado mediante o recordatório de 24 horas, considerando a alimentação da criança no dia anterior e o consumo de alimentos na creche, e foi analisada a inadequação dietética de zinco de acordo com as necessidades médias estimadas de zinco segundo etapa da vida e tipo de dieta estabelecido pelo International Zinc Consultative Group. Adotou-se o Padrão de Crescimento Infantil da Organização Mundial da Saúde para o índice estatura para idade, considerando-se com deficit de estatura as crianças que apresentaram esse índice dois escores-Z abaixo do valor mediano da população de referência. Empregou-se o teste t ou análise de variância na análise estatística, programa Statistical Package for the Social Sciences-16.0. RESULTADOS: As prevalências de deficiência de zinco no soro, inadequação dietética de zinco e deficit de estatura foram de 16,2%, 16,6% e 7,7%, respectivamente. A média de zinco no soro foi estatisticamente menor nas crianças de mães com baixo peso em comparação com as crianças de mães com peso normal. CONCLUSÃO: As crianças estudadas apresentaram risco moderado de deficiência de zinco, pois são indicadas prevalências significativas de baixos níveis séricos de zinco, de consumo inadequado de zinco e de desnutrição crônica.
id PUC_CAMP-2_ea16f363926a97e8c2e6cd075f1eb1cc
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-52732011000400003
network_acronym_str PUC_CAMP-2
network_name_str Revista de Nutrição
repository_id_str
spelling Estado nutricional relativo ao zinco de crianças que frequentam creches do estado da ParaíbaCrechesEstado nutricionalPré-escolarZincoOBJETIVO: Avaliar o estado nutricional relativo ao zinco de crianças assistidas em creches do Estado da Paraíba. MÉTODOS: O estado nutricional relativo ao zinco de 235 crianças pré-escolares foi avaliado através de sua concentração no soro, da ingestão dietética de zinco e da estatura para idade, como recomendado pelo International Zinc Consultative Group. As concentrações séricas de zinco foram determinadas por espectrofotometria de absorção atômica de chama, considerando deficiência de zinco valores <65µmol/L. O consumo alimentar foi registrado mediante o recordatório de 24 horas, considerando a alimentação da criança no dia anterior e o consumo de alimentos na creche, e foi analisada a inadequação dietética de zinco de acordo com as necessidades médias estimadas de zinco segundo etapa da vida e tipo de dieta estabelecido pelo International Zinc Consultative Group. Adotou-se o Padrão de Crescimento Infantil da Organização Mundial da Saúde para o índice estatura para idade, considerando-se com deficit de estatura as crianças que apresentaram esse índice dois escores-Z abaixo do valor mediano da população de referência. Empregou-se o teste t ou análise de variância na análise estatística, programa Statistical Package for the Social Sciences-16.0. RESULTADOS: As prevalências de deficiência de zinco no soro, inadequação dietética de zinco e deficit de estatura foram de 16,2%, 16,6% e 7,7%, respectivamente. A média de zinco no soro foi estatisticamente menor nas crianças de mães com baixo peso em comparação com as crianças de mães com peso normal. CONCLUSÃO: As crianças estudadas apresentaram risco moderado de deficiência de zinco, pois são indicadas prevalências significativas de baixos níveis séricos de zinco, de consumo inadequado de zinco e de desnutrição crônica.Pontifícia Universidade Católica de Campinas2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732011000400003Revista de Nutrição v.24 n.4 2011reponame:Revista de Nutriçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP10.1590/S1415-52732011000400003info:eu-repo/semantics/openAccessPedraza,Dixis FigueroaRocha,Ana Carolina DantasQueiroz,Everton Oliveira deSousa,Carolina Pereira da Cunhapor2011-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S1415-52732011000400003Revistahttp://www.scielo.br/rnONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br1678-98651415-5273opendoar:2011-11-30T00:00Revista de Nutrição - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado nutricional relativo ao zinco de crianças que frequentam creches do estado da Paraíba
title Estado nutricional relativo ao zinco de crianças que frequentam creches do estado da Paraíba
spellingShingle Estado nutricional relativo ao zinco de crianças que frequentam creches do estado da Paraíba
Pedraza,Dixis Figueroa
Creches
Estado nutricional
Pré-escolar
Zinco
title_short Estado nutricional relativo ao zinco de crianças que frequentam creches do estado da Paraíba
title_full Estado nutricional relativo ao zinco de crianças que frequentam creches do estado da Paraíba
title_fullStr Estado nutricional relativo ao zinco de crianças que frequentam creches do estado da Paraíba
title_full_unstemmed Estado nutricional relativo ao zinco de crianças que frequentam creches do estado da Paraíba
title_sort Estado nutricional relativo ao zinco de crianças que frequentam creches do estado da Paraíba
author Pedraza,Dixis Figueroa
author_facet Pedraza,Dixis Figueroa
Rocha,Ana Carolina Dantas
Queiroz,Everton Oliveira de
Sousa,Carolina Pereira da Cunha
author_role author
author2 Rocha,Ana Carolina Dantas
Queiroz,Everton Oliveira de
Sousa,Carolina Pereira da Cunha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedraza,Dixis Figueroa
Rocha,Ana Carolina Dantas
Queiroz,Everton Oliveira de
Sousa,Carolina Pereira da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Creches
Estado nutricional
Pré-escolar
Zinco
topic Creches
Estado nutricional
Pré-escolar
Zinco
description OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional relativo ao zinco de crianças assistidas em creches do Estado da Paraíba. MÉTODOS: O estado nutricional relativo ao zinco de 235 crianças pré-escolares foi avaliado através de sua concentração no soro, da ingestão dietética de zinco e da estatura para idade, como recomendado pelo International Zinc Consultative Group. As concentrações séricas de zinco foram determinadas por espectrofotometria de absorção atômica de chama, considerando deficiência de zinco valores <65µmol/L. O consumo alimentar foi registrado mediante o recordatório de 24 horas, considerando a alimentação da criança no dia anterior e o consumo de alimentos na creche, e foi analisada a inadequação dietética de zinco de acordo com as necessidades médias estimadas de zinco segundo etapa da vida e tipo de dieta estabelecido pelo International Zinc Consultative Group. Adotou-se o Padrão de Crescimento Infantil da Organização Mundial da Saúde para o índice estatura para idade, considerando-se com deficit de estatura as crianças que apresentaram esse índice dois escores-Z abaixo do valor mediano da população de referência. Empregou-se o teste t ou análise de variância na análise estatística, programa Statistical Package for the Social Sciences-16.0. RESULTADOS: As prevalências de deficiência de zinco no soro, inadequação dietética de zinco e deficit de estatura foram de 16,2%, 16,6% e 7,7%, respectivamente. A média de zinco no soro foi estatisticamente menor nas crianças de mães com baixo peso em comparação com as crianças de mães com peso normal. CONCLUSÃO: As crianças estudadas apresentaram risco moderado de deficiência de zinco, pois são indicadas prevalências significativas de baixos níveis séricos de zinco, de consumo inadequado de zinco e de desnutrição crônica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732011000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732011000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-52732011000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Nutrição v.24 n.4 2011
reponame:Revista de Nutrição
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Revista de Nutrição
collection Revista de Nutrição
repository.name.fl_str_mv Revista de Nutrição - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv ||sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br
_version_ 1752128817968709632