Influência da modalidade de reconto na avaliação do desempenho de escolares em compreensão leitora
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Psicologia (Campinas) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400605 |
Resumo: | Este estudo buscou estudar a influência da modalidade de reconto sobre a avaliação da compreensão leitora. Avaliaram-se 34 escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sem queixas de leitura, agrupados em: 1) Grupo Reconto Oral: 19 crianças que recontaram oralmente texto narrativo e expositivo lidos; 2) Grupo Reconto Escrito: 15 que o fizeram por escrito. A análise dos recontos quantificou proposições de ideia central, detalhe, inferências e número de enlaces. Estabeleceu-se, também, o padrão de compreensão (3-0, do melhor para o pior desempenho). Resultados evidenciaram semelhanças entre as médias de desempenho dos grupos nas variáveis do reconto de texto narrativo. Para o expositivo, houve diferença para enlaces de primeiro nível (t = -2,114, p = 0,042), com maior média do Grupo reconto escrito. Concluiu-se, portanto, que a modalidade do reconto não influenciou a avaliação da compreensão de textos narrativos, mas o reconto escrito de textos expositivos favoreceu o aparecimento de enlaces entre ideias centrais. |
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Influência da modalidade de reconto na avaliação do desempenho de escolares em compreensão leitoraAvaliaçãoCompreensãoLeituraEste estudo buscou estudar a influência da modalidade de reconto sobre a avaliação da compreensão leitora. Avaliaram-se 34 escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sem queixas de leitura, agrupados em: 1) Grupo Reconto Oral: 19 crianças que recontaram oralmente texto narrativo e expositivo lidos; 2) Grupo Reconto Escrito: 15 que o fizeram por escrito. A análise dos recontos quantificou proposições de ideia central, detalhe, inferências e número de enlaces. Estabeleceu-se, também, o padrão de compreensão (3-0, do melhor para o pior desempenho). Resultados evidenciaram semelhanças entre as médias de desempenho dos grupos nas variáveis do reconto de texto narrativo. Para o expositivo, houve diferença para enlaces de primeiro nível (t = -2,114, p = 0,042), com maior média do Grupo reconto escrito. Concluiu-se, portanto, que a modalidade do reconto não influenciou a avaliação da compreensão de textos narrativos, mas o reconto escrito de textos expositivos favoreceu o aparecimento de enlaces entre ideias centrais.Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400605Estudos de Psicologia (Campinas) v.32 n.4 2015reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP10.1590/0103-166X2015000400004info:eu-repo/semantics/openAccessKIDA,Adriana de Souza BatistaBUENO,Gabriela JulianeLIMA,Vânia Lúcia Costa de CarvalhoROSSI,Suelen GratonNEPOMUCENO,Pablo FelicioMARTIN,Mariana de Moraes MaldonadoÁVILA,Clara Regina Brandão depor2015-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S0103-166X2015000400605Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudoshttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2015-11-04T00:00Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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