Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Maria Vanderléia Matos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marteleto,Márcia Regina Fumagalli, Schoen-Ferreira,Teresa Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Psicologia (Campinas)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2010000200004
Resumo: Linguagem receptiva é a capacidade de o indivíduo compreender o que ouve e lê. Este artigo objetiva avaliar o desempenho de crianças pré-escolares quanto ao vocabulário receptivo. Participaram 159 alunos - 56% do 1º estágio e 44% do 3º estágio - de uma escola de Educação Infantil do Município de São Paulo. Foi utilizado o Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, que avalia o desenvolvimento lexical no domínio receptivo. Após autorização da direção da escola e dos pais, as crianças foram avaliadas individualmente. Houve um desempenho inferior ao esperado para a idade em 61% das crianças. Os alunos do 1º estágio saíram-se melhor do que os do 3º estágio. O gênero da criança e a escolaridade da mãe não interferiram no desempenho do teste. Conclui-se que é importante, já na pré-escola, um trabalho mais intensificado com vocabulário para as crianças desenvolverem seu potencial comunicativo.
id PUC_CAMP-3_56ac2aeab0883d47e0eec52a08185b6b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-166X2010000200004
network_acronym_str PUC_CAMP-3
network_name_str Estudos de Psicologia (Campinas)
repository_id_str
spelling Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolaresEducação infantilLinguagem infantilVocabulárioLinguagem receptiva é a capacidade de o indivíduo compreender o que ouve e lê. Este artigo objetiva avaliar o desempenho de crianças pré-escolares quanto ao vocabulário receptivo. Participaram 159 alunos - 56% do 1º estágio e 44% do 3º estágio - de uma escola de Educação Infantil do Município de São Paulo. Foi utilizado o Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, que avalia o desenvolvimento lexical no domínio receptivo. Após autorização da direção da escola e dos pais, as crianças foram avaliadas individualmente. Houve um desempenho inferior ao esperado para a idade em 61% das crianças. Os alunos do 1º estágio saíram-se melhor do que os do 3º estágio. O gênero da criança e a escolaridade da mãe não interferiram no desempenho do teste. Conclui-se que é importante, já na pré-escola, um trabalho mais intensificado com vocabulário para as crianças desenvolverem seu potencial comunicativo.Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2010000200004Estudos de Psicologia (Campinas) v.27 n.2 2010reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP10.1590/S0103-166X2010000200004info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Maria Vanderléia MatosMarteleto,Márcia Regina FumagalliSchoen-Ferreira,Teresa Helenapor2011-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S0103-166X2010000200004Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudoshttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2011-01-31T00:00Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
title Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
spellingShingle Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
Araújo,Maria Vanderléia Matos
Educação infantil
Linguagem infantil
Vocabulário
title_short Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
title_full Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
title_fullStr Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
title_full_unstemmed Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
title_sort Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
author Araújo,Maria Vanderléia Matos
author_facet Araújo,Maria Vanderléia Matos
Marteleto,Márcia Regina Fumagalli
Schoen-Ferreira,Teresa Helena
author_role author
author2 Marteleto,Márcia Regina Fumagalli
Schoen-Ferreira,Teresa Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Maria Vanderléia Matos
Marteleto,Márcia Regina Fumagalli
Schoen-Ferreira,Teresa Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Linguagem infantil
Vocabulário
topic Educação infantil
Linguagem infantil
Vocabulário
description Linguagem receptiva é a capacidade de o indivíduo compreender o que ouve e lê. Este artigo objetiva avaliar o desempenho de crianças pré-escolares quanto ao vocabulário receptivo. Participaram 159 alunos - 56% do 1º estágio e 44% do 3º estágio - de uma escola de Educação Infantil do Município de São Paulo. Foi utilizado o Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, que avalia o desenvolvimento lexical no domínio receptivo. Após autorização da direção da escola e dos pais, as crianças foram avaliadas individualmente. Houve um desempenho inferior ao esperado para a idade em 61% das crianças. Os alunos do 1º estágio saíram-se melhor do que os do 3º estágio. O gênero da criança e a escolaridade da mãe não interferiram no desempenho do teste. Conclui-se que é importante, já na pré-escola, um trabalho mais intensificado com vocabulário para as crianças desenvolverem seu potencial comunicativo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2010000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2010000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-166X2010000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) v.27 n.2 2010
reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Estudos de Psicologia (Campinas)
collection Estudos de Psicologia (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br
_version_ 1752128722511593472