Os caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora: um estudo autobiográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Deise Cristina Carvalho de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16408
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o meu processo reflexivo como movimento potencializador do meu desenvolvimento pessoal e profissional docente, por meio das rememorações que fiz/faço a partir da minha participação em um programa de formação em serviço de professores alfabetizadores. Sou professorado 1º ano do ensino fundamental e fiz os cursos de formação continuada propostos pelo PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). A metodologia desta pesquisa é a autobiográfica, fundamentada na abordagem histórico-cultural. Para a produção do material empírico, parti das minhas lembranças durante a minha participação no curso de formação continuada de professores alfabetizadores, proposto pelo PNAIC de língua portuguesa, no ano de 2013. As lembranças contaram com recursos que foram disparadores de memória: as pautas dos encontros realizados na época, os livros de leitura para deleite realizada em cada encontro; os cadernos de formação oficiais do curso, as caixas de jogos do PNAIC, os vídeos do curso disponíveis on-line e as atividades desenvolvidas com os alunos da pesquisadora durante o curso. Esses disparadores de memória possibilitaram-me (auto)revisitar o espaço formativo do curso, favorecendo a escrita de relatos que se tornaram o material empírico bruto desta pesquisa. Frente a esses relatos, coloco-me a refletir sobre qual conhecimento foi apropriado por mim durante o curso de formação e que se encontra presente até hoje no meu fazer pedagógico. Identifiquei nesse processo de busca e reflexão que a proposta de organizar as atividades por sequências didáticas foi bastante significativa em meu trabalho docente. Assim, nesta pesquisa, rememorei as sequências didáticas que desenvolvi com meus estudantes, tanto durante como após o curso de formação, materializando-as em uma escrita narrativa. Tarefa difícil, de (auto)exposição, de (auto)avaliação, de reflexão, de estranhamento, de enfrentamento de mim, com minhas resistências, crenças e (in)certezas. A pesquisa por meio de narrativas autobiográficas mostrou-se um recurso potente para a reflexividade docente, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional. Escrever sobre o vivido fez-me compreender melhor a diferença entre ser professora alfabetizadora e torna-se, a cada experiência, uma professora alfabetizadora.
id PUC_CAMP-5_680c5d20fac42c55d010a4d9f15edf1f
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16408
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Os caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora: um estudo autobiográficoThe reflexive / formative paths covered by a literacy teacher: An autobiographical studyPNAICReflexividadeFormação continuada de professoresPesquisa autobiográficaPNAICReflexivityContinuing education of teachersAutobiographical researchEsta pesquisa tem como objetivo compreender o meu processo reflexivo como movimento potencializador do meu desenvolvimento pessoal e profissional docente, por meio das rememorações que fiz/faço a partir da minha participação em um programa de formação em serviço de professores alfabetizadores. Sou professorado 1º ano do ensino fundamental e fiz os cursos de formação continuada propostos pelo PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). A metodologia desta pesquisa é a autobiográfica, fundamentada na abordagem histórico-cultural. Para a produção do material empírico, parti das minhas lembranças durante a minha participação no curso de formação continuada de professores alfabetizadores, proposto pelo PNAIC de língua portuguesa, no ano de 2013. As lembranças contaram com recursos que foram disparadores de memória: as pautas dos encontros realizados na época, os livros de leitura para deleite realizada em cada encontro; os cadernos de formação oficiais do curso, as caixas de jogos do PNAIC, os vídeos do curso disponíveis on-line e as atividades desenvolvidas com os alunos da pesquisadora durante o curso. Esses disparadores de memória possibilitaram-me (auto)revisitar o espaço formativo do curso, favorecendo a escrita de relatos que se tornaram o material empírico bruto desta pesquisa. Frente a esses relatos, coloco-me a refletir sobre qual conhecimento foi apropriado por mim durante o curso de formação e que se encontra presente até hoje no meu fazer pedagógico. Identifiquei nesse processo de busca e reflexão que a proposta de organizar as atividades por sequências didáticas foi bastante significativa em meu trabalho docente. Assim, nesta pesquisa, rememorei as sequências didáticas que desenvolvi com meus estudantes, tanto durante como após o curso de formação, materializando-as em uma escrita narrativa. Tarefa difícil, de (auto)exposição, de (auto)avaliação, de reflexão, de estranhamento, de enfrentamento de mim, com minhas resistências, crenças e (in)certezas. A pesquisa por meio de narrativas autobiográficas mostrou-se um recurso potente para a reflexividade docente, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional. Escrever sobre o vivido fez-me compreender melhor a diferença entre ser professora alfabetizadora e torna-se, a cada experiência, uma professora alfabetizadora.This research aims to understand my reflective process as a movement that enhances my personal and professional development, through the remembrances I made / do from my participation in an in-service training program for literacy teachers. I am a teacher of the 1st year of elementary school and have taken the continuing education courses proposed by the PNAIC (National Pact for Literacy in the Right Age). The methodology of this research is the autobiographical, based on the historical-cultural approach. For the production of the empirical material, I started from my memories during my participation in the ongoing training course of literacy teachers, proposed by the PNAIC of Portuguese-language, in 2013. The memories had resources that were memory triggers:The guidelines of the meetings held