Ler e escrever: quando aprender? A BNCC para a alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Lívia Ferreira Pazetti
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16608
Resumo: Esta pesquisa trata da linguagem escrita enfocando de forma crítica a proposta para a alfabetização apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC e as competências para a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental deverão ser implementadas nas escolas no decorrer do biênio de 2019-2020. O nosso problema de pesquisa pautou-se em responder a seguinte questão: qual é a proposta para a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental trazida na BNCC e como ocorreu essa implantação no contexto escolar? Dessa forma, o objetivo central buscou conhecer o processo de implantação da BNCC em relação ao processo de alfabetização em uma escola, analisando como Orientadores Educacionais têm significado o disposto na BNCC nesse campo. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede privada de ensino, situada no Município de Campinas, São Paulo, pautando-se em uma abordagem qualitativa de investigação, e cuja técnica de produção de material empírico foram entrevistas semiestruturadas com as Orientadoras Educacionais da escola e análise documental da BNCC. A análise do material empírico foi realizada com base na Pedagogia Histórico-crítica e na teoria Histórico-cultural sobre desenvolvimento humano.? Dentre as considerações finais consideramos que a proposta da BNCC, ao propor uma base comum para todas as escolas brasileiras, exigiu dos Orientadores Pedagógicos ações de estudo para apropriação imediata e aprofundada do material e das diretrizes relativas ao aprendizado da linguagem escrita, para que pudessem implementá-la na escola onde atuam. Com base na análise fundamentada do material empírico foi possível depreender que as crianças se desenvolvem de forma heterogênea e que é fundamental considerar o momento de aprendizagem de cada uma em sala de aula. Diante disso, identificamos que a BNCC, ao estabelecer um ensino comum a todas as escolas, impõe mudanças para sua implementação no contexto escolar que demandam estudos adicionais de formação da equipe gestora, além de desconsiderar o desenvolvimento das crianças, pois não leva em conta as questões culturais, regionais e conhecimentos prévios dos alunos.
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Dessa forma, o objetivo central buscou conhecer o processo de implantação da BNCC em relação ao processo de alfabetização em uma escola, analisando como Orientadores Educacionais têm significado o disposto na BNCC nesse campo. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede privada de ensino, situada no Município de Campinas, São Paulo, pautando-se em uma abordagem qualitativa de investigação, e cuja técnica de produção de material empírico foram entrevistas semiestruturadas com as Orientadoras Educacionais da escola e análise documental da BNCC. A análise do material empírico foi realizada com base na Pedagogia Histórico-crítica e na teoria Histórico-cultural sobre desenvolvimento humano.? Dentre as considerações finais consideramos que a proposta da BNCC, ao propor uma base comum para todas as escolas brasileiras, exigiu dos Orientadores Pedagógicos ações de estudo para apropriação imediata e aprofundada do material e das diretrizes relativas ao aprendizado da linguagem escrita, para que pudessem implementá-la na escola onde atuam. Com base na análise fundamentada do material empírico foi possível depreender que as crianças se desenvolvem de forma heterogênea e que é fundamental considerar o momento de aprendizagem de cada uma em sala de aula. Diante disso, identificamos que a BNCC, ao estabelecer um ensino comum a todas as escolas, impõe mudanças para sua implementação no contexto escolar que demandam estudos adicionais de formação da equipe gestora, além de desconsiderar o desenvolvimento das crianças, pois não leva em conta as questões culturais, regionais e conhecimentos prévios dos alunos.This research is about the written language, in which we will critically analyze the proposal for literacy presented in the Common National Curricular Base (BNCC). The Common National Curricular Base (BNCC) emerged with new competencies for literacy in the 1st grade of the Elementary School and should be implemented in the schools in the biennium of 2019-2020. Our research problem was guided by the following question: what is the proposal for literacy in the 1st grade of Elementary School brought by the BNCC and how did this implementation occured in the school context? Thus, the main objective seeked to understand the process of teaching and learning of literacy for kids of an school, analyzing how Educational Advisers have meant the provisions of the BNCC in this field. The research was developed in a private school in the city of Campinas, São Paulo, basing itself in a qualitative approach of investigation, whose technique of empirical material production were semi structured interviews with with the school's Educational Advisors and documental analyzes of the BNCC. The analysis of the empirical material was made with base on the Historical-Critical Pedagogy and the Historical-Cultural Theory about human development. Among the final considerations we believe that the proposal of the BNCC in proposing a common base for all brazilian schools, demanded from the Pedagogical Advisors study actions for immediate and in-depth appropriation of the material and guidelines related to the learning of written language, so that they could implement it in the school where they work. Based on the reasoned analysis of the empirical material it was possible to infer that children develop in a heterogeneous way and that it is essential to consider the moment of learning of each one in the classroom. In view of this, we identified that the BNCC, in establishing a common teaching to all schools, imposes changes to its implementation in the school context that disregard the development of children, as it does not take cultural, regional and prior knowledge into account.Não recebi financiamentoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Azevedo, Heloisa Helena Oliveira dePontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Lopes, Lívia Ferreira Pazetti2022-05-27T12:52:32Z2022-05-27T12:52:32Z2020-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/166084348184152566487porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:31Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16608Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:31Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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