Análise censitária do perfil socioeconômico e desempenho acadêmico dos estudantes ProUni das instituições de ensino Superior privadas sem fins lucrativos no Enade (2010-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Andressa Jackeline de Oliveira Mario e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15271
Resumo: Esta tese doutoral versa sobre o perfil socioeconômico e o desempenho acadêmico de estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) das Instituições de Ensino Superior sem fins lucrativos do Brasil, no Enade. Tem o objetivo de conhecer as características socioeconômicas do estudante ProUni como idade, cor/raça, renda, entre outras, além de analisar seu desempenho acadêmico, por meio das notas de Formação Geral, dos Componentes Específicos e a Nota Geral, em relação aos estudantes não-prounistas, com a finalidade de diferenciar os estudantes bolsistas ProUni - Integral e Parcial - em relação aos estudantes não-prounistas. Adota como método a pesquisa qualitativa, que toma por base os microdados do Enade, disponibilizados eletronicamente pelo governo federal por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Toma como instrumento de análise o questionário do estudante e as notas de desempenho acadêmico de todos os estudantes do Brasil, obtidas por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) nos Ciclos I, II e III, do período de 2010 a 2017, devido ao fato de ser a partir de 2010 que o item “categoria administrativa” passa a trazer a nomeação “Sem Fins Lucrativos” (SFL) e “Com Fins Lucrativos” (CFL), para classificar as Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil. Para os estudos dos dados gerados pelas respostas dadas ao questionário do estudante e manipulação e as análises dos microdados do Enade, foi utilizado o programa SPSS 23.0. Os resultados encontrados com base nos anos de 2010-2017 do Enade, demonstraram que os estudantes ProUni das Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas Sem Fins Lucrativos (PSFL) são o maior grupo de estudantes com notas mais elevadas, superando os estudantes ProUni das IES Privadas Com Fins Lucrativos (PCFL), e os estudantes não-prounistas de ambos tipos de IES, em diferentes proporções, sendo em alguns casos, o dobro do desempenho em relação aos demais estudantes, nos anos de 2010-2017 do Enade.
id PUC_CAMP-5_26c975a4e8d86afe12c870be9cae276a
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15271
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Análise censitária do perfil socioeconômico e desempenho acadêmico dos estudantes ProUni das instituições de ensino Superior privadas sem fins lucrativos no Enade (2010-2017)Census Analysis of the Socioeconomic Profile and Academic Performance of ProUni Students from Private Non-Profit Higher Education Institutions at Enade (2010-2017)Educação SuperiorProUniEnadePerfil de EstudantesDesempenho AcadêmicoHigher EducationProUniEnadeStudent ProfileAcademic achievementEsta tese doutoral versa sobre o perfil socioeconômico e o desempenho acadêmico de estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) das Instituições de Ensino Superior sem fins lucrativos do Brasil, no Enade. Tem o objetivo de conhecer as características socioeconômicas do estudante ProUni como idade, cor/raça, renda, entre outras, além de analisar seu desempenho acadêmico, por meio das notas de Formação Geral, dos Componentes Específicos e a Nota Geral, em relação aos estudantes não-prounistas, com a finalidade de diferenciar os estudantes bolsistas ProUni - Integral e Parcial - em relação aos estudantes não-prounistas. Adota como método a pesquisa qualitativa, que toma por base os microdados do Enade, disponibilizados eletronicamente pelo governo federal por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Toma como instrumento de análise o questionário do estudante e as notas de desempenho acadêmico de todos os estudantes do Brasil, obtidas por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) nos Ciclos I, II e III, do período de 2010 a 2017, devido ao fato de ser a partir de 2010 que o item “categoria administrativa” passa a trazer a nomeação “Sem Fins Lucrativos” (SFL) e “Com Fins Lucrativos” (CFL), para classificar as Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil. Para os estudos dos dados gerados pelas respostas dadas ao questionário do estudante e manipulação e as análises dos microdados do Enade, foi utilizado o programa SPSS 23.0. Os resultados encontrados com base nos anos de 2010-2017 do Enade, demonstraram que os estudantes ProUni das Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas Sem Fins Lucrativos (PSFL) são o maior grupo de estudantes com notas mais elevadas, superando os estudantes ProUni das IES Privadas Com Fins Lucrativos (PCFL), e os estudantes não-prounistas de ambos tipos de IES, em diferentes proporções, sendo em alguns casos, o dobro do desempenho em relação aos demais estudantes, nos anos de 2010-2017 do Enade.This doctoral thesis deals with the socioeconomic profile and academic performance of students from the University for All Program (ProUni) of non-profit Higher Education Institutions in Brazil, at Enade. It aims to know the socio-economic characteristics of the ProUni student such as age, color / race, income, among others, in addition to analyzing their academic performance, through the General Training notes, Specific Components and the General Note, in relation to students. non-prounist students, with the purpose of differentiating ProUni scholarship students - Integral and Partial - in relation to non-prounist students. It adopts qualitative research as a method, based on Enade microdata, made available electronically by the federal government through the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). It uses the student questionnaire and the academic performance scores of all students in Brazil as an instrument of analysis, obtained through the National Student Performance Examination (Enade) in Cycles I, II and III, from 2010 to 2017, due to the fact that from 2010 onwards, the item “administrative category” will be named “Non-Profit” (SFL) and “With Profit-For-Profit” (CFL), to classify Higher Education Institutions (HEIs) from all over Brazil. For the studies of the data generated by the answers given to the student's questionnaire and manipulation and the analysis of the Enade microdata, the SPSS 23.0 program was used. The results found based on the years 2010-2017 of Enade, showed that ProUni students from Private Non-Profit Higher Education Institutions (HEIs) are the largest group of students with higher grades, surpassing ProUni students from Private HEIs with Profit Purposes (PCFL), and non-prounist students from both types of HEIs, in different proportions, in some cases being twice the performance compared to other students, in the years 2010-2017 of Enade.