Relações entre arte e ativismo na obra de Jota Mombaça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Jean
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16779
Resumo: Esta pesquisa propôs entender como a artista e pesquisadora Jota Mombaça constrói aparatos artísticos que convergem para o centro de preocupações sociais, estéticas e experimentais, bem como contribuir para a compreensão de como esses aparatos se ligam entre si. Tanto na obra artística como na escrita e no ativismo de Mombaça, percebe-se um entroncamento de vias que se misturam umas às outras: performances experimentais embaralham-se com produções literárias e vídeos autorais; preocupações existenciais, de classe e de identidade dialogam com angústias diárias de uma artista, criando teias que ampliam questionamentos de sua relação com o mundo que a cerca. Para compreender a complexidade desse trabalho, foram realizadas leituras transversais com base em outros autores e artistas que lidam com questões relacionadas a performance, decolonialismo, identidade e racismo. Em seguida, analisou-se a obra artística de Jota Mombaça com base nos diálogos que cria com essas questões. Por fim, realizou-se uma análise de questões relativas ao corpo, com foco em fotografias publicadas pela artista no Instagram e na relação de sua obra com as noções de monstruosidade e de tempo do fim. Dessa forma, esta dissertação evidenciou como o trabalho artístico de Jota Mombaça traz significantes questionamentos a respeito dos labirintos comportamentais, estéticos e políticos no mundo contemporâneo.
id PUC_CAMP-5_a0201ab400a51ed4be3b01b45e75a8bf
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16779
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Relações entre arte e ativismo na obra de Jota MombaçaRelations between art and activism in the work of Jota MombaçaPerformanceAudiovisual IndependenteArtes VisuaisDecolonialismoJota MombaçaPerformanceIndependent AudiovisualVisual ArtsDecolonialismEsta pesquisa propôs entender como a artista e pesquisadora Jota Mombaça constrói aparatos artísticos que convergem para o centro de preocupações sociais, estéticas e experimentais, bem como contribuir para a compreensão de como esses aparatos se ligam entre si. Tanto na obra artística como na escrita e no ativismo de Mombaça, percebe-se um entroncamento de vias que se misturam umas às outras: performances experimentais embaralham-se com produções literárias e vídeos autorais; preocupações existenciais, de classe e de identidade dialogam com angústias diárias de uma artista, criando teias que ampliam questionamentos de sua relação com o mundo que a cerca. Para compreender a complexidade desse trabalho, foram realizadas leituras transversais com base em outros autores e artistas que lidam com questões relacionadas a performance, decolonialismo, identidade e racismo. Em seguida, analisou-se a obra artística de Jota Mombaça com base nos diálogos que cria com essas questões. Por fim, realizou-se uma análise de questões relativas ao corpo, com foco em fotografias publicadas pela artista no Instagram e na relação de sua obra com as noções de monstruosidade e de tempo do fim. Dessa forma, esta dissertação evidenciou como o trabalho artístico de Jota Mombaça traz significantes questionamentos a respeito dos labirintos comportamentais, estéticos e políticos no mundo contemporâneo.This research intended to understand how the artist and researcher Jota Mombaça builds artistic apparatuses that converge to the center of social, aesthetic, and experimental concerns, as well as to contribute to the understanding of how such apparatuses connect with each other. Both in Mombaça's artistic work and in her writing and activism, a junction of mixed pathways can be noticed: experimental performances are shuffled with literary productions and authorial videos; existential, class and identity concerns dialogue with daily anxieties of a artist, creating webs that lead to broader questionings about her relationship with the world around her. In order to understand the complexity of such work, transversal readings were conducted based on other authors and artists dealing with issues related to performance, decolonialism, identity and racism. Then, the artistic work of Jota Mombaça was analyzed based on the dialogues she creates with these issues. Lastly, an analysis of issues related to the body was carried out, focusing on photographs published by the artist on Instagram and the relationship of her work with the notions of monstrosity and end time. Thus, this dissertation underlined how Jota Mombaça's artistic work brings meaningful questions about behavioral, aesthetic, and political labyrinths in the contemporary world.Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Silva, Tarcisio TorresPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Lopes, Jean2023-04-05T16:53:08Z2023-04-05T16:53:08Z2023-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16779NDporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-04-05T16:53:08Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16779Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-04-05T16:53:08Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre arte e ativismo na obra de Jota Mombaça
Relations between art and activism in the work of Jota Mombaça
title Relações entre arte e ativismo na obra de Jota Mombaça
spellingShingle Relações entre arte e ativismo na obra de Jota Mombaça
Lopes, Jean
Performance
Audiovisual Independente
Artes Visuais
Decolonialismo
Jota Mombaça
Performance
Independent Audiovisual
Visual Arts
Decolonialism
title_short Relações entre arte e ativismo na obra de Jota Mombaça
title_full Relações entre arte e ativismo na obra de Jota Mombaça
title_fullStr Relações entre arte e ativismo na obra de Jota Mombaça
title_full_unstemmed Relações entre arte e ativismo na obra de Jota Mombaça
title_sort Relações entre arte e ativismo na obra de Jota Mombaça
author Lopes, Jean
author_facet Lopes, Jean
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Tarcisio Torres
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Jean
dc.subject.por.fl_str_mv Performance
Audiovisual Independente
Artes Visuais
Decolonialismo
Jota Mombaça
Performance
Independent Audiovisual
Visual Arts
Decolonialism
topic Performance
Audiovisual Independente
Artes Visuais
Decolonialismo
Jota Mombaça
Performance
Independent Audiovisual
Visual Arts
Decolonialism
description Esta pesquisa propôs entender como a artista e pesquisadora Jota Mombaça constrói aparatos artísticos que convergem para o centro de preocupações sociais, estéticas e experimentais, bem como contribuir para a compreensão de como esses aparatos se ligam entre si. Tanto na obra artística como na escrita e no ativismo de Mombaça, percebe-se um entroncamento de vias que se misturam umas às outras: performances experimentais embaralham-se com produções literárias e vídeos autorais; preocupações existenciais, de classe e de identidade dialogam com angústias diárias de uma artista, criando teias que ampliam questionamentos de sua relação com o mundo que a cerca. Para compreender a complexidade desse trabalho, foram realizadas leituras transversais com base em outros autores e artistas que lidam com questões relacionadas a performance, decolonialismo, identidade e racismo. Em seguida, analisou-se a obra artística de Jota Mombaça com base nos diálogos que cria com essas questões. Por fim, realizou-se uma análise de questões relativas ao corpo, com foco em fotografias publicadas pela artista no Instagram e na relação de sua obra com as noções de monstruosidade e de tempo do fim. Dessa forma, esta dissertação evidenciou como o trabalho artístico de Jota Mombaça traz significantes questionamentos a respeito dos labirintos comportamentais, estéticos e políticos no mundo contemporâneo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-05T16:53:08Z
2023-04-05T16:53:08Z
2023-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16779
ND
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16779
identifier_str_mv ND
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415787383324672