Escala de identificação das altas habilidades/superdotação: novos estudos psicométricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassinello, Priscila Zaia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15767
Resumo: O reconhecimento das altas habilidades/superdotação (AH/S) como um construto multidimensional tem ampliado suas formas de avaliação e abrangido diferentes tipos de métodos. No entanto, contrário a esse movimento, ainda não há instrumentos disponíveis especificamente para essa população. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi aprimorar a construção da Escala de Identificação de Características associadas às Altas Habilidades/Superdotação (EICAH/S), a qual compõe-se por 38 afirmações, com quatro opções de respostas do tipo Likert. Para isso, quatro estudos foram propostos: o primeiro, buscou evidências de validade da estrutura interna, envolvendo 485 crianças, provenientes de três diferentes Estados brasileiros, com idades entre 09 e 12 anos. Os resultados obtidos através da análise fatorial confirmatória, mostraram que a estrutura bi fatorial da escala é adequada. No segundo estudo o objetivo foi investigar evidências de validade baseadas nas relações com medidas externas – validade de critério concorrente. A amostra foi composta pelas mesmas crianças do Estudo 1, porém foi dividida em grupo critério (constituída pelas crianças identificadas com AH/S) e grupo controle (crianças não identificadas). Os resultados apontaram para a capacidade de discriminação da escala entre os dois grupos, atingindo o objetivo principal do instrumento. O Estudo 3 almejou encontrar evidências de validade com base nas relações com medidas externas– validade convergente para a EICAH/S, a partir dos resultados das 485 crianças, com idades entre 09 e 12 anos. Porém, nessa etapa foi solicitado que respondessem a EICAH/S e a Bateria de avaliação das altas habilidades/superdotação (BAAH/S). Além disso, esse estudo também contou com a avaliação dos professores de alguns alunos da pesquisa através da Escala de Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (TIAH/S). Os dados entre os instrumentos foram comparados e os resultados indicaram correlações moderadas para a EICAH/S e a BAAH/S e fortes para a EICAH/S e a TIAH/S. E, por fim, o último estudo investigou a fidedignidade da escala, através de sua aplicação em dois momentos diferentes (teste e reteste) em 134 crianças, sendo 66 do sexo feminino e 68 do sexo masculino. Os resultados apontaram para correlações aceitáveis, sugerindo a estabilidade temporal da EICAH/S. Pode-se concluir que os resultados esperados foram atingidos, sugerindo evidências de validade e precisão para o instrumento, de modo que estudos futuros devem ser conduzidos para sua disponibilização para uso profissional.