at the time,the reading books for enjoyment held at each meeting; The official training books of the course, the games boxes of PNAIC, the course videos that was available online and the activities developed with the students of the researcher during the course.These memory triggers enabled me (self)revisit the formative space of the course, favoring the writing of reports that have become the raw empirical material of this research. Faced with these reports, I reflect on what knowledge was appropriated by me during the training course and that is present until today in my pedagogical work.I identified in this process of search and reflection that the proposal to organize the activities by didactic sequences was quite significant in my teaching work. In this research, I recalled the didactic sequences that I developed with my students,both during and after the training course, materializing them in a narrative writing. Difficult task, of (self)exposure, of (self)evaluation, of reflection, of strangeness, of confronting myself, with my resistances, beliefs and (un)certainties. The research through autobiographical narratives proved to be a powerful resource for teacher reflexivity, promoting personal and professional development.Writing about lived experience made me understand in better way the difference between being a literacy teacher and becoming, with each experience, a literacy teacher.PUC-CampinasTassoni, Elvira Cristina MartinsPontifícia Universidade Católica de CampinasJesus, Deise Cristina Carvalho de2022-02-22T11:34:21Z2022-02-22T11:34:21Z2017-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/164089092857005522686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:21Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16408Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:21Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora: um estudo autobiográfico
The reflexive / formative paths covered by a literacy teacher: An autobiographical study
title Os caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora: um estudo autobiográfico
spellingShingle Os caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora: um estudo autobiográfico
Jesus, Deise Cristina Carvalho de
PNAIC
Reflexividade
Formação continuada de professores
Pesquisa autobiográfica
PNAIC
Reflexivity
Continuing education of teachers
Autobiographical research
title_short Os caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora: um estudo autobiográfico
title_full Os caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora: um estudo autobiográfico
title_fullStr Os caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora: um estudo autobiográfico
title_full_unstemmed Os caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora: um estudo autobiográfico
title_sort Os caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora: um estudo autobiográfico
author Jesus, Deise Cristina Carvalho de
author_facet Jesus, Deise Cristina Carvalho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tassoni, Elvira Cristina Martins
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Deise Cristina Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv PNAIC
Reflexividade
Formação continuada de professores
Pesquisa autobiográfica
PNAIC
Reflexivity
Continuing education of teachers
Autobiographical research
topic PNAIC
Reflexividade
Formação continuada de professores
Pesquisa autobiográfica
PNAIC
Reflexivity
Continuing education of teachers
Autobiographical research
description Esta pesquisa tem como objetivo compreender o meu processo reflexivo como movimento potencializador do meu desenvolvimento pessoal e profissional docente, por meio das rememorações que fiz/faço a partir da minha participação em um programa de formação em serviço de professores alfabetizadores. Sou professorado 1º ano do ensino fundamental e fiz os cursos de formação continuada propostos pelo PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). A metodologia desta pesquisa é a autobiográfica, fundamentada na abordagem histórico-cultural. Para a produção do material empírico, parti das minhas lembranças durante a minha participação no curso de formação continuada de professores alfabetizadores, proposto pelo PNAIC de língua portuguesa, no ano de 2013. As lembranças contaram com recursos que foram disparadores de memória: as pautas dos encontros realizados na época, os livros de leitura para deleite realizada em cada encontro; os cadernos de formação oficiais do curso, as caixas de jogos do PNAIC, os vídeos do curso disponíveis on-line e as atividades desenvolvidas com os alunos da pesquisadora durante o curso. Esses disparadores de memória possibilitaram-me (auto)revisitar o espaço formativo do curso, favorecendo a escrita de relatos que se tornaram o material empírico bruto desta pesquisa. Frente a esses relatos, coloco-me a refletir sobre qual conhecimento foi apropriado por mim durante o curso de formação e que se encontra presente até hoje no meu fazer pedagógico. Identifiquei nesse processo de busca e reflexão que a proposta de organizar as atividades por sequências didáticas foi bastante significativa em meu trabalho docente. Assim, nesta pesquisa, rememorei as sequências didáticas que desenvolvi com meus estudantes, tanto durante como após o curso de formação, materializando-as em uma escrita narrativa. Tarefa difícil, de (auto)exposição, de (auto)avaliação, de reflexão, de estranhamento, de enfrentamento de mim, com minhas resistências, crenças e (in)certezas. A pesquisa por meio de narrativas autobiográficas mostrou-se um recurso potente para a reflexividade docente, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional. Escrever sobre o vivido fez-me compreender melhor a diferença entre ser professora alfabetizadora e torna-se, a cada experiência, uma professora alfabetizadora.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-15
2022-02-22T11:34:21Z
2022-02-22T11:34:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16408
9092857005522686
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16408
identifier_str_mv 9092857005522686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415790413709312