O acesso à internet como realização do direito à educação sob a ótica da pandemia de COVID-19.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Gabriel Toledo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16567
Resumo: Esta pesquisa tem a finalidade de analisar o acesso à internet como um modo de garantir o direito constitucional à educação, seja através de seu reconhecimento como direito fundamental, seja disponibilizando os meios necessários para sua conexão, demonstrando as particularidades que a pandemia de COVID-19 evidenciou e agravou no seu decorrer, resultante da inércia na tomada de decisões. Para esta análise utiliza-se do método dedutivo, pois, uma vez apreciados os deveres e metas constitucionais para com a educação, em tempos excepcionais como a da pandemia de Sars-Cov-2, no qual o contato social foi reduzido expressivamente, em termos de isolamento social, o acesso à internet de qualidade, oferecendo tanto o serviço em si quanto os dispositivos demandados, tornou-se o meio mais seguro e eficaz tendo em vista os pormenores enfrentados desde o ano de 2020 na educação brasileira. Nesse sentido, é importante considerar a cooperação entre os entes públicos, porque, segundo a Carta Maior Brasileira, estes são responsáveis pelo provimento da educação, sendo igualmente encarregados por contornar as adversidades desse período excepcional que demanda uma atuação conjunta e coordenada tanto da União, quanto dos Estados e Municípios e das demais esferas da sociedade. Ainda assim, pauta-se esta pesquisa tanto na bibliografia especializada sobre esta temática, contemplando algumas análises do caso em foco, principalmente em estudos realizados pelo Congresso Nacional e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), como também se observam as metas constitucionais visando aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Agenda 2030). Por fim, a análise deste objeto permite consagrar a relação entre as desigualdades educacionais e as desigualdades socioeconômicas que evidentemente têm impacto direto no acesso à internet, haja vista que esta é a principal via de realização do direito constitucional à educação, o qual tem vital importância para os interesses nacionais, e relaciona tal temática com uma atuação mais incisiva na área legislativa e na elaboração de políticas públicas, para que sejam superados os empecilhos impostos pela pandemia de COVID-19 ao Sistema Educacional Brasileiro.
id PUC_CAMP-5_55363abfc52a13466aef3a5c214a85ab
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16567
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling O acesso à internet como realização do direito à educação sob a ótica da pandemia de COVID-19.EducaçãoInternetCOVID-19Desigualdades SocioeconômicasDesigualdades EducacionaisPolíticas PúblicasEsta pesquisa tem a finalidade de analisar o acesso à internet como um modo de garantir o direito constitucional à educação, seja através de seu reconhecimento como direito fundamental, seja disponibilizando os meios necessários para sua conexão, demonstrando as particularidades que a pandemia de COVID-19 evidenciou e agravou no seu decorrer, resultante da inércia na tomada de decisões. Para esta análise utiliza-se do método dedutivo, pois, uma vez apreciados os deveres e metas constitucionais para com a educação, em tempos excepcionais como a da pandemia de Sars-Cov-2, no qual o contato social foi reduzido expressivamente, em termos de isolamento social, o acesso à internet de qualidade, oferecendo tanto o serviço em si quanto os dispositivos demandados, tornou-se o meio mais seguro e eficaz tendo em vista os pormenores enfrentados desde o ano de 2020 na educação brasileira. Nesse sentido, é importante considerar a cooperação entre os entes públicos, porque, segundo a Carta Maior Brasileira, estes são responsáveis pelo provimento da educação, sendo igualmente encarregados por contornar as adversidades desse período excepcional que demanda uma atuação conjunta e coordenada tanto da União, quanto dos Estados e Municípios e das demais esferas da sociedade. Ainda assim, pauta-se esta pesquisa tanto na bibliografia especializada sobre esta temática, contemplando algumas análises do caso em foco, principalmente em estudos realizados pelo Congresso Nacional e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), como também se observam as metas constitucionais visando aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Agenda 2030). Por fim, a análise deste objeto permite consagrar a relação entre as desigualdades educacionais e as desigualdades socioeconômicas que evidentemente têm impacto direto no acesso à internet, haja vista que esta é a principal via de realização do direito constitucional à educação, o qual tem vital importância para os interesses nacionais, e relaciona tal temática com uma atuação mais incisiva na área legislativa e na elaboração de políticas públicas, para que sejam superados os empecilhos impostos pela pandemia de COVID-19 ao Sistema Educacional Brasileiro.Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Panutto, PeterPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Morais, Gabriel Toledo de2022-04-12T15:01:27Z2022-04-12T15:01:27Z2021-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16567naporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-17T14:02:03Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16567Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-17T14:02:03Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O acesso à internet como realização do direito à educação sob a ótica da pandemia de COVID-19.