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPUC-CampinasPires, AndréPontifícia Universidade Católica de CampinasPaiva, Andressa Jackeline de Oliveira Mario e2022-02-16T17:55:03Z2022-02-16T17:55:03Z2020-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152715318670717934656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-27T16:22:09Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15271Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-27T16:22:09Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise censitária do perfil socioeconômico e desempenho acadêmico dos estudantes ProUni das instituições de ensino Superior privadas sem fins lucrativos no Enade (2010-2017)
Census Analysis of the Socioeconomic Profile and Academic Performance of ProUni Students from Private Non-Profit Higher Education Institutions at Enade (2010-2017)
title Análise censitária do perfil socioeconômico e desempenho acadêmico dos estudantes ProUni das instituições de ensino Superior privadas sem fins lucrativos no Enade (2010-2017)
spellingShingle Análise censitária do perfil socioeconômico e desempenho acadêmico dos estudantes ProUni das instituições de ensino Superior privadas sem fins lucrativos no Enade (2010-2017)
Paiva, Andressa Jackeline de Oliveira Mario e
Educação Superior
ProUni
Enade
Perfil de Estudantes
Desempenho Acadêmico
Higher Education
ProUni
Enade
Student Profile
Academic achievement
title_short Análise censitária do perfil socioeconômico e desempenho acadêmico dos estudantes ProUni das instituições de ensino Superior privadas sem fins lucrativos no Enade (2010-2017)
title_full Análise censitária do perfil socioeconômico e desempenho acadêmico dos estudantes ProUni das instituições de ensino Superior privadas sem fins lucrativos no Enade (2010-2017)
title_fullStr Análise censitária do perfil socioeconômico e desempenho acadêmico dos estudantes ProUni das instituições de ensino Superior privadas sem fins lucrativos no Enade (2010-2017)
title_full_unstemmed Análise censitária do perfil socioeconômico e desempenho acadêmico dos estudantes ProUni das instituições de ensino Superior privadas sem fins lucrativos no Enade (2010-2017)
title_sort Análise censitária do perfil socioeconômico e desempenho acadêmico dos estudantes ProUni das instituições de ensino Superior privadas sem fins lucrativos no Enade (2010-2017)
author Paiva, Andressa Jackeline de Oliveira Mario e
author_facet Paiva, Andressa Jackeline de Oliveira Mario e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, André
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Andressa Jackeline de Oliveira Mario e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
ProUni
Enade
Perfil de Estudantes
Desempenho Acadêmico
Higher Education
ProUni
Enade
Student Profile
Academic achievement
topic Educação Superior
ProUni
Enade
Perfil de Estudantes
Desempenho Acadêmico
Higher Education
ProUni
Enade
Student Profile
Academic achievement
description Esta tese doutoral versa sobre o perfil socioeconômico e o desempenho acadêmico de estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) das Instituições de Ensino Superior sem fins lucrativos do Brasil, no Enade. Tem o objetivo de conhecer as características socioeconômicas do estudante ProUni como idade, cor/raça, renda, entre outras, além de analisar seu desempenho acadêmico, por meio das notas de Formação Geral, dos Componentes Específicos e a Nota Geral, em relação aos estudantes não-prounistas, com a finalidade de diferenciar os estudantes bolsistas ProUni - Integral e Parcial - em relação aos estudantes não-prounistas. Adota como método a pesquisa qualitativa, que toma por base os microdados do Enade, disponibilizados eletronicamente pelo governo federal por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Toma como instrumento de análise o questionário do estudante e as notas de desempenho acadêmico de todos os estudantes do Brasil, obtidas por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) nos Ciclos I, II e III, do período de 2010 a 2017, devido ao fato de ser a partir de 2010 que o item “categoria administrativa” passa a trazer a nomeação “Sem Fins Lucrativos” (SFL) e “Com Fins Lucrativos” (CFL), para classificar as Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil. Para os estudos dos dados gerados pelas respostas dadas ao questionário do estudante e manipulação e as análises dos microdados do Enade, foi utilizado o programa SPSS 23.0. Os resultados encontrados com base nos anos de 2010-2017 do Enade, demonstraram que os estudantes ProUni das Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas Sem Fins Lucrativos (PSFL) são o maior grupo de estudantes com notas mais elevadas, superando os estudantes ProUni das IES Privadas Com Fins Lucrativos (PCFL), e os estudantes não-prounistas de ambos tipos de IES, em diferentes proporções, sendo em alguns casos, o dobro do desempenho em relação aos demais estudantes, nos anos de 2010-2017 do Enade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-13
2022-02-16T17:55:03Z
2022-02-16T17:55:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15271
5318670717934656
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15271
identifier_str_mv 5318670717934656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415784780759040