title O acesso à internet como realização do direito à educação sob a ótica da pandemia de COVID-19.
spellingShingle O acesso à internet como realização do direito à educação sob a ótica da pandemia de COVID-19.
Morais, Gabriel Toledo de
Educação
Internet
COVID-19
Desigualdades Socioeconômicas
Desigualdades Educacionais
Políticas Públicas
title_short O acesso à internet como realização do direito à educação sob a ótica da pandemia de COVID-19.
title_full O acesso à internet como realização do direito à educação sob a ótica da pandemia de COVID-19.
title_fullStr O acesso à internet como realização do direito à educação sob a ótica da pandemia de COVID-19.
title_full_unstemmed O acesso à internet como realização do direito à educação sob a ótica da pandemia de COVID-19.
title_sort O acesso à internet como realização do direito à educação sob a ótica da pandemia de COVID-19.
author Morais, Gabriel Toledo de
author_facet Morais, Gabriel Toledo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Panutto, Peter

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Gabriel Toledo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Internet
COVID-19
Desigualdades Socioeconômicas
Desigualdades Educacionais
Políticas Públicas
topic Educação
Internet
COVID-19
Desigualdades Socioeconômicas
Desigualdades Educacionais
Políticas Públicas
description Esta pesquisa tem a finalidade de analisar o acesso à internet como um modo de garantir o direito constitucional à educação, seja através de seu reconhecimento como direito fundamental, seja disponibilizando os meios necessários para sua conexão, demonstrando as particularidades que a pandemia de COVID-19 evidenciou e agravou no seu decorrer, resultante da inércia na tomada de decisões. Para esta análise utiliza-se do método dedutivo, pois, uma vez apreciados os deveres e metas constitucionais para com a educação, em tempos excepcionais como a da pandemia de Sars-Cov-2, no qual o contato social foi reduzido expressivamente, em termos de isolamento social, o acesso à internet de qualidade, oferecendo tanto o serviço em si quanto os dispositivos demandados, tornou-se o meio mais seguro e eficaz tendo em vista os pormenores enfrentados desde o ano de 2020 na educação brasileira. Nesse sentido, é importante considerar a cooperação entre os entes públicos, porque, segundo a Carta Maior Brasileira, estes são responsáveis pelo provimento da educação, sendo igualmente encarregados por contornar as adversidades desse período excepcional que demanda uma atuação conjunta e coordenada tanto da União, quanto dos Estados e Municípios e das demais esferas da sociedade. Ainda assim, pauta-se esta pesquisa tanto na bibliografia especializada sobre esta temática, contemplando algumas análises do caso em foco, principalmente em estudos realizados pelo Congresso Nacional e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), como também se observam as metas constitucionais visando aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Agenda 2030). Por fim, a análise deste objeto permite consagrar a relação entre as desigualdades educacionais e as desigualdades socioeconômicas que evidentemente têm impacto direto no acesso à internet, haja vista que esta é a principal via de realização do direito constitucional à educação, o qual tem vital importância para os interesses nacionais, e relaciona tal temática com uma atuação mais incisiva na área legislativa e na elaboração de políticas públicas, para que sejam superados os empecilhos impostos pela pandemia de COVID-19 ao Sistema Educacional Brasileiro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
2022-04-12T15:01:27Z
2022-04-12T15:01:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16567
na
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16567
identifier_str_mv na
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415794981306368